Menu
, ,

Méritos ao PSOL: entre os perdedores para presidente da câmara, Erundina é a grande vencedora

Por Tadeu Porto* (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho Não sou muito fã das fábulas de Esopo desde que consegui enxergar que “a Cigarra e a Formiga” é um prato cheio para a disseminação de uma falsa meritocracia que, certamente, hoje é argumento crucial de uma direita alucinada que consegue enxergar merecimento em triunfos no […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Tadeu Porto* (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho

Não sou muito fã das fábulas de Esopo desde que consegui enxergar que “a Cigarra e a Formiga” é um prato cheio para a disseminação de uma falsa meritocracia que, certamente, hoje é argumento crucial de uma direita alucinada que consegue enxergar merecimento em triunfos no jogo de cartas marcadas da desigualdade social.

[Por falar nesses invertebrados, faço aqui uma menção honrosa ao filme Vida de Inseto, da Pixar, que me instigou, ainda adolescente, a conhecer melhor a luta de classes]

Mas hoje, ao ver o dilema vivido pelo Partido dos Trabalhadores na disputa do presidente tampão da câmara dos deputados, não pude deixar de lembrar de “A Lebre e a Tartaruga”, outra fábula do autor grego.

O fato é que, internamente ao certame parlamentar, na corrida principal das esquerdas, o pequeno PSOL angariou mais mentes e corações do que o gigante PT, o que pode render bons frutos na mudança iminente que está para acontecer no cenário da política nacional.

Não julgo o partido do presidente Lula pela posição na eleição da câmara por si só, afinal, votar no menos-pior-com-chances-de-ganhar é uma prática que já utilizei um bocado de vez e, talvez, faria a mesma coisa se fosse deputato (por exemplo, se Marcelo Castro trouxesse algum voto de senadores contra o golpe). Todavia, o pragmatismo é como a Lebre do Esopo  ou O Vencedor dos Los Hermanos: oriundo de uma sede infinita de conquistas, acaba contaminando as tomadas de decisões com a visão imediatista. Desse expediente, infelizmente, o PT abusou algumas vezes, querendo a vitória sem pensar na falta que faz, de vez em quanto, a glória de chorar.

Por outro lado, o Partido Socialismo e Liberdade conseguiu, graças a todo seu histórico de derrotas recheadas de posições coesas, levar o pleito da câmara a um campo ideológico, que não vale nada para os quatrocentos achacadores, entretanto tem ótimo apelo entre a esquerda nacional, espaço de eterna competição entre psolistas e petistas.

Em outras palavras, o PSOL jogou para conquistar as ruas enquanto o PT jogou para ganhar migalhas de um legislativo sem o mínimo de confiança. Claro que no âmbito civil ainda há uma luta ferrenha contra o conservadorismo, mas no âmbito progressista o partido de Jean Wyllys acabou avançando um pouco mais, enquanto a estrela vermelha dormiu no ponto.

É certo que a deputada psolista possui seus próprios vícios pragmáticos, como dividir partido com Heráclito Fortes e Júlio Delgado até outro dia e ter coordenado a campanha da Marina Silva com Neca Setubal, Silas Malafaia, Eduardo Giannetti e demais figuras de direita.

Também é sabido que Erundina lançou sua candidatura a presidência da câmara de olho nas eleições de São Paulo, cidade na qual já foi prefeita, deixando o PT de Haddad, candidato a reeleição, numa posição super delicada.

Mas nada disso tira o mérito do PSOL em poder utilizar essa cartada política – a de se apresentar como uma candidatura genuinamente de esquerda – por ter ficado alheio as barganhas legislativas, escancaradas na gestão Cunha.

E que o PT passe a enxergar que, cada vez mais, a combate político sairá dos limites de Brasília e será travado, com muito mais força, nas ruas e na opinião pública. Consequentemente, êxitos no velho e saturado presidencialismo de coalizão poderão ser tão inúteis quanto gritar “lobos” quando não se tem alguma credibilidade.


P.s. ironicamente ou não, o pragmatismo de Erundina que a aproximou de Marina nas eleições de 2014 pode ter lhe ensinado algo crucial para sua “vitória moral” na eleição da câmara: “é melhor perder ganhando do que ganhar perdendo”.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF)

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ariel santos

16/07/2016 - 03h25

O PT mostrou a maior sacanagem ao apoiar um candidato do PMDB. Não dá pra confiar nesse partido picareta. O mínimo a ser feito era apoiar a Erondina.

Emnf Matsuri

14/07/2016 - 17h20

Tenho boas lembranças da Erundina. A atuação dela no filme Up – Altas aventuras foi soberba. Que será que foi feito do escoteiro gordinho?

Rogério Maestri

14/07/2016 - 15h27

O PSOL pulou na frente e lançou a candidatura de Erundina se lixando para o resto, candidaturas simbólicas são meramente simbólicas, duram duas semanas e depois ninguém se lembra mais.

Carlos Dias

14/07/2016 - 13h31

Bola fora do Tadeu… Vem cá, meu filho, e por que que você não cobra da Errondina que apoie Haddad em Sampa???
Dá um tempo. Viramos saco de pancadas.

Laura

14/07/2016 - 11h31

Discordo. Se quem votou em Erundina e demais esquerdas tivessem votado em Castro ele teria ido para o 2o turno. E isso importava e MUITO. Acho que Erundina e demais deviam ter RENUNCIADO a suas respectivas candidaturas e ter colocado CASTRO no 2o turno. Tudo teria sido diferente.

    Anderson

    14/07/2016 - 16h15

    Votar em Castro, do PMDB? O mesmo PMDB do governo ilegítimo de Michel Temer?
    Não força a barra, por favor!

Antonio Passos

14/07/2016 - 11h30

O PT se tornou o “patinho feio” para o colunismo “purista”. Não sei porque, isto me remete a junho de 2013. Eu gostaria de saber como votou o PSOL durante estes 13 anos do PT. O que fez o PSOL para ajudar a tirar 40 milhões da miséria. O que fez o PSOL para denunciar a farsa do mensalão. O que fez o PSOL para denunciar o GOLPE desde a sua origem e não agora que está se consumando. É muito fácil ser “purinho”, difícil e chegar ao poder e mudar o Brasil.

    Jst

    14/07/2016 - 13h31

    O PSOL apoiou as tais manifestações de 2013 que foram o ovo da serpente de tudo que está acontecendo agora. A nossa desgraça começou lá, com o apoio do PSOL.

    Ana Maria Schirmer

    15/07/2016 - 15h10

    O Psol me parece um anao com complexo de gigante.


Leia mais

Recentes

Recentes