Menu

O número mágico de Cid Gomes é 367 achadadores

Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados por Tadeu Porto, colunista da Cafezinho Há muita luta, muito chão na caminhada por um Brasil mais justo e democrático, pleito dos movimentos sociais que estão nas ruas nesses últimos dias. Barrar o golpe, todxs já sabiam desde do início, é apenas uma batalha dentre outras muitas que deverão […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
17/04/2016- Brasília- DF, Brasil- Sessão especial para votação do parecer do dep. Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado em comissão especial, que recomenda a abertura do processo de impeachment da presidente da República. Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

por Tadeu Porto, colunista da Cafezinho

Há muita luta, muito chão na caminhada por um Brasil mais justo e democrático, pleito dos movimentos sociais que estão nas ruas nesses últimos dias.

Barrar o golpe, todxs já sabiam desde do início, é apenas uma batalha dentre outras muitas que deverão ser travadas em solo nacional (sem perder a ternura, claro) em prol de uma estrutura política que contemple a massa popular historicamente oprimida por uma elite aristocrática que não consegue imaginar uma vida sem os benefícios da exploração do próximo.

E como toda disputa a ser ganha, é imprescindível que se tenha o otimismo que alimenta a esperança e o pessimismo que proporciona a autocrítica, abraçados como a tristeza e a alegria do ótimo filme da Pixar Divertida Mente, para que o equilíbrio possa ajudar nas tomadas de decisões que levem a vitória desejada.

Mesmo com um dos ambiente mais esdrúxulos que nossa história já proporcionou, uma votação que fez o mais alienado brasileiro ter vergonha alheia, é possível achar um fato que nos faça, não só acreditar numa virada, mas também esboçar um sorriso por ver fatos temporais se encaixando numa linha de lógica que está sempre ao alcance dos nossos olhos.

É o que acontece, por exemplo, com a análise do número 367: o quase quarto de centena que determinou a abertura de um processo de impeachment — cassação por crime de responsabilidade — com a proeza de ter uma das piores análises de fatos sobre o possível crime, e uma riqueza de argumentos a favor de famílias específicas, Deus, o Brasil, aniversários e até saudações a ditadura militar.

No começo do ano de 2015, o então ministro da educação da presidenta Dilma Rousseff, Cid Gomes, foi ao parlamento explicar uma declaração feita numa universidade e aproveitou para lavar a alma da maioria dxs brasileirxs, dizendo, num sincericídio surpreendente, que naquela casa existia de 300 a 400 achacadores.

Aquilo me deixou bolado. Primeiro por que meu pragmatismo tem certa dificuldade em aceitar uma banda de aproximadamente 20% no que diz respeito a um assunto tão sério como ter um legislativo que vive do suborno. Segundo, pela curiosidade de saber quais nomes figuraram nesse conjunto seleto do achaque, para combater esse câncer que é uma coalizão estruturada no interesse e no oportunismo.

Só de pensar na análise combinatória que envolveria calcular o número de grupos de deputados e deputadas que formariam a constatação do Gomes me deu certa preguiça (e também uma vontade de voltar a estudar o tema porque meio que apanhei quando fui colocar num papel).

Mas eis que o dia 16 de abril de 2016, certamente já marcado como uma data trágica, me vem com uma resposta clara: são 367. Mais de dois terços do parlamento cujo o compromisso é o suborno, a chantagem e o golpismo, sem pudor algum de abandonar a ética democrática.

Há alguma vantagem nisso?

[Fora a curiosidade de encontrar um conjunto dentre uma possibilidade que minhas habilidades matemáticas, enferrujadas, já não me permitem mais]

Há sim! Pelo menos uma muito interessante: o nome dos golpistas que vamos enterrar um a um, como os cinco presidentes da ditadura que hoje são apagados das nossas homenagens e correm pra frequentar apenas as páginas da vergonha dos nossos livros de história.

Os possíveis candidatos a prefeito que fizeram parte desse seleto grupo do achaque, por exemplo, não terão paz no pleito desse ano se depender das minhas palavras e voz. Onde estiverem ou se manifestarem, levarão consigo a resposta automática “golpista”, com carinho pois ainda acredito na construção da luta com amor.

Bom, no meu estado a bancada mineira me deu muitas alternativas. Será “qui  então” vou ter muito trabalho?

Sem dúvidas!

P.s: Parabéns Cid Gomes! Pelas palavras, coragem e até mesmo a precisão!

Tadeu Porto é Diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Luiz Brandão Costa

18/04/2016 - 18h35

Aqui no Rio é João Paulo, golpista e machão agressor de mulheres. Pagarás um preço alto. Sua morte política prematura. Paes, bye bye 2018.

    Dponta Manutenções

    18/04/2016 - 19h57

    Meu amigo, você me fez lembrar o momento que esse rato votou e logo veio em mente o Paes, traidor sacana não sou carioca mas brasileiro e se tem coisa ruim é traição o final deles é como o de Judas, suicido.

Rachel

18/04/2016 - 16h19

É , vão ficar como símbolos da vergonha que uma classe média burra, manejada por cordões que ela nem sabe que existem , apoiou. É o de sempre : eles louvam a fortuna do 71.0000 ricos de verdade no Brasil, aqueles que manipulam os cordões da classe média, a que pensa que decide por pensamento próprio. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Paula Teixeira

18/04/2016 - 15h42

Acho que os 137 se encaixam melhor nessa matéria. Esses que tem compromisso com a corrupção e com suborno. A luta só vai terminar quando o pt for totalmente eliminado desse nosso querido Brasil. Vocês vão lutar? Nós também.

    Ciro Bomforte

    19/04/2016 - 09h06

    paulinha….volta para aulas de historia e depois evita de ligar para teu estuprador no dia seguinte. Globo deixa vc assim.


Leia mais

Recentes

Recentes