Menu

A falácia da Lava Jato e a sublevação nacional pela legalidade

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 29/04/2016 O Cafezinho fez, na tarde desta sexta-feira, uma longa entrevista com o professor Wanderley Guilherme dos Santos. Já mandamos transcrevê-la e ela deverá ser publicada em breve, na íntegra. Adianto, porém, alguns pontos sobre o golpe levantados pelo professor, em especial sobre a Lava Jato […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Análise Diária de Conjuntura – 29/04/2016

O Cafezinho fez, na tarde desta sexta-feira, uma longa entrevista com o professor Wanderley Guilherme dos Santos. Já mandamos transcrevê-la e ela deverá ser publicada em breve, na íntegra. Adianto, porém, alguns pontos sobre o golpe levantados pelo professor, em especial sobre a Lava Jato e o que ele está chamando de “sublevação nacional pela legalidade”. É a melhor análise de conjuntura que posso oferecer hoje aos assinantes. [/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante: clique aqui).

Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assineocafezinho@gmail.com, ou pelo whatsapp +5521993199917. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Wanderley alertou que o campo progressista não está fazendo o “dever de casa” em relação à Lava Jato. É preciso entrar no site da Lava Jato e conferir os autos, documentos, sentenças e condenações, disse o professor. A grande maioria dos políticos presos é do PP e PMDB. Na verdade, a classe política nem é maioria das sentenças ou acusações, e sim executivos do setor privado.

Wanderley Guilherme advertiu que está havendo uma divergência entre a narrativa que alguns procuradores tentam emplacar na mídia e o teor das próprias investigações. A tese da “organização criminosa”, que os procuradores procuram jogar na mídia sempre que podem, tentando incriminar o PT, não pode ser inferida dos autos em poder da Lava Jato. Ao contrário, o PT tem participação bastante lateral em todo o processo.

Ele observou que o PT tem apenas dois condenados: o Vaccari, por uma tese algo absurda, de que o dinheiro obtido legalmente pelo partido, como doação de campanha, seria propina; e André Vargas, que foi pego por um crime sem nenhuma relação com a Petrobrás: ele tentou influenciar a Caixa a fazer negócios de publicidade com uma agência de seu irmão.

Na entrevista, conversamos sobre a “sublevação pela legalidade” em curso no país. Diferente de 64, quando não houve praticamente reação social ao golpe, desta vez é diferente. Há setores importantes do país que já deixaram claro que não aceitarão um governo ilegítimo.

O novo governo Temer não poderá administrar esses conflitos sem elevar desmesuradamente a taxa de coação, o que reduzirá ainda mais a legitimidade democrática do governo, num ciclo vicioso que acabará por trazer ainda mais instabilidade ao país.

***

Ainda na conversa com Wanderley, falamos dessa virada simbólica da esquerda, que até então andava nas cordas, acuada. Paradoxalmente, o golpe fê-la sofrer uma transformação química extraordinária, elevando sua auto-estima, sua capacidade de organização, sua imagem de defensora da legalidade, da democracia, das garantias e liberdades e dos programas sociais.

Esta é a razão, diz Wanderley, pela qual a esquerda não deve insistir na tese de novas eleições – porque isso legitimaria o golpe.

***

No Senado, a farsa continua sendo encenada com desempenho cada vez mais ridículo por parte da oposição. A autora do processo de impeachment, a satanista Janaína Paschoal, compareceu ao senado nesta sexta-feira, onde proferiu todo o tipo de clichês direitistas, começando por abrobrinhas pasteurizadas sobre a Venezuela. Por fim, entrou em contradição ao defender Michel Temer num primeiro momento e, em seguida, afirmar que as “pedaladas” assinadas pelo vice também ensejavam crime de responsabilidade.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paula Teixeira

29/04/2016 - 19h34

O Janot é de vocês. Fiquem calmos.

    cid elias

    29/04/2016 - 21h22

    Vá se lascá, corrupta canalha


Leia mais

Recentes

Recentes