Menu

Associação internacional de juízes demonstra preocupação com Judiciário brasileiro

Charge: Bira Dantas Associação internacional de juízes está preocupada com Judiciário brasileiro Na Rede Brasil Atual A Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALTJ) está preocupada com a atuação do Judiciário do país, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da ALTJ, Hugo Cavalcante Melo Filho, questionado hoje (1º) pela repórter Marilu Cabañas, […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Bira Dantas

Associação internacional de juízes está preocupada com Judiciário brasileiro

Na Rede Brasil Atual

A Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALTJ) está preocupada com a atuação do Judiciário do país, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da ALTJ, Hugo Cavalcante Melo Filho, questionado hoje (1º) pela repórter Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, se acredita haver indícios de ilegalidades cometidas pela Corte, é assertivo: “Não é que acredito. É o que restou da divulgação de gravações onde aparecem autoridades da República combinando ajustes que envolvem ministros do Supremo”.

As gravações citadas foram divulgadas no último mês e contam com diálogos entre o senador (e ex-ministro do Planejamento) Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Na ocasião, Jucá propõe um “pacto” envolvendo o Supremo, para supostamente “estancar” a Operação Lava Jato. “A preocupação é que o STF não se posicionou sobre isso”, afirma Melo Filho.

Para o presidente da ALTJ, existe uma diferença na postura da Corte em dois casos semelhantes: o do ex-senador Delcídio do Amaral e de Jucá. “Isso causa estranheza. Após a divulgação da delação do Delcídio, o STF reagiu com imediata ordem de prisão. Já nas gravações do Jucá, nada parecido aconteceu. A rigor, o tribunal não se manifestou, a não ser o ministro Gilmar Mendes para dizer que não havia nenhum problema”, disse.

A postura de Gilmar Mendes também causa estranhamento à ALTJ. “A posição do ministro causa inquietude, pois cabe a todo magistrado o distanciamento das partes e absoluta isenção. Mendes se afasta disso (…) e vem há muito tempo se comportando com atitudes incompatíveis até para juízes”, afirmou citando o encontro entre o ministro e o presidente interino Michel Temer, no último sábado (28).

“Se um juiz do interior do Brasil jantasse com o prefeito de um município no sábado pela noite, sendo o prefeito réu em ação que o magistrado deve julgar, seguramente ele teria sérios problemas e poderia ser afastado de suas funções. Com Mendes aconteceu isso”, disse. O ministro preside o TSE e deve julgar a cassação da chapa Dilma e Temer, o que pode afastar o interino.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luis Rodrigues

02/06/2016 - 15h31

Uma charge que vale por mil palavras. Diz tudo. Sensacional !!!!!!

Carlos Santos

02/06/2016 - 13h54

Nosso judiciário é FORA DE LEI!

Carlos Santos

02/06/2016 - 13h53

Só ele e o resto do mundo está preocupado com a atuação do Judiciário do país, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). Só não disseram pra ele que no Brazil juiz é deus.

Jota Pereira

02/06/2016 - 13h48

É só tirar o Gilmar que tudo se resolve.

Beth Andrade

02/06/2016 - 12h10

Conclusão: vamos botar fora o STF, não nos representa. Pelo contrário é uma ferramenta do golpe. Há muitos anos eles atuam em corrupções. Só o salário e as mordomias que recebem já é uma grande corrupção. Precisamos passar o brasil inteiro a limpo, mas esta parte do judiciário, nem é passar a limpo, é estancar mesmo. Acabar com essa corja togada, inútil, manipuladora, partidária golpista. #FimSTF #FimPolíticoProfissional #FimDasMúmiasDorminhocas

Francisco Duarte

02/06/2016 - 11h32

Muito bem retratado o ministro Tottófoli. kkkkkk

johony

02/06/2016 - 10h56

Ministro Toffoli, essa charge retrata a realidade.

Dilma Coelho

02/06/2016 - 10h34

A charge está sensacional. Diz tudo! Que tristeza. Vergonha nacional.

gilberto

02/06/2016 - 10h07

Ministro Tofoli, ainda há tempo para a reconstrução da Vossa imagem. Que tal iniciar essa árdua tarefa saindo da sombra de Gilmar, cujo efeito imediato seria a supressão da “coleira do totó”. Creio que, embora constrangedora, a charge retrata fielmente o papel a que se presta hoje Vossa Excelência.

Ita Marques

02/06/2016 - 09h50

O mundo está vendo. Ao menos nos serve de consolo, já que nada é feito para cassar ou punir de alguma forma.

Luiz Henrique Coelho Garcia

02/06/2016 - 09h42

Esqueçam, esse stf se mergulhou na latrina. E o pior, perderam totalmente o pudor. Td é feito às claras e descaradamente. Até os “legalistas e garantistas” Marco Aurélio Mello e o Barroso esbravejaram no começo e se calaram depois. Fizeram seu teatrinho. Tá tudo dominado.


Leia mais

Recentes

Recentes