Menu

Na Áustria, a extrema-direita quase chegou ao poder nesta semana. Fica o alerta para o Brasil

Charge: Trilho César O alerta que vem da Áustria Na Revista Fórum Foi por pouco. Alexander Van der Bellen foi eleito nesta segunda (22) o novo presidente da Áustria com apenas 0,6% de vantagem sobre Norbert Hofer, que havia vencido o primeiro turno. A despeito do discurso mais moderado durante a campanha, Hofer representa a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Trilho César

O alerta que vem da Áustria

Na Revista Fórum

Foi por pouco. Alexander Van der Bellen foi eleito nesta segunda (22) o novo presidente da Áustria com apenas 0,6% de vantagem sobre Norbert Hofer, que havia vencido o primeiro turno. A despeito do discurso mais moderado durante a campanha, Hofer representa a sigla mais extremista da direita no país, o FPÖ – Partido Liberal da Áustria –, e seu bom desempenho nas urnas tem muito a alertar para o restante do mundo e, em especial, o Brasil.

Essa foi a primeira vez que SPÖ e ÖVP ficaram de fora da disputa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, os convencionais progressistas e conservadores da política institucional austríaca se revezavam no poder com governos de coalizão que, aparentemente, esgarçaram.

Apesar de ter liderado o Partido Verde entre 1994 e 2008 e sido apoiado por ele no segundo turno, Van der Bellen se apresentou como candidato independente. E talvez só por isso tenha conseguido vencer. Em 2014, mesmo não vivendo uma grave crise financeira como demais vizinhos de continente, a Áustria já contava com um dos mais altos índices de percepção de corrupção na União Europeia, segundo relatório do próprio bloco.

Foi neste vácuo que emergiu Hofer, político jovem e carismático que conquistou a simpatia do eleitorado austríaco com um jeito simples – ele classificava ironicamente Bellen como “candidato da alta sociedade” – e uma posição marcada anti-imigração. No auge da crise de refugiados que atravessa o mundo, em 2015, foram 90 mil pedidos de asilo no país.

A prioridade de Hofer como presidente seria, claro, a proteção das fronteiras. Num dos comícios, se referiu aos imigrantes como “invasores” e disse querer “uma cerca da mesma forma que existe na Hungria”. Perguntado sobre o que o levaria ao desespero, Hofer respondeu: “O fato de os políticos que se encontram atualmente no poder terem jogado fora, em apenas alguns meses, o legado dos nossos pais e avós”. Marine Le Pen era uma de suas torcedoras mais ilustres.

Crises são o momento ideal para a gestação de figuras populistas com discurso fácil e repleto de ideias feitas para satisfazer as angústias da população em sofrimento. E isso está longe de ser uma novidade.

Mas o Brasil insiste no modelo esgotado do presidencialismo de coalizão de uma democracia representativa amplamente rejeitada. Nunca é demais lembrar: 49% dos brasileiros se dizem “nada satisfeitos” com a democracia, segundo o Ibope. É o índice mais alto de rejeição desde quando o sistema passou a ser avaliado pelo instituto.

Isso tudo num contexto em que a deposição do velho governo marcado pela corrupção foi conduzida para livrar o novo da cadeia, como confessou um de seus principais líderes – sem saber, claro, que teria o plano divulgado esta semana no maior jornal do país.

O alerta que vem da Áustria e, ainda mais perto, dos EUA, já soa estridente: ou muda a democracia, ou ela dá lugar, no mínimo, à demagogia.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Octavio Filho

25/05/2016 - 13h37

A extrema direita liberal cabe direitinho no PSDB. É neoliberal, não respeita as leis, usa a violência e a repressão contra todos.


Leia mais

Recentes

Recentes