Menu

Com inflação em queda, BC está na prática elevando os juros há 12 meses

Banco Central decide elevar novamente os juros no Brasil Juros reais já subiram mais de 60% e ainda podem dobrar até o final do ano por Victor Hugo Tonin, no Jornal GGN Seria essa a manchete dos jornais se tivéssemos algo de imprensa livre no Brasil. Como não temos, todos os jornais estamparam a manchete […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Banco Central decide elevar novamente os juros no Brasil

Juros reais já subiram mais de 60% e ainda podem dobrar até o final do ano

por Victor Hugo Tonin, no Jornal GGN

Seria essa a manchete dos jornais se tivéssemos algo de imprensa livre no Brasil. Como não temos, todos os jornais estamparam a manchete que interessa aos seus senhores: os grandes bancos e especuladores. Estamparam que a taxa de juros estaria estável, no mesmo patamar há 12 meses. Mas a verdade é que ao manter os juros nominais com queda significativa da inflação o Banco Central está decididamente elevando os juros reais nas últimas cinco reuniões do Copom.

fotor1

Os economistas e os jornalistas, seus principais cúmplices, sabem muito bem disso. Por que então não se divulgam os dados reais? Na verdade, o Banco Central vem promovendo uma política de elevação das taxas reais de juros desde janeiro deste ano. No acumulado dos seis primeiros meses a taxa real de juros cresceu quase 60%. Um verdadeiro programa de aceleração do rentismo!

fotor2

Se a taxa nominal de juros se mantiver neste mesmo patamar até o final do ano Ilan terá alcançado a proeza de dobrar a taxa de juros reais num país em grave recessão. Isso porque a previsão dos próprios rentistas é de que o IPCA feche o ano de 2016 em 7, 21%, segundo o relatório Focus do Banco Central, também divulgado hoje. Mantida a Selic em 14,25% isso significa que passaremos de uma taxa de juros real de 3,20 para 6,57% aa. E assim vamos nos distanciando cada vez mais assumindo a liderança isolada das taxas de juros mundiais, seguidos de longe pela Indonésia (2,95%), Rússia (2,79%) e China (2,40%).

temer-sem_crise

-Não fale em crise, trabalhe! – Mas aonde???

Segundo a ata do Comitê divulgada hoje o principal motivo em manter a Selic no mesmo patamar seria a queda lenta da inflação causada principalmente pela alta dos preços dos alimentos. Segundo o raciocínio ortodoxo elevar a taxa de juros estimula as pessoas a pouparem em vez de gastarem. Isso reduziria a demanda e com isso os preços. Nessa lógica, o povo brasileiro deve deixar de consumir alimentos até que seus preços caiam. Mas com fome ninguém consegue poupar (lição elementar, mas ausente nos manuais de economia), logo a única maneira de fazer esse povo parar de consumir é elevando o desemprego, reduzindo salários, benefícios e direitos. Parece mentira, mas é justamente nisso que aposta o Banco Central:

Por outro lado, o processo contínuo de distensão do mercado de trabalho e a desaceleração significativa da atividade econômica podem, a princípio, produzir uma desinflação mais rápida (por exemplo, no setor de serviços) do que a refletida nas expectativas de inflação medidas pela pesquisa Focus e nas projeções condicionais produzidas pelo Copom.”(Ata do Copom, p.4)1

ilan_goldfan-aceno

Adeus empregos…

Na prática, no jogo real da luta de classes, isso significa que os privilegiados que recebem rendimentos de títulos do tesouro ou lastreados pela taxa Selic dobrarão seu poder econômico, enquanto a massa de trabalhadores brasileiros sofrem com o desemprego e com a corrosão dos salários. Esse é o objetivo da política monetária do governo ilegítimo: elevar os ganhos dos banqueiros e rentistas, aumentar os privilégios, aprofundar o grau de parasitismo da economia brasileira enquanto de outro lado continua achatando os salários e retirando direitos aprofundando ainda mais a desigualdade social e econômica da nação.

Vitor Hugo Tonin – Doutorando em Desenvolvimento Econômico na Unicamp, membro da direção nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e militante das Brigadas Populares.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eliane Pereira da Silva

28/07/2016 - 09h58

(Hoje COMEÇANDO pela CESTA BÁSICA tá MUITO DIFÍCIL p/ #ASSALARIADOS, e o SALÁRIO NÃO compra MAIS o Básico p/ se alimentar .E, ainda temos os “CORTES” q/ está cortando “NA CARNE DOS MAIS POBRES”, desse país). __ Nos Últimos (“1 5 anos”) o “Governo Brasileiro” buscou mesmo c/ todas as #Oposições “investir um pouquinho mais na BASE da PIRÂMIDE”.__ (FATO).__ E, como os “Jornalismos Sociais” insiste em falar ,((“Empreender negócios para as pessoas que estão na “base da pirâmide”. Criar produtos e serviços “acessíveis” às pessoas na base da pirâmide. Melhorar a experiência de consumo e as condições de vida das pessoas na base da pirâmide.”)) ou seja: (dos mais pobres). __ “REFLETE #CRESCIMENTO DENTRO DO PAÍS”. ((Porque o DINHEIRO GIRA DENTRO do país)). __ Lembrem-se: “Que os do TOPO das Pirâmides” TIRAM E #LEVAM DAQUI, “do nosso BRASIL” e (VÃO #OSTENTAR FORA) .__ É isso “A distensão do mercado de trabalho e a Desaceleração Significativa da Atividade Econômica”. __ #Políticos e Grandes #Empresários daqui __ só fazem o dinheiro Brasileiro GIRAR e ACRESCENTAR #MAIS, nos países mais (RICOS). Acrescenta p/ o (DOLLAR) p/ o (EURO)… (Do Brasil “eles” só “TIRA”). __”FATO COMPROVADO”.


Leia mais

Recentes

Recentes