Menu

OAB-MG denuncia juíza golpista que tenta podar liberdades políticas de estudantes mineiros

Pois é, mas é bom não esquecer que a OAB nacional, ao apoiar o golpe, ajudou a acordar o monstro do autoritarismo. É a mesma coisa que aconteceu em 1964. A OAB apoiou o golpe e depois se “surpreendeu” com a ditadura que se seguiu. A juíza que está tentando podar as liberdades políticas dos […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Pois é, mas é bom não esquecer que a OAB nacional, ao apoiar o golpe, ajudou a acordar o monstro do autoritarismo.

É a mesma coisa que aconteceu em 1964. A OAB apoiou o golpe e depois se “surpreendeu” com a ditadura que se seguiu.

A juíza que está tentando podar as liberdades políticas dos estudantes mineiros é, obviamente, uma golpista. Ela está se sentindo confiante para tomar atitudes assim justamente por causa do impeachment aprovado na Câmara, com apoio dos meios de comunicação, da OAB nacional e de setores golpistas incrustados no Estado.

***

No site da OAB-MG

Nota de alerta da OAB/MG sobre liminar que impediu assembleia na Faculdade de Direito da UFMG

Foi com grande preocupação que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais recebeu a notícia de que uma magistrada da 9ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte deferiu, na sexta-feira (29/4), liminar (autos n. 50598243120168130024) proibindo o Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), órgão de representação estudantil da Faculdade de Direito da UFMG, de realizar assembleias para debater e se posicionar sobre o contexto político da atualidade. Segundo a decisão, o CAAP não poderia discutir com seus associados o referido tema “por fugir às suas atribuições estatutárias”.

A Faculdade de Direito da UFMG é também conhecida como a “Casa de Afonso Pena” e foi criada, em 1892, por obra de intenso labor desse político ilustre, que também dá nome ao seu Centro Acadêmico. A mais antiga Faculdade de Direito de Minas Gerais nasceu como “Faculdade Livre de Direito” e não por acaso. Afonso Pena, seu patrono, foi o primeiro governador de Minas eleito pelo voto direto do cidadão.

Ao longo de seus quase 125 anos, a “Vetusta” faculdade formou nomes conhecidos pelo seu compromisso com as causas democráticas, como Tancredo Neves, Edgar Godoy da Mata Machado, Ariosvaldo de Campos Pires e Patrus Ananias. Um dos mais ilustres presidentes do CAAP, José Carlos Mata Machado, pereceu, em 1973, na luta pela democracia. A Faculdade de Direito da UFMG e o Centro Acadêmico Afonso Pena participaram ativamente da construção de um Brasil livre.

O movimento estudantil, que se pretendeu policiar no presente caso, é o mesmo que forneceu e sempre fornecerá alguns dos quadros mais importantes para a construção política do Brasil. De suas fileiras saíram nomes que ocuparam papel de destaque nos principais cargos da vida pública nacional, inclusive da Ordem dos Advogados do Brasil, em seu Conselho Federal e nas Subseções de todo o país.

É surpreendente que, em pleno 2016, na plenitude da experiência democrática, um juiz togado entenda por bem proibir os estudantes da sempre “Faculdade Livre de Direito” da UFMG de discutir o contexto político da atualidade, que tem assumido protagonismo na mídia nacional e internacional e movimentado todos os setores da sociedade civil. Mesmo em caso de eventual desistência dessa ação judicial por seus autores, fica, para todos os brasileiros, um alerta a respeito desse lamentável episódio: o Estado Democrático de Direito é totalmente incompatível com o cerceamento às liberdades civis.

A Constituição Cidadã de 1988 pontifica: “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização” (art. 5º, XVI). Por outro lado, se alguma proibição tiver de ser invocada, no presente caso, ela não se dirigirá contra o direito de reunião – sagrado – de todo cidadão e cidadã. Proibida, em realidade, é a ingerência do Estado em matéria de direito de associação, como se extrai do art. 5º, XVIII, da Constituição: “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

Não cabe nem sequer ao Supremo Tribunal Federal intervir no exercício do direito de associação e escolher a matéria sobre a qual deva ou não deva haver debate no âmbito do universo estudantil. Restrições ao direito de reunião apenas podem ser toleradas em casos de ESTADO DE DEFESA ou de ESTADO DE SÍTIO; situações, obviamente, não vivenciadas pelo Brasil na atualidade (arts. 136 e 139, CF).

Por fim, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais confiante na prevalência dos valores democráticos, reitera a importância de que a escolha de todos, em momento histórico como o atualmente vivenciado no país, seja a da defesa da liberdade e da igualdade, bem como a da supremacia do interesse popular.

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, presidente da OAB/MG

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio

02/05/2016 - 10h46

E o nome da facista?

Eisenheim

01/05/2016 - 20h08

Eu não concordei, como de fato não concordo, com a decisão da magistrada. Inclusive falei, alhures, que BH tem outras prioridades, que acredito piamente que ainda não foram apreciadas. É assim em o Brasil.

Mas chamar a magistrada de golpista, só porque decidiu contra nossos ideais, acho um pouco exagerado. Antes o ódio era destilado apenas pelos coxinhas. Mas a verdade é estamos nos tornando iguais a eles, com essa intolerância. Não sei se isso leva a algum lugar.

#SOSCoupInBrazil

    js

    01/05/2016 - 22h21

    Infelizmente a morte do estado de direito não se faz de uma mordida, mas por beliscões aqui e ali. Essa juíza, mostrou-se afoita como para se posicionar politicamente, garantido brasa para sua sardinha, em claro assalto as liberdades garantidas. Nos fomos muito republicanos e urbanos com os golpistas, dai o desdenho.

maquina

01/05/2016 - 19h49

a rede golpe vai sair ilesa desse apoio ao golpe??? Eles apoiaram em 64 tbm!!! tem q marcar protesto e boicote aos seus programas e anunciantes!!

Marivane

01/05/2016 - 19h05

SÃO SEMPRE OS MESMOS GOLPISTAS

Antonio Paulo Costa Carvalho

01/05/2016 - 18h52

A classe dominante, i. é, Fiesp, os funcionários com altos salários, o mundo financeiro, auxiliados por um congresso nazifascista, a turma do Lava Jato, distanciam-se cada vez mais da massa do povo que a vê mas a ignora, a trata e a maltrata, a explora e a deplora, como se isto fosse uma conduta natural. A classe dominante, com o golpe, vão ter, daqui para a frente, uma preocupação obsessiva pela “manutenção da ordem”; entenda-se isto como como um golpe preventivo que está levando o país a uma ditadura vista como um mal menor, que qualquer remendo na ordem vigente. É em síntese o que diria DARCY RIBEIRO, conf. “O povo brasileiro”, no capítulo introdução

Sue

01/05/2016 - 18h14

OAB NACIONAL É GOLPISTA E NÃO REPRESENTA A CLASSE.

Esmeraldo Cabreira

01/05/2016 - 16h45

DETALHE… E O NOME DA “JUÍZA”??????????????????????? É PAÚRA?!

Esmeraldo Cabreira

01/05/2016 - 16h42

OAB GOLPISTA É A VERGONHA DO BRASIL!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

ParaTucaNada

01/05/2016 - 16h37

O “Domínio do Fato” apenas abriu a caixa de pandora, juízes podem decidir o que bem lhes interessar, nem se importando se estão acabando com uma clausula pétrea constituição.


Leia mais

Recentes

Recentes