Menu

Resumo das obviedades

Fotomontagem: Jornal do Comércio por Nathália Sanglard Na  última quarta-feira, o Senado, em que 80% são homens brancos, 58% têm ocorrências na justiça e 60% pertencem a linhagens políticas, votou o afastamento de Dilma. No dia seguinte, cercado de homens brancos, Michel Temer – que, como todos sabem, praticou as mesmas manobras fiscais, as quais, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Motagem: Jornál do Comércio

Fotomontagem: Jornal do Comércio

por Nathália Sanglard

Na  última quarta-feira, o Senado, em que 80% são homens brancos, 58% têm ocorrências na justiça e 60% pertencem a linhagens políticas, votou o afastamento de Dilma.

No dia seguinte, cercado de homens brancos, Michel Temer – que, como todos sabem, praticou as mesmas manobras fiscais, as quais, teoricamente, justificariam o impeachment da presidenta – anunciou seu ministério ilegítimo.

Agraciou, mais do que simbolicamente, Bruno Araújo, o 342º parlamentar a dizer sim ao impeachment na Câmara, citado na lista de pagamentos feitos pela Odebrecht, com o ministério das Cidades, e Blairo Maggi, dono de um dos principais grupos de exportação de soja do país, o 41º senador que selou o golpe, com o ministério da Agricultura.

Dos 13 parlamentares que assumiram pastas, apenas dois não têm pendências judiciais, segundo a Transparência Brasil. Dissolvido, o ministério da Cultura virou acessório do da Educação, comandado pelo DEM, partido que se opôs a todas as medidas de universalização do ensino nos últimos anos.

Os ministérios da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Mulheres foram extintos, maquiados pelo nome Cidadania, na pasta de Justiça, sob a chefia de Alexandre de Moraes, responsável, em São Paulo, por uma política de extermínio nas periferias e brutal repressão a manifestações, notadamente as de professores e estudantes. Pela primeira vez desde o ditador Geisel, não há mulheres no ministério.

A primeira mulher eleita para a presidência foi afastada para dar lugar a um governo patriarcal, oligárquico, com um projeto neoliberal nefasto, que tem como fundamento aprofundar os vícios das gestões do PT e paralisar ou solapar suas virtudes.

Se o desvio dos governos de Lula e Dilma foi conciliar com os setores mais obscurantistas, a promessa de Temer é governar com e para eles.

As elites que nunca digeriram um ex-metalúrgico no executivo federal, ridicularizando-o como analfabeto que desconhece o plural, que nunca sequer aceitaram falar em presidenta – assim, no feminino -, fingindo ignorar que a língua é terreno de disputa, agora parecem vibrar contentes, com a oratória do vice, o constitucionalista e “poeta”, e com a recondução da mulher, na figura da vice-primeira-dama, ao espaço que desejam: não de protagonismo, mas de adorno embelezador; não de guerrilheira, mas de bela, recatada e do lar; não de articuladora de políticas públicas, mas de promotora de caridade.

Apoie o Cafezinho

Rogerio Dultra

Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Justiça Administrativa (PPGJA-UFF), pesquisador Vinculado ao INCT/INEAC da UFF e Avaliador ad hoc da CAPES na Área do Direito.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Camem Oliveira

17/05/2016 - 10h29

Brasil:

População de mulheres: 52,8%
População de Afrodescendentes,Índios e pardos: 76%

Impressionante o despreparo e desprezo desses calhordas “golpistas” pela grande maioria da população.

Fiquei sem palavras durante a entrevista do senador Agripino Maia a jornalista Mariana Godoy que se referiu ao ministério de Temer como sendo de “notáveis”.

Perguntado sobre a falta de representação, ele se antecipou e disse que a falta de mulheres e “pretos” (essa foi a palavra que ele utilizou para se referir aos afrodescendentes) não tira o mérito da equipe.

Esse canalha, investigado na lava jato, deveria ser mais educado. Mas está certo da impunidade.

Rodrigo Janot (PGR) para dar uma satisfação a classe refez a denúncia contra Aécio Never, Carlos Sampaio e Eduardo Paes e mandou para…(eu já sabia, diria a torcida do Flamengo)…Gilmau Mendes.

Mas, de novo? Sim. E daí?

https://youtu.be/Zq4J49ACA4Y


Leia mais

Recentes

Recentes