Menu
, , , , ,

Michel Temer: as segundas intenções de um virgem no bacanal político do Brasil

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Por Tadeu Porto* (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho Hoje o jornal O Globo noticiou, sem dar muitos destaques naturalmente, que Eduardo Cunha intermediou encontros entre o então vice-presidente Michel Temer e o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. Nesse sentido se tem, no mínimo, uma relação institucional interessante. Por um lado, […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2015 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por Tadeu Porto* (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho

Hoje o jornal O Globo noticiou, sem dar muitos destaques naturalmente, que Eduardo Cunha intermediou encontros entre o então vice-presidente Michel Temer e o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.

Nesse sentido se tem, no mínimo, uma relação institucional interessante. Por um lado, um empresário réu confesso que superfaturou obras e abusou de apoio político para ganhar licitações e enriquecer cada vez mais; por outro lado, um (preste a ser ex) legislador que tem contas ilegais na Suíça, mentiu para o país inteiro numa CPI e é considerado, por muitos, o político mais corrupto do país; e por outro mais, completando esse tripé, temos um membro do executivo, presidente interino, que é …… um santo.

Isto é, no ciclo vicioso das doações empresariais tem-se o empresário com dinheiro (Azevedo, réu confesso), o parlamentar para legislar projetos de interesse do capital (Cunha, [quase] culpado) e o ex-presidente do partido que recebeu o doário (Temer).

Em outras palavras, o pobre Michel Temer está parecendo a personagem da premiada atriz Reese Witherspoon no filme Segundas Intenções (Cruel Intentions, 1999): uma reles inocente que se vê envolvida num triângulo amoroso com dois sociopatas criminosos.

O ex-presidente do PMDB chegou ao poder, por um golpe, justamente para “passar o Brasil a limpo” e “acabar com toda essa corrupção sistêmica e institucional, iniciada em 2003”. E agora vê seu nome ligado a acusações – que os astros ainda mostrarão serem levianas – de propinas no Porto do Santos, doações ilegais e reuniões investigadas pela Polícia Federal.

Nesse momento, o Brasil assiste apreensivo esse episódio: não é possível que o homem de unificação, o escolhido para dizimar a corrupção das páginas da história brasileira apareça em tantas acusações. É certo que o vice-presidente não só tem um certo “dedo podre” para ministros – cada hora um diferente aparece em alguma investigação – como também deposita suas tarefas difíceis na fé errada, mas isso não deve passar de azar, afinal, um político que usa mesóclise nunca será corrupto [jamais! São coisas incompatíveis].

Fico aqui pensando com meus botões: será que Michel é tão corrupto quanto Eduardo ou Otávio? Ou ele apenas cumpre seu dever constitucional dentro da lei, recorrendo ao parlamentares e empreiteiros, mesmo que criminosos, somente quando é necessário para o bem do povo brasileiro?

Bom, prefiro acreditar em segundas opções. Todavia, sou um milhão de pessoas diferentes de um dia para o outro e, nessa sinfonia doce e amarga que é a vida, minha opinião pode mudar de repente, como a trilha sonora de um filme.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

19/07/2016 - 22h35

MAIS MÍSSIL NO COLO IMUNDO DO LIBANÊS (A)MORAL NAZIGOLPISTA DO ‘CU(nha)’

$$$$$$$$$$$$$$$$$$

‘O Michel cansou de te esperar’, diz Eduardo Cunha a empreiteiro da Lava Jato

Nas mensagens pelo celular de Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, PF descobre referências a encontros que teriam sido realizados em abril de 2012 com o então vice-presidente da República.
(…)
O DIÁLOGO DE 2014 (A ORDEM DAS MENSAGENS ESTÁ DE BAIXO PARA CIMA)
(…)
Querendo agilizar a situação, Cunha então sugere que o empresário vá ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, encontrar com ele e com Temer. “Vc pode sair e ir ao Jaburu, me encontra e ao Michel se quiser”, afirma o deputado que ainda diz para o empreiteiro escolher a hora que quiser que ele “adaptaria” o resto.
(…)

FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-michel-cansou-de-te-esperar-diz-eduardo-cunha-a-empreiteiro-da-lava-jato/

Messias Franca de Macedo

19/07/2016 - 21h06

Tribunal Internacional pela democracia no Brasil e contra o golpe nazista – AO VIVO
Cadeia nestes canalhas abjetos!
https://www.youtube.com/watch?v=PTZGkX7zXvI

    Messias Franca de Macedo

    19/07/2016 - 21h38

    Michel Temer quer reforma política que tira partidos de esquerda do poder

    TER, 19/07/2016 – 18:05

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/temer-quer-reforma-politica-que-tira-partidos-de-esquerda-do-poder

      Messias Franca de Macedo

      19/07/2016 - 21h39

      Dois velhacos abjetos nazigolpistas sem voto – e pretendentes a usurpadores dos votos do honesto povo trabalhador brasileiro.
      Cadeia é pouco!
      Ah se a Turquia fosse aqui!
      http://f.i.uol.com.br/folha/poder/images/1613420.jpeg

        Messias Franca de Macedo

        19/07/2016 - 21h50

        … O LIBANÊS TEMERário/TEMERo$$$o (A)moral usurpador nazigolpista decorativo deve estar tratando com “o supremo gilMAU [seletivo!] acerca do programa ‘A Pinguela para o Passado’
        http://www.roquevereador.com.br/imgs/noticias/00348.JPG

          Messias Franca de Macedo

          19/07/2016 - 21h57

          … Mais motivos para o vampirão nazigolpista decorativo sorrir à beça!

          $$$$$$$$$$$$$$$$$

          MIRIAM BELCHIOR: A CAIXA AGORA É DOS RICOS

          Em entrevista ao site Conversa Afiada, a ex-ministra Miriam Belchior, que também presidiu a Caixa, comentou a decisão do governo interino de ampliar os financiamentos do bancos para imóveis de até R$ 3 milhões; “Tenho só a lamentar que um banco público como a Caixa mude a sua orientação e passe a fazer financiamento de um montante tão alto. Imagine o que é um imóvel de R$ 3 milhões, que se localiza, por exemplo, numa cidade como São Paulo. Quantos quartos ou suítes, quantas vagas de garagem. E a gente sabe que 80% do déficit habitacional do país fica na faixa de até três salários mínimos. O recurso sendo usado para imóveis de valor muito mais alto, enquanto que a população que mais precisa fica sem alternativa”, afirmou

          19 DE JULHO DE 2016 ÀS 19:28

          (…)

          FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/244850/Miriam-Belchior-a-Caixa-agora-%C3%A9-dos-ricos.htm

          Elena Osawa

          20/07/2016 - 06h08

          Michel Temer é libanês? Mas ele tem cara de português.


Leia mais

Recentes

Recentes