Menu

Midiática e mediúnica – Vidente da Globo faz golpistas anteciparem defesas

Foto: Marcos Oliveira por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho A Globo está inaugurando uma nova modalidade de jornalismo especializado, o mediúnico, que abre uma janela de oportunidades, em forma de tela de cristal líquido, para o golpismo apresentar justificativas e defesas antes mesmo que os escândalos venham a público. Eis […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Marcos Oliveira

por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho

A Globo está inaugurando uma nova modalidade de jornalismo especializado, o mediúnico, que abre uma janela de oportunidades, em forma de tela de cristal líquido, para o golpismo apresentar justificativas e defesas antes mesmo que os escândalos venham a público. Eis algumas das manchetes aparecidas na home do G1:

 

Serra será citado

?  Jardim: Serra será citado em duas delações (10/07)

 

Caixa 2 de Alckmin virá à tona

? Jardim: Caixa 2 para Alckmin virá à tona (17/07)

 

Delação pode atingir outro ministro

? Jardim: Delação pode atingir outro ministro (17/07)

 

Lendo as matérias, vislumbramos o que o futuro reserva para esses políticos – Alckmin irá “perder o sono”, Serra “terá um segundo semestre de cão”, Kassab “terá dor de cabeça com a delação da Odebrecht” – mas, o que é mais surpreendente, é que escutamos também, como no caso de Serra, justificativas ou defesas prévias para denúncias futuras, denúncias que sequer foram protocoladas ainda no presente.

É o que o jornalismo futurista nos dá de brinde com a antecipação de Serra:

José Serra dá uma resposta sucinta, sobre o conteúdo das delações: “Não cometi nenhuma irregularidade, tampouco autorizei terceiros a falar em meu nome”.

Por “terceiros”, Serra se refere a Márcio Fortes, ex-deputado federal do PSDB, que afirma ter sido seu interlocutor, melhor dizendo, seu intermediário, em relações com empresários e seus recursos financeiros.

A mesma estratégia será reeditada na Folha de São Paulo/UOL com 48 horas de atraso, mas essencialmente penetrada do mesmo visionarismo:

Serra UOL dia 12 de julho

Ninguém dirá que são visões bonitas de se ver, mas são um fato, estão ai. E nesse novo caso, nem foi preciso a Serra exercitar os neurônios para produzir uma nova explicação. Usou a anterior fazendo economia das palavras:

“Reitero que não houve irregularidades, nem existem interlocutores autorizados a falar em meu nome”.

Toda essa vidência e previdência, talvez aponte para perigos futuros. Se essa modalidade de jornalismo pegar, poderá criar um novo e lucrativo mercado: o da venda de investigações em curso na polícia federal para defesa prévia destinada a neutralizar efeitos futuros. Quanto um político corrupto não daria para, com base nos métodos investigativos financiados pelos recursos públicos do país (escutas, perícias, análises de documentos, etc.), receber um dossiê que antecipasse suas agruras no porvir?

Antes, a proverbial impunidade brasileira já passava uma borracha no passado, fazia o desfeito dos fatos, e nos entregava um político que até se ofendia, ou fingia se ofender, com qualquer menção às denúncias pretéritas – “isso são denúncias requentadas que já foram devidamente arquivadas”. Enfim, a dimensão do tempo passado era uma dimensão inexistente, quando o assunto era crimes, para tantos desses políticos exemplares do país.

Agora começamos a vislumbrar um futuro igualmente blindado. Como o modelo ideal das barrigas festejadas nas homes (barriga chapada, negativa, etc.), que não guardam uma grama de gordura deixada pelo passado, a barriga do tempo passa a ser agora liquidada pelos personal trainers da política. Nenhum lipídio remanescente dos festins e orgias gastronômicas com verbas públicas, seja do passado ou do futuro.

É bem possível que em tempos de golpe, em que passamos a observar um projeto de esfera pública democrática reduzido à ruínas por uma turba cujo passado, e o futuro, estão sempre vindo à tona de forma comprometedora – “Caixa dois virá à tona etc.” –, as técnicas de blindagem passem, cada vez mais, por modos de aniquilação do tempo, da memória e do futuro, isto é, de empobrecimento da justiça e da comunicação pública.

Bajonas Teixeira de Brito Júnior – doutor em filosofia, UFRJ, autor dos livros Lógica do disparate, Método e delírio e Lógica dos fantasmas, e professor do departamento de comunicação social da UFES.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Canhoto

20/07/2016 - 23h37

Esta foto nao denota um beijo, mas uma paixão comum entre os golpistas. Uma paixão pela nova realidade que irá nos retroceder 50 anos. É um golpe de falsas ideologias e resgate do totalitarismo que vira em 2017. Acompanhem, apesar que cabeças ainda irão rolar.

Rodrigo

20/07/2016 - 18h12

Aprendiz do mainardi, já faz a mesma coisa, para eles faz mais de 1 ano que estão prendendo o lula.

Messias Franca de Macedo

20/07/2016 - 15h41

A sentença do Tribunal Internacional Pela Democracia no Brasil AO VIVO
https://www.youtube.com/watch?v=M6RMpy0owI8

    Messias Franca de Macedo

    20/07/2016 - 16h34

    NÃO FOSSEM OS TIRANOS!

    Carrinho de rolimã,
    e pensávamos
    que erámos livres;
    chapéu de soldadinho,
    barquinhos de papel,
    atravessar o leito da vida
    sem nenhum atropelo

    E que bastariam
    asas,
    e voar,
    e voar,
    e voar,
    cataventos
    [coloridinhos]
    e nuvens doces

    Com um pouco de sorte
    – quando o relógio
    acertar os ponteiros –,
    em queda livre,
    cair ao céu!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Orgulho de ser nordestino!

      João Luiz Brandão Costa

      20/07/2016 - 18h32

      Viiige.! Sois poeta? Tá na moda.

Luiz Henrique Coelho Garcia

20/07/2016 - 13h47

O clássico levantar a bola para o fulano cortar. Ah, esse Jardim não se emenda mesmo.

Messias Franca de Macedo

20/07/2016 - 13h43

Um discurso para os tiranos nazigolpistas de hoje &$ sempre

$$$
“Aquele que mais lambe o patrão é o mais agressivo com a faxineira”
Por Leandro Karnal
https://www.youtube.com/watch?v=5fwq1u-7NbM

    Messias Franca de Macedo

    20/07/2016 - 13h48

    Pink Floyd -The Wall

      Messias Franca de Macedo

      20/07/2016 - 13h48

      https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w

        Messias Franca de Macedo

        20/07/2016 - 14h12

        … No vídeo imediatamente acima:
        “A Escola sem Partido que vá tomar no ‘CU(nha)’ do TEMERário/TEMERo$$$o dos Nazigolpistas!”
        Perdão pelas más palavras!


Leia mais

Recentes

Recentes