Menu

Paixão nacional

Foto: Salem/WSL por Luis Edmundo Araujo, editor de Esportes do Cafezinho Em tempos  de retrocesso, de 7 a 1 na bola, na política e na história, há uma certa tribo que ultimamente vem afagando nosso tão combalido orgulho nacional. São brasileiros os dois últimos campeões mundiais de surfe: Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015, e […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Salem WSL
Salem WSL

Foto: Salem/WSL

por Luis Edmundo Araujo, editor de Esportes do Cafezinho

Em tempos  de retrocesso, de 7 a 1 na bola, na política e na história, há uma certa tribo que ultimamente vem afagando nosso tão combalido orgulho nacional. São brasileiros os dois últimos campeões mundiais de surfe: Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015, e Gabriel Medina em 2014, o primeiro representante do País a conquistar o título desde que o Mundial é disputado. Os dois fazem parte do que, entre os adeptos e amantes do esporte, vem sendo chamado de brazilian storm, a tempestade que chacoalhou o mundo do surfe com talentos brasileiros que vão além dos campeões mundiais, como o segundo colocado no atual campeonato mundial, Italo Ferreira, e Caio Ibelli, quinto no Circuito Mundial de Surfe de 2016, que vem sendo liderado pelo australiano Matt Wilkinson.

Outro nome de destaque é o de Filipe Toledo, paulista de Ubatuba que no ano passado venceu a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe e viveu a glória de ser ovacionado pelo maior público já registrado em campeonatos da Liga Mundial de Surfe, como mostra a foto aí de cima, cerca de 100 mil pessoas que se espremeram no Postinho da Barra da Tijuca, a mesma praia onde foi definido, hoje, o vencedor da etapa deste ano do Mundial. O havaiano John John Florence venceu a bateria final contra o australiano Jack Freestone e levou o título pela segunda vez, ele que já havia vencido a etapa brasileira do Circuito Mundial em 2012.

As provas do Mundial no Rio começaram a ser disputadas na pacata, isolada Praia de Grumari, distante cerca de 25 quilômetros do hotel na Barra da Tijuca onde os surfistas estavam hospedados. Com as ondas baixas, a transferência foi inevitável, para satisfação dos competidores que, mesmo preferindo a proximidade bem mais calorosa do Postinho, em plena Barra, sabiam, no entanto, que não encontrariam por lá nada nem perto de ondas gigantes, quesito, aliás, em que outro brasileiro é fera.

Mas pelo menos as ondas foram maiores do que o mar calmo da Praia de Grumari, que se fosse mantido como local das provas proporcionaria algo como as cenas deste vídeo. Não foi o caso e as ondas foram, inclusive, suficientes para que Medina fizesse história na bateria que disputou contra seu compatriota Alex Ribeiro. O campeão mundial conseguiu uma nota 10 na bateria, válida pela repescagem do torneio, ao acertar um backflip, manobra que pela primeira e até agora única vez foi realizada, inteira, numa prova do Circuito Mundial.

Depois de um início ruim nas primeiras etapas do Mundial, na Austrália, Medina começa a se recuperar e passou da 18a para a nona colocação após a etapa carioca. Ele está a três posições de Mineirinho, que ultrapassou sete competidores e chegou à sexta colocação. Os dois últimos campeões mundiais, aliás, quase fizeram a final do Oi Tio Pro 2016. Chegaram às semifinais, cada um numa bateria, mas foram derrotados, Medina por Freestone, e Mineirinho pelo campeão John John Florence. Nada que esmoreça a paixão da torcida brasileira pelos seus campeões, bem medida nas palavras de Medina após a bateria contra Alex Ribeiro, a da manobra perfeita, inédita.

Feliz de estar perto deles. A galera qui é demais, eles torcem pesado. Acho que não temos nada parecido em nenhum outro lugar do mundo.

Contato: luis.edmundo@terra.com.br

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Neto Neto

20/05/2016 - 15h11

Os pelegos estão desesperados…Perderam a fonte de renda…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

JOHN J.

19/05/2016 - 23h04

NOTARAM COMO TODOS ESTÃO FALANDO EM FALTA DE DINHEIRO.
ESTÃO PREPARANDO O POVO PARA A FINALIDADE REAL DO GOLPE.QUE É USAR A MENTIRA DE ROMBO ENORME PARA FICAR COM O DINHEIRO E DEPOSITAR EM SUAS CONTAS EM PARAISOS FISCAIS.
Lembrem-se que FHC e sua quadrilha saquearam e sucatearam o Brasil.
Aécio saqueou e sucateou Minas Gerais.
Alckmin está saqueando e sucateando o estado de São Paulo.
Riicha saqueou e sucateou o Paraná. e onde tem tucano governando (AGORA SÃO ALIADOS DO PMDB DO TEMER, QUE TANTO CRITICARAM ANTES) tem roubo de grana publica sem o menor pudor.
POR ISSO QUE O SERRA DEU PASSAPORTE PARA INVESTIGADO DA LAVAJATO QUE JÁ TEM CONTAS LÁ E SABE COMO FAZER AS TRAMÓIAS E PREPARAR O TERRENO.
********* GENTE, TEMOS QUE FAZER UM MOVIMENTO PARA DERRUBAR ESSE GOVERNO ILEGITIMO E FEITO ESSENCIALMENTE POR CORRUPTOS, URGENTEMENTE.
ELE NÃO PODE COMEÇAR A EDUTAR LEIS E DECRETOS QUE VÃO ESTUPRAR A CONSTITUIÇÃO.

Marcio Pinheiro Nascimento

19/05/2016 - 21h14

Toda vez que sou bloqueado nas páginas do Facebook destes sites esquerdopatas defensores da PTRALHADA, percebo que cada vez tenho mais razão em encurralar esses distoadores da informação.
Obrigada O Cafezinho, assim como Nossa Época, O Esquerdiata, Jean Willys entre outros que me bloquearem por se sentirem constrangidos em mostrar o quão deficientes esse mídia esquerdalha é.

    Thiago Melo Teixeira

    19/05/2016 - 22h09

    Fazem a mesma coisa comigo no G1, iG, Abril, mas aqui está você destilando seu ódio contra a esquerda e teve seu comentário publicado.

      Marcio Pinheiro Nascimento

      19/05/2016 - 22h21

      Tem sites de esquerda como Carta Capital (moderado) e a Mídia Ninja (radical) que não restringem suas publicações, o Brasil 24/7 também não, porém é o mais imundo dos mentirosos.
      Nunca soube de ninguém bloqueado na Veja ou Época, mas tenho informações de comentários sensurados pela Globo!

        Aliança Nacional Libertadora

        20/05/2016 - 13h23

        Nunca soube? Não te falaram? Kkkkkkkkkkkk hipócrita. Pode criticar, mas não pode mandar no site….ainda mais sendo contra sua linha editorial. A direita xinga, ofende com racismo, misoginia, homofobia, classismo e tripudiações se utilizando de nome fake simplesmente para descarregar seu ódio interno.

          Marcio Pinheiro Nascimento

          20/05/2016 - 14h49

          Mais um que utiliza a bengala do vitimismo para se amparar.
          Kkkkkkkkkkkkk.
          Daqui a pouco começa a falar em capitão do mato, mucama e Casa Grande e depois reclama quando são chamados de cadelas que mordem a mão dos que te alimentam!
          Kkkkkkkkkkkkk.
          Quem divide e segrega as pessoas e os povos são os Esquerdopatas e os Esquerdalhas repetem seu falatório até esquecerem o que é real e acreditarem na babaseira que defendem!
          Utilizando nome Fake? Aliança Nacional Libertadora seria o que o Mané?
          É o Fake do Fake?
          É um pleonasmo?
          Me diga aí vítima oprimida da misogenia, do racismo, da homofobia e do classismo!
          Já sei, sou um capitão do mato a mando do senhor dono da Casa Grande, ou sou o propício Dono da Casa Grande!
          Talvez eu seja hipócrita, agora você é uma patético hipócrita incongruente!

          Aliança Nacional Libertadora

          10/06/2016 - 12h44

          Bengala é pro Temer, vitimismo….a palavra dos ignorantes levianos. Tá crack história hein amigo? Esse helicoca trouxe da boa pelo visto. Cada burrice (opinião) é falada no microfone como se fosse fato. Você não é nada, porra nenhuma fala dos esquerdopatas como se os direitoputos fossem ungidos por seus preconceitos. É importante se reconhecer como hipócrita o que te resume a um medíocre inconsequente. Se ofendeu quando exacerbei seus preconceitos?
          A Aliança é a união de todos os alvos do seu preconceito e isso não é fake.

          Marcio Pinheiro Nascimento

          11/06/2016 - 21h55

          Kkkkkkkkkkkkkkk.
          União dos alvos dos meus preconceitos?
          Kkkkkkkkkkkkkk.
          Pai de Santo tu pelo menos deve ser, e dos bem ruim, daqueles tipos incompetentes que precisam vender Natura e Herbalife para compor renda!
          Entendeu mané, esquerdopata incompetente que usa os artifícios capitalistas para ganhar um extra!
          Vai fazer alguma coisa de útil!
          Já sei, sou um incauto, arauto e mais o que?
          Me ajude a aumentar o repertório do meu Aurélio!
          Tudo o que você disfarçar conhecer, nada mais é que um retórica autêntica ao seu próprio reflexo!
          Kkkkkmmmmmmm

Jair Fonseca

19/05/2016 - 20h56

Em memória de Ricardinho, surfista assassinado pelas costas por um PM de folga, em sua terra e perto de seu mar, na Guarda do Embaú, SC.


Leia mais

Recentes

Recentes