Menu

Temer tenta dar um golpe na EBC para entregá-la a capanga de Eduardo Cunha

Foto: Jornalistas Livres Temer quer burlar lei para controlar a Empresa Brasil de Comunicação – EBC No blog O Brasil Online O jornalista Laerte Rímoli, assessor da secretaria de comunicação de Eduardo Cunha na Câmara,  foi convidado para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC. Ocorre que no dia 2 de maio […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Jornalistas Livres

Temer quer burlar lei para controlar a Empresa Brasil de Comunicação – EBC

No blog O Brasil Online

O jornalista Laerte Rímoli, assessor da secretaria de comunicação de Eduardo Cunha na Câmara,  foi convidado para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC.

Ocorre que no dia 2 de maio o jornalista Ricardo Melo, diretor de jornalismo da empresa, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo, que estava vago desde que  Américo Martins renunciou ao cargo no final de março.

O presidente da EBC tem mandato de quatro anos previsto na lei que criou a EBC, uma prática de outras empresas do ramo no mundo, como a BBC. O objetivo é preservar a independência da TV Brasil e de outros canais públicos, que são controlados, quanto ao conteúdo, por um Conselho Curador composto por representantes da sociedade.

Está criado um problema jurídico para o constitucionalista Temer. Não basta mudar a lei retirando o mandato pois isso só valeria para o futuro. A lei não pode  retroagir ao ponto de anular a nomeação feita por Dilma.

O Planalto nada divulgou a respeito mas muitos jornalistas ligaram para a EBC pedindo confirmação da mudança. A diretoria da empresa divulgou a seguinte nota na noite de sexta-feira.

Confira abaixo:

NOTA DA DIRETORIA-EXECUTIVA DA EBC

Diante de notícias sobre a nomeação de um novo diretor-presidente para a Empresa Brasil de Comunicação – EBC, a Diretoria-Executiva da empresa vem esclarecer que:

1,  O atual-diretor presidente, jornalista Ricardo Melo, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff por meio de decreto publicado no dia 03 de maio de 2016, com base na Lei 11.652/2008, que autorizou a criação da EBC.

2. Em seu artigo 19 a lei prevê que o diretor-presidente e o diretor-geral sejam nomeados pelo presidente da República. O parágrafo segundo do mesmo artigo diz que  “o mandato do Diretor-Presidente será de quatro anos”.

3. Ao longo do intenso debate público que levou à criação da EBC,  firmou-se a concepção de que o diretor-presidente deveria ter mandato fixo, não coincidente com os mandatos de Presidentes da República, para assegurar a independência dos canais públicos, tal como ocorre nos sistemas de radiodifusão pública de outros países democráticos.

4. A EBC tem como missão fundamental instituir e gerir os canais públicos, sob a supervisão do Conselho Curador, composto majoritariamente de representantes da sociedade civil. A lei prevê que caberá também à empresa prestar serviços de comunicação ao governo federal, tais como a gestão do canal governamental NBR e transmissões de atos da administração federal, serviços estes prestados através de unidade específica, a diretoria de Serviços.

5. Pelo exposto, a nomeação de novo diretor-presidente para a EBC antes de término do atual mandato violará um ato jurídico perfeito, princípio fundamental do Estado de Direito, bem como um dos princípios específicos da Radiodifusão Pública, relacionado com sua  autonomia em relação ao Governo Federal.

Brasília, 13 de maio de 2016, Diretoria-Executiva da Empresa Brasil de Comunicação

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Esmeraldo Cabreira

20/05/2016 - 07h59

É preciso apontar os EUA como país promotor da desagregação das DEMOCRACIAS na América do Sul!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

renato andretti

14/05/2016 - 12h28

O que é DESOBEDIÊNCIA CIVIL ????

    Mabelle Vonk

    14/05/2016 - 19h36

    O Google tem varias explicacoes.

renato andretti

14/05/2016 - 12h28

Não vai ter GOLPE…
Mais um ato incosntitucional..
É tudo o que queremos..
A soma deles, fará intervensão INternacional
e MILITAR.

Mario Duarte

14/05/2016 - 12h21

Quer dizer, o Jornalista Sidney Rezende que começou dia 4 de maio de 2016, já vai ser defenestrado, porque eles não aceitarão nada menos do que um zumbi repetidor e apoidor do golpe. Jornalismo com J maiúsculo vai ser cada vez mais dificil. E eu que comecei a ouvir a Radio Nacional com o Sidney Rezende pensando , ” pelo menos aqui tenho uma informação de qualidade ouvindo os dois lados. Tristes tempos obscuros que vivemos.


Leia mais

Recentes

Recentes