Menu

Ex-secretário de Justiça do governo Dilma é eleito para dirigir Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Comissão Interamericana de Direitos Humanos elege brasileiro Paulo Abrão como novo secretário executivo Abrão também é presidente da Comissão de Anistia e ex-secretário nacional da Justiça do Brasil; CIDH recebeu mais de 90 postulações para cargo no Opera Mundi A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) elegeu nesta quarta-feira (27/07) o brasileiro Paulo Abrão como […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comissão Interamericana de Direitos Humanos elege brasileiro Paulo Abrão como novo secretário executivo

Abrão também é presidente da Comissão de Anistia e ex-secretário nacional da Justiça do Brasil; CIDH recebeu mais de 90 postulações para cargo

no Opera Mundi

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) elegeu nesta quarta-feira (27/07) o brasileiro Paulo Abrão como novo secretário executivo, substituindo o mexicano Emilio Álvarez Icaza Longoria.

Em comunicado, a CIDH informou que propôs a nomeação de Abrão ao secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) — da qual a comissão faz parte —, Luis Almagro, e que este o designou para ocupar o posto por um período de quatro anos.

Abrão também é secretário executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul e presidente da Comissão de Anistia do Brasil, assim como foi responsável das políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura brasileira. Além disso, ele já foi presidente do Comitê Nacional para Refugiados e do Comitê Nacional contra o tráfico humano no Brasil e, no governo Dilma Rousseff, ocupou o cargo de secretário nacional de Justiça (2011-2014).

A CIDH recebeu mais de 90 postulações, entre as quais elegeu cinco finalistas: Elizabeth Abi-Mershed, dos Estados Unidos; Renzo Pomi, do Uruguai; Michael Reed-Hurtado, da Colômbia; Lisa M. Shoman, de Belize, e o próprio Abrão. Antes da seleção final, a comissão entrevistou os finalistas na sede da instituição, em Washington.

Segundo a CIDH, os critérios básicos para escolher o secretário executivo incluem independência e autoridade moral, experiência e reconhecida trajetória em direitos humanos.

Abrão substituirá Longoria oficialmente em 15 de agosto, quando se encerra o mandato do atual secretário.

*com Agência Efe

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Oliveira

28/07/2016 - 08h58

Ficaria preocupado se o petista tivesse sido para uma comissão interamericana de combate á corrupção, mas de direitos humanos ainda dá para o pt eleger alguém !

Marivane

27/07/2016 - 21h38

AINDA BEM

    Alexandre Oliveira

    28/07/2016 - 09h26

    Ainda bem que não foi para a comissão interamericana de combate à corrupção !

Ubiracy Figueiredo

27/07/2016 - 19h30

Que boa noticia! A esperança na construção de um mundo mais justo continua firme e forte.

    Alexandre Oliveira

    28/07/2016 - 09h26

    Que boa notícia que não foi para a comissão interamericana de combate à corrupção !

Pinheiro –

27/07/2016 - 18h44

PT e essa corja de “Direitos Humanos”, só se destacam nisso mesmo. Alguem de direitos humanos defende as VITIMAS DE VERDADE ? Que são os cidadãos de bem que BANDIDOS matam e deixa a familia em total desagraça. Quero ver o dia em que alguem de esquerda do Brasil se destacar na area economica mundial…

    João Ostral

    27/07/2016 - 19h46

    É bem certinho, os fascistas são invariavelmente os apoiadores do golpe. Leiam as pérolas da figura…

    Atineli

    27/07/2016 - 20h07

    Nossa ignorância ilimitada

    Leopoldo Pereira

    27/07/2016 - 22h59

    Relinchês só no site da G1. Grato.


Leia mais

Recentes

Recentes