Menu

PT e PCdoB voltam a brincar com fogo. Por Breno Altman

Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados por Breno Altman, no Opera Mundi Se houver dúvida sobre o significado da expressão “cretinismo parlamentar”, os principais partidos da esquerda brasileira correm o risco de esclarecê-la cabalmente. Setores relevantes das bancadas do PT e do PCdoB na Câmara dos Deputados, ao flertar com o apoio a Rodrigo Maia […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília- DF- Brasil- 18/08/2015- Ordem do dia para análise e discussão da proposta que reajusta o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo índice da poupança (PL 1358/15). Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

por Breno Altman, no Opera Mundi

Se houver dúvida sobre o significado da expressão “cretinismo parlamentar”, os principais partidos da esquerda brasileira correm o risco de esclarecê-la cabalmente.

Setores relevantes das bancadas do PT e do PCdoB na Câmara dos Deputados, ao flertar com o apoio a Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a chefia da casa, apresentam-se para queimar em praça pública a bandeira da luta antigolpista.

Traduz-se como vergonha e erro grosseiro, afinal, a simples especulação sobre a possibilidade de alinhamento com um dos expoentes da campanha do impeachment da presidente Dilma Rousseff, além de representante visceral da agenda conservadora.

Vale mesmo a pena dar um tapa na cara da resistência democrática e popular, em troca de duvidosos benefícios no jogo interno e de fantasiosa expectativa na divisão da base do governo Temer?

Não ocorre aos defensores dessa iniciativa o perigo real e imediato de desmoralizar o discurso que vem permitindo unificar as mais diversas vozes progressistas, marcado pela demarcação incontestável de fronteiras com o campo do golpismo?

Aqueles que defendem essa aventura parecem fechar os olhos às mudanças da situação política, que deveriam obrigar a uma ampla revisão do esquema de raciocínio que, convenhamos, levou a esquerda à beira do precipício.

Antes de mais nada, o centro espacial da acumulação de forças, do ponto de vista das correntes populares, se deslocou para a luta social. A consolidação de uma maioria antidemocrática que capturou o governo, o parlamento e as demais trincheiras do Estado transforma em fluxo principal o cerco das instituições pelas ruas, a serviço do qual deveriam estar as batalhas e manobras parlamentares. Nada do que esfria ou divide o povo em movimento deveria ser nem sequer cogitado.

O que mais a esquerda precisa, nos dias que correm, é recompor sua identidade e fundi-la outra vez com os anseios de sua base social histórica, mesmo que o custo disso seja um período de relativo isolamento, como é próprio dos ciclos políticos que sucedem às derrotas.

Obviamente que tal perspectiva não elimina a necessidade de alianças e pactos, mas deveria subordina-los ao objetivo, nessa etapa defensiva, de reconstruir o núcleo duro do bloco político liderado pelo PT.

A esquerda poderia apoiar um candidato de centro que tenha votado contra o golpe, por exemplo, mas se associar a um representante da intentona contra a presidente Dilma Rousseff é flagrante tiro no pé. Melhor perder com um nome de suas próprias fileiras do que colidir, mais uma vez, com o sentimento do asfalto.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mau Reis

12/07/2016 - 16h18

Diz o ditado que errar é humano, mas persistir no erro é burrice mesmo.

RuydeLimaeSilva

12/07/2016 - 13h33

Seria mesmo o fim da picada PT e PCdoB apoiarem um pústula destes. Por que não Jair Bolsonaro?

Cazador de Estafadores

12/07/2016 - 10h38

Bom Dia Legalistas combatentes do golpismo e inimigo de golpistas.
A quem interessa esparramar boatos de que o PT apoia o Dem para presidência da Câmara?Qual Partido que possui 4 membros na casa e já tem 2 candidatos.Qual partido optou por lançar candidatura contra Cunha para não apoiar Chinaglia do PT?
Sabem pois de quem falo…é a esquerda amada pela direita aquela que sonha em derrubar o PT.Não me peçam união com essa esquerda pois ela se une a direita nas sombras .São tantos os atos escabrosos,não vou cita-los aqui mas os explicarei em outro face que breve estará liberado.Não adicionarei muitos nesta página e os que aqui chegaram adicionarei no face mais bloqueado pelos golpistas administradores Brasileiros.
Notem que são os sites “progressistas”pero no mucho que ecoam estes boatos.

Lucas Rafael Chianello

12/07/2016 - 07h33

Nunca houve uma declaração oficial do PT neste sentido, bem como o apoio a Rodrigo Maia, plantado pelo PiG, já foi desmentido.

Que os lamurientos se responsabilizem por comprarem impetuosamente o discurso da mídia golpista.

Robinson Pimentel

11/07/2016 - 21h34

Quando ouvi esse descalabro, o de que Lula teria liberado o PT para votar no DEM, até me deu um frio na espinha! Eh Lula, pensei, o velho Lula querendo retornar? Não aprendeu, não? Até pensei e não votar nele para Presidente! Espero que a esquerda seja firme no propósito em não mais conluiar essa gente, que não presta.

    Cazador de Estafadores

    12/07/2016 - 10h39

    CARA ISSO É BOATO PLANTADO PELO PIÇOL E ECOADO POR SITES PIÇOLISTAS ALÉM DA DIREITA.ACORDEM!

      Robinson Pimentel

      12/07/2016 - 18h57

      Se é boato, torço pra que seja mesmo!

Dilbert

11/07/2016 - 20h56

Em resumo, se apoiar uma candidatura alinhada a esquerda, perde e quem ganha é alguém completamente alinhado a Cunha e Temer. Se esse resumo estiver certo não vale a pena se abraçar ao DEM para eleger alguém de direita mas nem tão alinhado a Cunha e Temer?

renato andretti

11/07/2016 - 20h46

UMA luta pior do que esta.
Não acredito..
PT e PCdoB, não fariam isto.
Este filha da mãe, é golpista e tem que
pagar pelos seus crimes…


Leia mais

Recentes

Recentes