Menu

Na Câmara, Cunha é deus. No Senado, a história será diferente

Sem pressa, Renan será no senado o avesso de Cunha No Brasil 247 Aprovado na noite de ontem na Câmara dos Deputados, o golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff passa agora para a apreciação do Senado, presidido por Renan Calheiros (PMDB-AL). Um dos políticos mais experientes do País, ele será bombardeado, nos próximos dias, […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sem pressa, Renan será no senado o avesso de Cunha

No Brasil 247

Aprovado na noite de ontem na Câmara dos Deputados, o golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff passa agora para a apreciação do Senado, presidido por Renan Calheiros (PMDB-AL). Um dos políticos mais experientes do País, ele será bombardeado, nos próximos dias, por pressões de parlamentares da oposição, empresários e meios de comunicação interessados na cassação sumária da presidente Dilma Rousseff.

No entanto, nada indica que Renan agirá com a pressa do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que fez correr o calendário da Câmara, para que o golpe parlamentar fosse votado numa tarde de domingo, sem futebol da Globo. Ex-militante do PCdoB na juventude, Renan ainda se vê como um político de esquerda e que tem, agora, a missão mais importante de sua vida: encontrar uma saída política para a crise, preservando a democracia.

Renan já fez duas declarações públicas importantes sobre o processo de impeachment. Disse que “sem crime de responsabilidade é golpe” e também que “não irá manchar a sua biografia”. A amigos, ele revelou que jamais irá repetir a história de Auro de Moura Andrade, que declarou vaga a presidência da República após a deposição de João Goulart pelos militares, e foi chamado de “canalha” por Tancredo Neves.

O senador alagoano também imagina que a votação em plenário da presidente Dilma Rousseff ocorrerá no mês de junho apenas, ou seja, bem depois do calendário de 11 de maio que a oposição, liderada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), pretende fixar. Renan pretende dar a Dilma todas as oportunidades de defesa, para que o processo no Senado não seja contaminado como na Câmara – motivo de vergonha internacional.

Até lá, Dilma será presidente da República, preservando todas as suas funções. Mesmo se vier a ser afastada pelo plenário do Senado, será de forma temporária, podendo retornar ao fim de um julgamento presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Ao retornar a Brasília, nesta segunda-feira, o primeiro gesto de Renan deverá ser, justamente, uma visita a Lewandowski.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

19/04/2016 - 04h03

EXCLUSIVO!!!!

LEIAM NO REBELDE SILENTE, POIS NÃO VÃO ENCONTRAR EM NENHUM OUTRO LUGAR!!!

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/19/brasil-elege-a-nova-rainha-da-inglaterra/

Jáder Barroso Neto

19/04/2016 - 00h06

O plano é afastar a Dilma só por 6 meses, no fim o Temer ganha e o Renan posará de bonzinho:

1º – Entre maio e novembro (de 05 a 11/2016) vão passar todos os projetos do Serra no Senado e na Câmara. O “Grande Capital” vai inflar a Bolsa de Valores e a grana vai garantir Prefeitos da Direita em outubro. A VAZA JATO vai produzir o clima pros canalhas ganharem as eleições municipais, com 1º turno em 02/10 e 2º em 30/10/2016.

2º – Em novembro (11/2016) o “Grande Capital” vai sair do Brasil e os BRASILEIROS IDIOTAS que tiverem apostado na ALTA DA BOLSA vão PAGAR O PATO.

3º – A VAZA JATO ACABARÁ EM DEZEMBRO, com o Moro reclamando de falta de apoio da sociedade.

4º – O Senado “deixará” a Dilma voltar para 1 Brasil vendido e quebrado para ser MASSACRADA por PAUTAS BOMBAS até a implantação do PARLAMENTARISMO ou 1 PRESIDENTE da DIREITA em 2018, que poderá ser o Temer!

A única solução possível é denunciar esse plano nas redes sociais e na rua, por que a “imprensa” não vai falar nada.

Alexandre Abreu

19/04/2016 - 00h19

DIFERENTE??????????? Me desculpem, mas não acredito em papai noel:
“Depois do golpe, Cunha faz nova chantagem ao País”
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226961/Depois-do-golpe-Cunha-faz-nova-chantagem-ao-Pa%C3%ADs.htm

ws

18/04/2016 - 17h42

Apesar de tudo Renan tem de concreto contra si apenas aquele processo antigo de pensão (igual ao do FHC) e na Lava-jato está apenas com citações e investigações. Pode até ser culpado, mas como tenho certeza do uso político destas delações pode ser que estejam esperando o momento para uma tentativa de chantagem.
Aí veremos como realmente ele irá querer entrar para a história.
As acusações devem ainda ser comprovadas, mas se ceder a chantagem a pecha de golpista se somará à certeza de que, como os deputados, se vendeu aos corruptos e ao golpismo.

Talita

18/04/2016 - 14h20

Se isso acontecer desta forma, pode-se considerar um ladinho positivo, visto que Dilma mesmo estando afastada, poderá continuar no planalto, porém, sem responder às responsabilidades de presidente da república..daí, quem vai encarar o” pepino” das olimpíadas, recheado de manifestações, vaias e tudo mais…será o ambicioso Temer! Esse mundão dá voltas,heim?? rsss

jhonny be good

18/04/2016 - 11h59

Vcs criticam o fato da Dilma estar sendo deposta por alguém atolado em denúncias de corrupção que nem o cunha, mas defendem que ela seja “protegida” por alguém tão atolado em denúncias como o calheiros? Ah faca-me o favor né. Essa é a ética que vcs falam que defendem? É por essas e por outras que quem não é a favor nem de lula e nem de Aécio, não tem que ter vergonha nenhuma de querer sim que essa trupe liderarada pelo PT que nos últimos anos levou o país para o fundo do poço caia sim! E já vao tarde

    Neto Goulart

    18/04/2016 - 12h29

    E não estas fazendo a mesma coisa?

      jhonny be good

      18/04/2016 - 13h00

      De certa forma, mas a minha vontade é tirar a Dilma(lula, pois na verdade é o lula quem estamos querendo tirar), pois senão Caio no conformidade de achar que “ah não quero a Dilma fora naum, já que os outros também não prestam, então deixa como ta, e viva a democracia!”. E depois desejo que tirem os outros cânceres que são o cunha e o calheiros já que infelizmente pelar regras políticas não dá pra fazer um limpa e tirar todos de uma vez, esse seria o ideal, mas sabemos que a coisa não vai ser assim. E mais ainda. Do fundo do meu coração desejo que apareça até 2018 uma nova força e liderança política. Pois eu pessoalmente não quero de jeito nenhum o Aécio, tenho repulsa pelo lula, e a marina pra mim é uma grande decepção é sou politizado o suficiente pra não votar nela. Então realmente que deu nos ajude. Com temer as coisas não vão melhorar mesmo, e com a Dilma e como ficarmos sem um presidente, ela encoleirada pó lula perdeu completamente a capacidade de articulação é doino de governabilidade. O país está as traças.

Paula Teixeira

18/04/2016 - 11h49

O Eduardo Cunha é golpista, pois está sendo investigado. Ainda bem que o renan calheiros não está sendo investigado por crime nenhum, né? Outra, vocês colocarem uma foto do Juíz Sergio Moro como golpista é o máximo da ignorância. Nunca vi alguém gostar tanto de corrupção como os petistas. Os petistas não querem um Brasil melhor, só querem se manter no poder.

    Marcelo

    19/04/2016 - 02h15

    Existe uma diferença em ser investigado por uma denúncia e ser réu. Renan é investigado; Cunha é réu! Réu, diga-se de passagem graças a Polícia e ao Ministério Público da Suíça, pois se dependesse das nossas isentas instituições, entre elas o MP de SP que arquiva pedido de informações do MP Suíço sobre o roubo no metrô de SP em “pastas erradas”, tava livre, leve e solto

Diego Andrade

18/04/2016 - 11h17

Se estão botando todas as esperanças no colo do Renan é porque a coisa está perdida e vão ter surpresa desagradável…

Guanabara

18/04/2016 - 10h47

E o PDT ontem, hein?

Nunca fui brizolista, o PDT sempre teve algo de “exército de Brancaleone”, mas desta vez o pobre Brizola deve ter se revirado muito no túmulo.


Leia mais

Recentes

Recentes