Menu

O golpe já é um mico internacional

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 10/05/2016 Hoje deu um pouco de vergonha da política brasileira. Se o golpe sempre se mostrou ridículo, hoje ele amanheceu mais grotesco do que nunca. O fugaz arroubo de valentia do deputado Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara Federal, teve enorme utilidade para desnudar a fragilidade […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Análise Diária de Conjuntura – 10/05/2016

Hoje deu um pouco de vergonha da política brasileira. Se o golpe sempre se mostrou ridículo, hoje ele amanheceu mais grotesco do que nunca.

O fugaz arroubo de valentia do deputado Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara Federal, teve enorme utilidade para desnudar a fragilidade politica de Michel Temer. Por algumas horas, todas as laudatórias reportagens sobre um “novo governo” erguido sobre os pilares do golpe ganharam ares de um pesadelo bizarro. [/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante: clique aqui).

Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assineocafezinho@gmail.com, ou pelo whatsapp +5521993199917. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Um leitor do Cafezinho, no entanto, fez uma ressalva inteligente acerca de algumas críticas que surgiram contra Maranhão. Uma delas, a de que ele seria “investigado” pela Lava Jato.

Ora, isso é uma crítica besta e, a depender de quem a faz, bastante cínica, ingênua, ou hipócrita.

“Investigado” pela Lava Jato hoje o Brasil inteiro pode ser, visto que Sergio Moro se tornou uma espécie de justiceiro universal, e se ele não precisa de provas para decretar a prisão perpétua de quem ele quiser, tampouco achará necessário qualquer prova ou mesmo indício para mandar investigar alguém.

Lula é investigado pela Lava Jato. Dilma, idem.

Uma pessoa que defende a Constituição não pode entrar nesse jogo vulgar de criminalizar outros cidadãos apenas porque ele é “investigado”.

Ser investigado não quer dizer nada, porque a pessoa é inocente até prova em contrário.

Num regime de exceção, como o que vivemos, eu me atreveria dizer que o indivíduo pode ser inocente até mesmo se for condenado, pois o judiciário não está mais sequer mantendo as aparências sobre a sua parcialidade de classe.

O golpe fracassou, como bem revelou o professor Wanderley Guilherme, porque ele se desmoralizou miseravelmente: e a tendência é piorar.

No entanto, é surpreendente a sua virulência e a quantidade de instituições que aderiram a postura vergonhosa de sabotar a democracia.

A postura do procurador-geral da república, Rodrigo Janot, de correr para o STF para tentar frear possível impeachment simultâneo de Michel Temer (afinal, ele também assinou um bocado de “pedaladas fiscais”) revela o esforço patético, um tanto desesperado, de evitar novos sustos ao golpe como aqueles causados ontem por Waldir Maranhão.

Triste, porém, é o papel do STF, curvado às pressões golpistas assim como se vergou no julgamento do mensalão.

Agora está mais que evidente o erro trágico de Lula e Dilma ao fortalecerem o corporativismo do Ministério Público, ao nomearem para a PGR, o primeiro indicado pela corporação. O primeiro indicado pela corporação é sempre o pior, porque o mais comprometido com o corporativismo. Trágico, igualmente, a indicação de ministros do STF sem nenhum compromisso com a democracia ou com o bem estar da população pobre. Por que Fux, meu Deus? Por que?

Enfim, agora não adianta chorar o leite derramado, e o leite já se derramou.

A tentativa de compor com a mídia deu nisso: uma mídia golpista dando tiros nas costas não apenas do governo, mas da própria democracia.

A violência contra militantes feministas, num voo da TAM hoje, que fizeram protestos contra dois políticos tucanos pró-golpe, mostra exatamente o tipo de democracia que os setores conservadores desejam: aquela em que só os seus podem protestar e reagir.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Passos

10/05/2016 - 19h05

Até em matéria de golpe o Brasil é um país ridículo. Já tivemos o golpe de 1 de abril e agora temos o golpe com maior colaboração do governo derrubado, de toda a história. O golpe com a votação Felliniana do dia 17. Um golpe em que, um dos seus maiores colaboradores, o Zé da Dilma, se torna ícone da resistência. Vivemos uma gigantesca farsa, onde creio que haja ainda mais traidores do que supomos. O Zé sempre foi minha figura favorita, em termos de vilão desta história sombria e continuará sendo. Vejo alguns proclamando que ele seria um dos “refundadores” do PT. Aí minha teoria se fecha.

    rogeriobezerra

    10/05/2016 - 19h49

    Tenho acompanhado muitas críticas ao PT, Dilma e até para o Lula. Todas injustas. O PT fez o país avançar como nunca e ninguém, ninguém absolutamente imaginou que isso seria possível em apenas 12 anos. Uma revolução silenciosa. E fez tudo isso sem ajuda da elite de ricos e remediados. É da genética da ricaiada e seus empregadinhos trair o país que os enriquece e emprega. Foram os acertos do PT que revoltaram os traidores de sempre. O país deles não pode ser soberano, nem melhorar a vida dos mais humildes. Deve lamber as botas dos estados unidos, frança, alemanha, singapura, albânia etc.. Para essa elite-ralé, qualquer lugar e povo são melhores que o Brasil. Darcy Ribeiro dizia que o “ruim aqui são os ricos, os bem alimentados, os bem educados”. Ele mesmo dizia que preferia ficar do lado dos que perderam do que ao lado dos que venceram… Eu prefiro ficar ao lado da honestae e competente, sim, presidenta Dilma Rousseff. Quem venceu está na lama da história e todos somos prisioneiros de nossas histórias. Felicidades!

      Antonio Passos

      10/05/2016 - 20h02

      Uma ponderação filosófica bonita a sua, que respeito mas, me permito acrescentar, não consola o povo que irá sofrer. O Brasil é um país que possui um enorme contingente de canalhas na lama da história, mas isto não resolve o problema do povo que sofre há 500 anos. O PT com Lula, o maior filho desta terra pra mim, transformou um lixo de país numa grande promessa. Infelizmente, é isso que pontuo, erros grotescos demais para serem apenas erros, do governo de Dilma e seus “fiéis escudeiros”, colaboraram de forma absurda para entregar o país de volta aos canalhas de sempre.

        rogeriobezerra

        10/05/2016 - 20h14

        Acredito, Antônio, que os erros foram pequenos. Vejo que a regulamentação do trabalho doméstico, cotas para negros e para quem estudou em escolas públicas, o “Mais Médicos” e a Operação Zelotes foram insuportáveis para ricos e para os remediados. Avançamos muito e a implantação das ideias dos golpistas mostrará o quanto.

          eto

          10/05/2016 - 21h17

          Dou razão aos argumentos da discussão, são todas verdades. O que concordo é que o PT e boa parte da esquerda não percebeu o recrudescimento da oposição. Heráclito Fortes (boca de garrafa de leite dos anos 60) já abriu o bico e informou que reuniões vem acontecendo há mais de um ano sobre o tema.
          Depois de tanto perder no voto, deixaram de lado essa história de democracia e partiram para o tudo ou nada. Nossas instituições, abarrotados de elitizados + a pobreza de espírito do brasileiro e seu nenhum compromisso com ética ou mesmo honra, deu no que deu.
          A luta continua.

          Eduardo Santana

          11/05/2016 - 05h06

          Parabéns a todos pelas inteligentes e pertinentes intervenções!
          Não obstante queiram calar a nossa voz, continuemos a lutar e a denunciar.
          “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.”
          Rui Barbosa

          rogeriobezerra

          11/05/2016 - 17h26

          A história não é uma corrida de 100 metros. Neste instante vemos um pouco mais que o resultado de um fotochart, mas a história é resultado de muitos fotocharts. É nessa fotografia que estaremos, com certeza.

      Maat

      10/05/2016 - 22h24

      Concordo. O waldir Maranhão ñ aguentou a pressão nem por 24 h, viva Dilma, que resiste até agora é resistirá e nós mulheres vamos tirar o Temer e devolver o poder a Dilmaiss.

      Sérgio Silveira

      11/05/2016 - 06h30

      Concordo com voce e acrescento: O PT, com suas politicas internas e externas desafiou os EUA de forma contundente.Estão ensandecidos com o PT. O golpe foi planejado nos EUA.
      Nossa elite é burra e incompetente demais para fazer este tipo de articulação, foi mera executora. Basta ver que ficaram desesperados com a quarta DERROTA consecutiva e com a perspectiva real de Lula voltar para mais 8 anos
      Após fazermos Dilma voltar, sim, porque é isto que acontecerá, os BRICS reforçarão suas baterias para, cada vez mais, limitar o poder economico e politico dos EUA
      A volta de Dilma será a maior DERROTA dos EUA neste tipo de “primaveras” que eles espalharam pelo mundo
      A águia está começando a dar seus últimos piados

        rogeriobezerra

        11/05/2016 - 17h19

        Verdade! Nossa luta não cessa. A imensa maioria de brasilerios, inclusive coxinhas midiotizados, são honestos e nós todos não merecemos ter um ladrão e, muito menos, um traidor na presidência. Continuaremos na luta!


Leia mais

Recentes

Recentes