Menu

FHC depõe na PF mas ninguém fica sabendo, afinal ele é ‘gente diferenciada’

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil FHC depõe na PF e imprensa mostra como trata ‘gente diferenciada’ Ex-presidente não teve plantão de repórter na porta de casa, entrou e saiu da PF sem ser percebido e conteúdo de seu depoimento segue mantido em sigilo. Prerrogativas negadas a Lula por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual Não teve […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Durante a palestra Brasil, Qual Será o Seu Futuro?, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou não ser pessimista em relação ao país. Segundo ele, o Brasil tem um "potencial enorme" (Wilson Dias/Agência Brasil)

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

FHC depõe na PF e imprensa mostra como trata ‘gente diferenciada’

Ex-presidente não teve plantão de repórter na porta de casa, entrou e saiu da PF sem ser percebido e conteúdo de seu depoimento segue mantido em sigilo. Prerrogativas negadas a Lula

por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual

Não teve circo, jornalistas correndo atrás do carro, cobertura para TVs, não teve helicópteros e quase passou despercebido o depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) na Polícia Federal (PF), na sexta-feira (29)

A assessoria da PF explicou que FHC usou a prerrogativa conferida a ele por sua condição de ex-presidente para sair de forma discreta do prédio. A primeira pergunta inevitável. Por que não foi aplicada ao ex-presidente Lula a mesma prerrogativa? Quando os policiais chegaram à casa de Lula às 6h, repórteres já esperavam. Quando chegaram com Lula ao aeroporto, repórteres os antecederam.

“Houve vazamento?” E nada vazou no caso de FHC?

O público só ficou sabendo – e mesmo assim por notinhas em poucos sites de jornais – que o tucano prestou depoimento na sede da PF em São Paulo, muito tempo depois de ele ter deixado o local. E se o conteúdo do depoimento de Lula foi liberado para o bel prazer da “grande” imprensa minutos depois – que fez dele mais um espetáculo, apesar de nada haver contra Lula –, o depoimento de FHC está mantido em sigilo.

Em fevereiro, o Ministério da Justiça determinou à PF a abertura de dois inquéritos para investigar as suspeitas de crimes cometidos pelo ex-presidente envolvendo o envio de dinheiro ao exterior para a jornalista Mirian Dutra, com quem ele teve um filho fora do casamento, por meio de um contrato da empresa Brasif Exportação e Importação S.A

Mirian já afirmou para diversos veículos que o ex-presidente assinou um contrato fictício com a empresa Brasif Exportação e Importação, concessionária à época das lojas duty free nos aeroportos brasileiros para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006. Segundo a Brasif, a jornalista, que vive na Espanha desde 1991, teria sido contratada para fazer análises de mercado em lojas convencionais e de duty free. Miriam afirma que jamais pisou em uma loja para trabalhar. Mesmo assim, recebia regularmente US$ 3 mil mensais da empresa.

No começo de abril, em depoimento de mais de cinco horas à PF, Miriam Dutra contou que, nos anos 1990, quando FHC presidia o Brasil, o dinheiro era levado por um cunhado a Portugal, onde Mirian morava. Ainda de acordo com esse relato, a jornalista passou a receber o dinheiro na forma de crédito em conta quando foi viver na Espanha.

A outra “investigação” sobre a qual FHC foi chamado a esclarecer trata da propriedade de imóveis no exterior, um apartamento em Paris e outro em Nova York, que não teriam sido declarados por Fernando Henrique à Receita Federal.

É lamentável a omissão da mídia brasileira em relação ao episódio. A imprensa descumpriu seu papel básico de informar à população e volta a desrespeitar o cidadão ao insistir em dar tratamento diferenciado ao ex-presidente tucano. A omissão da imprensa, nos leva a pensar que a cobertura da política brasileira não é equilibrada, como se espera de uma mídia independente, como eles dizem ser.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edson Dário

06/05/2016 - 11h42

O grande projeto de quem quer tirar Dilma do poder é transformar isso aqui no Chile. Lucro pleno!!! porém a sociedade mais desigual do mundo, precarização das leis trabalhistas. A certeza de todo chileno de classe média e pobre é que ele sera individuado pelo resto da vida, devendo a um sistema financeiro que suga sua alma.

Flavia Blanco

04/05/2016 - 13h14

Os patrocinadores desse site condizem com o conteúdo veiculado. Esse é o preço da falta de isenção.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

03/05/2016 - 19h47

Se LULA ou DILMA tivessem devastado o país, como fez Fernando Henrique, mas tivesse enchido as burras dos ricos de dinheiro público, como também fez Fernando Henrique, hoje o povo estaria morrendo de fome, sem escolas, sem universidades, sem assistência médica, sendo explorado pelos patrões e patroas, mas LULA e DILMA estariam sendo blindados pela mídia e protegidos pela justiça, seus dois maiores inimigos.

    Nahum Pereira

    03/05/2016 - 19h58

    Olá, Maria Aparecida! Eu já pensei assim em algum momento, mas hoje estou convencido de que também isso não adiantaria. O grande projeto dos que querem tirar a Dilma é atender aos interesses dos EUA, entregando qualquer base estratégica de segurança nacional para eles. Os entreguisas não querem amiguinhos no poder; eles querem o poder!

Ben Alvez

03/05/2016 - 19h25

Quantos agentes foram destacados para levar Fernando Brasif Cardoso até o aeroporto mais próximo?

Marcos Ferreira

03/05/2016 - 17h36

Corja !!!

Claudemir nelson da silva

03/05/2016 - 15h23

Até quando o povo vai tolerar todo esse cinismo midiático? Até quando essas emissoras com a logo do olho que tudo vê continuará a comandar as informações no Brasil? E ainda até quando propaganda partidária aparecerá em horário nobre como jornal nacional? Quando vão obrigar a rede globo a colocar aviso aos seus telespectadores que o jornal nacional como seus demais jornais são partidários e só tem mão unica? A grande mídia é da direita, para a direita e pela direita. Dane-se o povo!

Elizabete Rodrigues Oliveira

03/05/2016 - 15h01

Esconderam o chefe dos criminosos porque caso contrário ele teria muita coisa para delatar.

gilberto

03/05/2016 - 14h59

É por isso que a credibilidade das instituições brasileiras são indignas de fé.

Baron de Lorraine

03/05/2016 - 14h52

Noblesse oblige !
Nada de mais tratar os diferentes de maneira diferente. A fama do sociólogo obriga a PF proceder de uma forma adequada, à altura do seu nome.

Sérgio Silveira

03/05/2016 - 14h44

Fhc falou o que quis e a pf já se deu por satisfeita, o liberando de qualquer outro depoimento. A investigação está encerrada.


Leia mais

Recentes

Recentes