Menu

Temer anuncia ministério linha dura de direita e ficha suja

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 12/05/2016 Não fosse trágico, em suas consequências sociais, com graves riscos à democracia, o anúncio do novo ministério de Michel Temer daria ensejo a generosas gargalhadas. [/s2If] [s2If !current_user_can(access_s2member_level1)] *** Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante: clique aqui). Confira aqui como […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Análise Diária de Conjuntura – 12/05/2016

Não fosse trágico, em suas consequências sociais, com graves riscos à democracia, o anúncio do novo ministério de Michel Temer daria ensejo a generosas gargalhadas. [/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante: clique aqui).

Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assineocafezinho@gmail.com, ou pelo whatsapp +5521993199917. [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Porque ele não poderia ser pior. Houve um momento, em que Temer ainda flertou, junto à imprensa, com um ministério de notáveis. A ideia durou apenas algumas manchetes. Rapidamente, o fisiologismo falou mais alto.

Mesmo assim, agora está provado que há fisiologismo e fisiologismos. O de Temer, é o pior, porque junta fisiológicos, ultraconservadores e corruptos.

O novo ministro da Justiça é um tucano linha dura de São Paulo, Alexandre Moraes, acusado de violência contra movimentos sociais e desprezo pelos direitos humanos. E sob sua guarda ficará a secretaria de… direitos humanos.

O ministério da Cultura foi extinto – o que é uma boa lição para todos os artistas que não se manifestaram contra o golpe. A pasta agora ficará sob a pasta de Educação, que por sua vez terá como titular Mendonça Filho, um oligarca de Pernambuco que sempre se posicionou contra as cotas, contra o Prouni, contra a expansão do investimento ao ensino federal.

E, entre os ministros, nem uma só mulher, nem um só negro. Apenas homens, brancos, velhos, plutocratas.

E paro por aqui para não deprimir mais os leitores.

O aspecto interessante disso tudo é que os compromissos de Michel Temer com o fisiologismo superaram qualquer cálculo relativo à construção de uma imagem melhor para o novo governo.

No Estadão, há um editorial cujo título é “Retorno à irrelevância”. Bem significativo do papel que as forças golpistas pretendem reservar aos setores organizados das classes populares…

Será interessante assistir o papelão da imprensa neste momento, incorporando o chapa-branquismo mais vil, ocultando escândalos, vendendo boas notícias e abafando as negativas, sustentando e apoiando o autoritarismo.

O discurso final da presidenta Dilma mostrou uma pessoa incrivelmente digna.

Eu sempre fiz inúmeras críticas a ela, e hoje, mais que nunca, estou convencido que a sua falta de visão política teve grande responsabilidade pela crise que levou ao impeachment. Todos avisávamos que a implementação de um programa de ajuste fiscal, sem uma gestão política ousada, geraria um efeito negativo duplo: enfraqueceria o governo politicamente, e, com isso, prejudicaria a economia.

Ou seja, não teríamos ajuste nenhum, e ainda perderíamos a democracia. Já esperávamos, no primeiro ano do segundo governo, uma gestão econômica conservadora, mas ela tinha que ser compensada com mais ousadia na política: discursos contundentes na ONU, só para dar um exemplo. Política faz diferença. Dilma, ao contrário, recuou na economia e recuou ainda mais na política: não propôs nenhuma novidade. Depois de muito tempo, lançou um programa meio bizarro, chamado Dialoga, que ninguém entendeu direito do que se tratava: parecia um joguinho interativo para crianças.

Entretanto, independente dessas críticas, e há muitas outras que fizemos, todas muito duras, hoje eu entendo que talvez Dilma fosse a mulher certa no lugar certo, inclusive por seus erros. Porque somente ela os enfrentaria com uma postura pessoal tão digna.

A imagem que Dilma passará à posteridade não será de suas deficiências políticas e sim de sua integridade e serena coragem diante do trator golpista que a atropelou.

A mídia tentará desmanchar essa narrativa, mas não conseguirá, até porque a própria mídia emerge desse processo com uma imagem extremamente negativa: a mídia operou abertamente, mais uma vez, contra a democracia, e conspirou em favor de um novo golpe de Estado.

O padre Antônio Vieira, num de seus sermões, explica que o povo pode perdoar o criminoso uma vez. Não perdoa, porém, uma segunda.

E este é o segundo golpe apoiado e sustentado pela imprensa brasileira, em meio século…

A arrogância golpista os faz cometer erros graves. Gilmar Mendes, por exemplo, tem se notabilizado por um partidarismo atroz, totalmente incompatível com a função de um juiz. Por exemplo: ao ser perguntado sobre o recurso impetrado por José Eduardo Cardozo no STF, contra o impeachment, Mendes respondeu com sarcasmo, que o governo poderia apelar “para o papa e para o diabo”. Ora, o mesmo processo poderia chegar em suas mãos e tê-lo como relator, de maneira que não poderia falar sobre ele fora dos autos. Além disso, zombar do direito à defesa, e ainda mais se tratando da presidenta da república, eleita com 54 milhões de votos?

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bruno

13/05/2016 - 09h41

Entendi… ministério com 1/3 de ministros dos governos Lula e Dilma! Seriam a ala esquerda??? Precisa colocar os nomes ou será muito constrangedor???

Euripedes Batista

12/05/2016 - 21h19

Ministério mais sujo da história da república

Victor Speed

12/05/2016 - 18h33

Parabéns, Cafezinho. Depois de decepções com algumas matérias e a Brigada Herzog, agora ainda por cima vocês começaram a “travar” as matérias para forçar a assinatura do leitor, igual fazem a Folha, o Estadão e o Globo. Deixo de acompanhá-los definitivamente. Vou descurtir JÁ !

    Euripedes Batista

    12/05/2016 - 21h19

    O site precisa de assinantes pra se manter. Se não gosta faz uma doação.

    Neto Ares

    13/05/2016 - 14h22

    A teta secou,o site está morrendo,petralhada vai ter que contribuir pra manter essa porra viva


Leia mais

Recentes

Recentes