Menu

Um dia após acionar a ONU, Lula recebe o troco; Justiça Federal aceita denúncia e ele vira réu

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Acusado de tentar evitar delação premiada de Nestor Cerveró, Lula vira réu no Conjur O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília Ricardo Leite aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Delcídio do […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O juiz federal Sergio Moro participa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado de audiência pública sobre projeto que altera o Código de Processo Penal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Acusado de tentar evitar delação premiada de Nestor Cerveró, Lula vira réu

no Conjur

O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília Ricardo Leite aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Além deles, também respondem à ação penal o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o fazendeiro José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

Todos eles são acusados de tentar obstruir a Justiça por meio da compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró enquanto ele negociava acordo de delação premiada com a força-tarefa da operação “lava jato”. A decisão vem após o MPF aditar a denúncia nessa quinta-feira (28/7) para ampliar a descrição dos fatos e as provas.

Os fatos denunciados motivaram aprisão, no ano passado, de Delcídio. A prisão foi embasada por uma gravação apresentada à Procuradoria-Geral da República por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor. Segundo a procuradoria, o senador ofereceu R$ 50 mil por mês para a família de Cerveró e mais um plano de fuga para que o ex-diretor deixasse o país. Já Lula foi acusado por Delcídio, em depoimento de sua delação, de atuar em conjunto com Bumlai e Esteves para com interesse de “esconder fatos ilícitos” que os envolvia.

Por isso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu denúncia no Supremo Tribunal Federal contra Lula, Delcídio, Esteves, Ferreira, Ribeiro e os Bumlai. Porém, quando Delcídio perdeu o mandato de senador, o ministro Teori Zavascki remeteu o caso para a Seção Judiciária do Distrito Federal.

Na ocasião, ele não acolheu o pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que os autos fossem encaminhados à 13ª Vara Federal de Curitiba, por entender que os fatos não têm pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes investigadas no âmbito da Petrobras pela operação “lava jato”.

Clique aqui para ler o recebimento da denúncia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luís CPPrudente

29/07/2016 - 20h57

É mais um juiz que pretende ficar nos holofotes da Rede Golpe de Televisão, para isto precisa esse juiz precisa transformar o Lula em réu e arrolar todas as informações produzidas pela imprensa do PIG como provas fundamentais contra Lula.

Roberto Das Graças Alves

29/07/2016 - 19h25

curioso. em 15.07 o mesmo juiz declinou de sua competência, da 10ª, por especialização. pela movimentação houve redistribuição para a 2ª Vara e quando do retorno dos autos do MPF, talvez por “engano” o juiz tido como incompetente “aceitou” a denúncia. merece verificação !


Leia mais

Recentes

Recentes