Menu

Mario Sergio Conti surta e compara Levante Popular da Juventude com Estado Islâmico

Comentário do blog: Jornalista Mario Sergio Conti compara um movimento progressista, libertário e feminista, como o Levante Popular da Juventude, com o Estado Islâmico, apenas porque eles tem as bandeiras de cores parecidas. Esse é Mario Sergio Conti. Ao fazer isso, Mario Sergio Conti usa uma tática fascista, que é de criminalizar o movimento social […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentário do blog: Jornalista Mario Sergio Conti compara um movimento progressista, libertário e feminista, como o Levante Popular da Juventude, com o Estado Islâmico, apenas porque eles tem as bandeiras de cores parecidas.

Esse é Mario Sergio Conti.

Ao fazer isso, Mario Sergio Conti usa uma tática fascista, que é de criminalizar o movimento social através de uma comparação completamente mentirosa e esdrúxula.

***

Transe e violência

por Mario Sergio Conti, na Folha

Não é mais possível essa festa de medalhas, esse feliz aparato de glórias, esta esperança dourada no Planalto. Não é mais possível essa festa de bandeiras com guerra e Cristo na mesma posição. Não é possível a impotência da fé, a ingenuidade da fé. Até quando suportaremos? Até quando, além da fé e da esperança, suportaremos?

As frases acima são do poeta Paulo Martins, de “Terra em Transe”. Elas são ditas quando a burguesia rompe a aliança com o setor organizado dos trabalhadores. O populismo entra em crise terminal e a reação da direita sobrevém, violenta.

Escritas por Glauber Rocha, as sentenças servem de comentário para a grotesca encenação de domingo na Câmara, presidida pelo sorriso cínico de Eduardo Cunha. Se vulgaridade, hipocrisia e miséria moral fossem crimes, a Papuda seria pequena para abrigar tantos transgressores.

Não se trata das gravatas metálicas, da concordância verbal de estourar os tímpanos, dos papagaios de pirata, dos topetes postiços e acaju, dos selfies onipresentes. Isso são só formas da breguice.

No núcleo duro do conteúdo, os deputados justificaram o enterro da soberania popular com a cinquentenária santíssima trindade: Deus, família, propriedade. “Terra em Transe” serviu de síntese artística de 1964. Rever a obra-prima à luz de Cunha é constatar que o Brasil mudou. Desta vez, nem foi preciso recorrer aos brucutus verde-oliva.

A terra está tão dominada que prescinde de transe. Basta ater-se ao espírito das leis para enxotar aliados que se tornam indesejáveis. O estado de exceção é norma.

Está tranquilo, está favorável –mas nem tanto. Para impor o plano de austeridade que lhe foi ditado pelos grandes proprietários, Temer terá de restringir direitos que os pés rapados obtiveram nos últimos anos. Uma parte do povo reagirá. Nalgum grau, haverá violência.

A violência já está entre nós, ainda que restrita a símbolos. Na avenida Paulista, arautos da ditadura foram novamente tolerados. Como na Câmara, o que valeu ali foi a tríade tradição-família-propriedade, ideologia brandida contra, como se diz nos Jardins, os mortadelas, metáfora para o povo pobre.

No Anhangabaú, no velório do malfadado governo Dilma, o Levante Popular da Juventude mimetizou as bandeiras negras do Estado Islâmico. Na Câmara, houve quem homenageasse militares torturadores; e quem enaltecesse Lamarca e Marighella.

Como a disputa política também se faz de exageros verbais, as bravatas integram o seu léxico. Ocorre que houve violência real. Sindicatos e sedes da CUT foram vandalizados por milicianos da direita, bem como o Instituto Lula.

Guilherme Boulos, líder dos sem-teto, teve sua prisão pedida por um deputado tucano e outro do DEM. Não porque receba propinas, mas por ter conclamado a revolta contra a derrubada do governo. Para os deputados, liberdade de expressão é banditismo.

Temer está em vias de ocupar o Executivo. Terá como comparsas Cunha e Renan Calheiros, os chefes do Legislativo. No Judiciário, o líder é Gilmar Mendes. O Estado inteiro estará com a direita. E foi de dentro do Estado que partiram as violências maiores: divulgar um telefonema da presidente; destituí-la.

Diante do colapso do populismo, o poeta de “Terra em Transe” indaga: até quando suportaremos? O filme oferece como resposta a luta armada (na trilha sonora) e o sacrifício solitário (nas imagens). Outra saída há de haver.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Graça Vieira

23/04/2016 - 17h31

A manchete do artigo é tão cretina que não vou perder meu tempo lendo uma estupidez como essa… Não mereço!

Octaviano Galvão Neto

20/04/2016 - 13h53

Creio que vocês não estão lendo a matéria com a necessária isenção.
De críticas ao populismo, ele só tem certos exageros, com os quais concordo.
Não temos que exagerar para demonstrarmos a nossa razão. Ela, a nossa razão, se faz por si mesma, sem necessidade de quaisquer artifícios, perigosos, diga-se de passagem.

renato andretti

20/04/2016 - 11h53

Quem é este senhor..
Merece respeito, pois é
o homem vivo do ditado:
“OS CANALHAS TAMBÉM ENVELHECEM”.

    Sonia

    21/04/2016 - 06h53

    Este senhor é o que entrevistou (e publicou) entrevista com o sósia do Felipão.

Karen

20/04/2016 - 11h22

Ele está regredindo. Pode ser questão de idade.


Leia mais

Recentes

Recentes