Menu

Show de horrores na Câmara vai mobilizar ainda mais a luta contra o golpe

Por Pablo Villaça, em sua página no Facebook No momento em que escrevo este texto, 21h17 do dia 17 de Abril de 2016, o placar da votação na Câmara se encontra 252 a 81 a favor do golpe. Não há como negar o óbvio: perdemos. Eles terão NO MÍNIMO 360 votos. Até agora, o que […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pablo Villaça, em sua página no Facebook

No momento em que escrevo este texto, 21h17 do dia 17 de Abril de 2016, o placar da votação na Câmara se encontra 252 a 81 a favor do golpe. Não há como negar o óbvio: perdemos. Eles terão NO MÍNIMO 360 votos.

Até agora, o que as câmeras no plenário exibiram foi um show de hororres: deputados que parecem pregar em um templo e que justificam seus votos dedicando-os a “Deus”, à suas famílias, “aos cristãos”, “aos maçons” (juro), “pelo direito de ir e vir” (hã?!) e, principalmente “contra a corrupção”.

Votam “contra a corrupção” para removerem uma presidenta que não foi acusada de crime algum e para colocarem, em seu lugar, Michel Temer e Eduardo Cunha. Votam “contra a corrupção” ignorando, entre outras coisas, que deveriam estar votando as tais “pedaladas fiscais”.

É sintomático, aliás, que apenas uns cinco ou seis deputados tenha mencionado as “pedaladas” em seus votos; ora, por que deveríamos esperar o contrário? Afinal, eles estavam julgando exatamente isso, não? Teve até deputado que, num ato falho perfeito, disse estar “cassando O BRASIL em nome do Pará”. Teve menção a Olavo de Carvalho. Teve voto contra a “ditadura comunista” (reparem: VOTO contra a DITADURA).

Muito bem… show de horrores à parte, o fato é que perdemos. E agora, o que acontece? Desespero? Pânico? Dores incapacitantes?

Nada disso. Ao contrário do que muitos deputados disseram durante seus votos (indicando seu despreparo para a tarefa), a Câmara não julgou o processo de impeachment, mas a ACEITAÇÃO de que esta seja enviado para o Senado. Quem decide se o processo será ADMITIDO e, então, JULGADO, são os senadores.

Os próximos passos são a formação de uma comissão no Senado para emitir um parecer sobre o processo – parecer que será julgado e terá que obter maioria SIMPLES (ou seja: 41 dos 81 senadores).

Dilma, então, perderia o cargo? Não. Seria afastada por 180 dias enquanto defesa e acusação são preparadas e apresentadas no Senado. A seguir, o processo seria enfim julgado, precisando obter 2/3 de aprovação (54 dos 81 votos) para que Dilma sofra o impeachment.

Em outras palavras: o golpismo venceu uma batalha importante, mas definitivamente NÃO venceu a guerra.

A partir de agora, tomar as ruas se torna ainda mais fundamental. É preciso que se torne impossível, pro Senado e pra mídia, ignorar nossas vozes (embora a mídia certamente vá tentar ao máximo). Além disso, há um elemento positivo na votação de hoje: os discursos dos deputados pelo “sim”. Como apontei acima, ficou transparente que não julgaram as “pedaladas”, mas questões ideológicas, religiosas e financeiras.

Não há mais como negarem a natureza golpista do que fizeram – houve até deputado dedicando seu voto pelo sim aos MILITARES DE 64.

O espetáculo na Câmara hoje foi tão grotesco que o único efeito possível é mobilizar de vez quem luta contra o golpe. Para completar – e isso é MUITO importante -, eles estão ignorando algo fundamental e que representa um elemento perigoso aos seus propósitos golpistas: os movimentos sociais, trabalhistas e das periferias.

E se posso fazer uma previsão é a de que estes se tornarão maiores e mais fortes. Outra coisa impossível de ignorar.

O dia 17 de Abril de 2016 entra pra História do Brasil como uma mancha. Mas tenhamos orgulho por saber que persistimos do lado certo.

Portanto, lindezas, lambam as feridas hoje. Chorem. (Eles não adoram dizer que “o “cholo é livre”? Aproveitemos a generosidade deles.) Esmurrem as paredes. Digam palavrões enquanto tomam banho. Quebrem um prato ou um copo (só um; lembrem-se de que terão que catar os cacos depois e isso é um saco). Só não entrem em brigas ou trocas de insultos, pois isto não é produtivo e somos, afinal, seres racionais.

Em seguida, ergam a cabeça, respirem fundo e olhem adiante. Este caminho que estão vendo à sua frente significa algo fundamental: que a luta continua.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

19/04/2016 - 04h05

EXCLUSIVO!!

LEIAM NO REBELDE SILENTE, POIS NÃO VÃO ENCONTRAR EM NENHUM OUTRO LUGAR!!!

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/19/brasil-elege-a-nova-rainha-da-inglaterra/

Cleber Altivo

18/04/2016 - 17h18

Golpistas fascistas a guerra não terminou.

Gonçalves

18/04/2016 - 13h24

Isso é o que essa gente merece, Cunha e Temer.

Antonio Passos

18/04/2016 - 10h45

O pior de tudo, o mais trágico, é que não podemos negar que nossa sociedade tem muito do que vimos naquele circo de horrores. Como diz o Mino, nossa sociedade é velhaca.

    Lucas Cello

    18/04/2016 - 13h30

    Isso é verdade. Muito da esquerda parece querer falar “em nome de todos que votaram”. Isso me parece ingênuo (ou hipócrita, depende de quem fala). Boa parte da população (tvz a maior parte dela) apoia, sim, esse circo. Ontem, qdo deram o voto 342, inúmeras casas e prédios acendiam e apagavam suas luzes em comemoração, carros passavam buzinando nas ruas, algumas pessoas gritavam “Tchau, querida”, “fora, Dilma” e coisas do tipo… e eu moro em bairro pobre, hein?!
    A nossa população não é educada, não é consciente. Se fosse, estaríamos muito melhor, em muita coisa, e nem msm o PT seria tão cínico como vem sendo.
    Enfim, concordo contigo. A nossa sociedade é, de alguma forma, representada pelo congresso.

Paula Teixeira

18/04/2016 - 10h33

A nossa também vai continuar. O Brasil vai vencer e o pt vai ser extinto. Viva o povo Brasileiro. pt nunca mais. Nossa luta segue em frente.

    renato andretti

    18/04/2016 - 10h47

    Você não é umais um coxinha.
    Foram promovidos a Golpistas..
    Sem fazer Universidade.
    O proximo passo de vocês será pós
    graduação em FASCISMO.
    Neste dia mostraremos a você.
    Do que é feito o POVO BRASILEIRO..
    Não vamos para as camaras de gás
    cantando musicas sacras..pode ter certeza.
    Mas fique tranquilo…você ainda conseguirá se esconder.
    O que não é o caso dos DEPUTADOS.
    Agora queremos os Nomes e faces dos Senadores.
    Depois os do STF.
    Assim saberemos quem é realmente pelo POVO brasileiro.
    Até lá, “golpista”

    Caíque Pereira

    18/04/2016 - 11h41

    Que avatar correto…uma cachorra!!!

      Lucas Cello

      18/04/2016 - 13h25

      Na boa, é meio estranho ler isso, em especial por ver uma esquerda que se prega tão educada e brigando por motivos tão nobres.
      Se é pra ficar nesse nível de “conversa”, perco as esperanças. Acho melhor torcermos logo pela vinda de um asteroide rs

    Lucas Cello

    18/04/2016 - 13h20

    Oi Paula, tudo bem?
    Vc vê como são as coisas: um “impeachment contra a corrupção, contra a ditadura comunista, pela democracia” (palavras comuns na boca de muitos dos pró-impeachment) e que tem gnt falando em extinção de um partido… soa “bem” democrático.
    De resto, se vc acha que o correto é lutar pelo impeachment, é seu direito, direito esse que a tal “ditadura comunista” não te tirou e nem pretende. Apenas tomo a licença de te fazer um pedido: busque, leia, se informe.
    Pra mim, é muito curioso que eu não tenha achado uma única figura que eu admirava antes dessa bagunça e que esteja agora a favor do impeachment. Todos, sem exceção, estão contra. Meus principais professores, Chico, Caetano, Boldrin, Wagner Moura (e isso que ele fez um dos filmes mais reaças dos últimos tempos, hein?!), Alberto Dines, Beth Carvalho… percebe que não são nomes de gnt baixa? Do outro lado, o cara mais legal que eu consigo buscar na memória é o Fábio Júnior…. é Lobão, Roger (Ultraje), Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Danilo Gentili, Frota… só “gnt do bem”.
    Mas, beleza, cada um com a sua consciência. Eu fico triste por achar que o país está negligenciando pontos importantes, está brincando com coisa séria ao colocar sua vontade à frente do meio pra atingi-la. Acho, sim, que daqui algum tempo muita gnt vai olhar pra trás com vergonha. O ruim é que, de verdade, a essa altura, msm (só) isso já parece ser positivo.


Leia mais

Recentes

Recentes