Menu

Autoimperialista, o Brasil volta-se contra o próprio Brasil

por Laura Carvalho, na Folha No artigo “Escracho, publicado em 26/7 nesta Folha, a jornalista Eleonora de Lucena alertou-nos de forma brilhante para o “tiro no pé” da elite brasileira, que hoje “abandona qualquer esboço de projeto de país”. Eventos recentes parecem remeter-nos a uma sina nacional. Em livro recém-publicado, Benjamin Moser já observava que […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Laura Carvalho, na Folha

No artigo “Escracho, publicado em 26/7 nesta Folha, a jornalista Eleonora de Lucena alertou-nos de forma brilhante para o “tiro no pé” da elite brasileira, que hoje “abandona qualquer esboço de projeto de país”. Eventos recentes parecem remeter-nos a uma sina nacional.

Em livro recém-publicado, Benjamin Moser já observava que “o imperialismo –autoimperialismo, um país conquistando-se a si mesmo, invadindo-se a si mesmo– conferiu à história brasileira uma homogeneidade singular. Como algumas doenças autoimunes –lúpus, por exemplo– fazem com que o corpo ataque suas próprias células saudáveis, há países que se voltam contra si próprios”.

Ao contrário dos países imperialistas cujos adversários são estrangeiros, “a ameaça, no Brasil, era sempre interna. (…) O Brasil invadia-se a si mesmo”.

A experiência do país em meados dos anos 2000, quando a redução das desigualdades salariais e o crescimento econômico retroalimentavam-se em um círculo virtuoso –que beneficiou não apenas os mais pobres mas também as elites–, não parece mesmo ter sido suficiente para convencê-las de uma vez por todas de que a democracia e a inclusão social rendem bons frutos.

Pior. Das desonerações e subsídios do primeiro mandato ao ajuste fiscal no segundo, o governo Dilma cumpriu à risca a lista de exigências das elites, que só fazia aumentar. Nem o desemprego galopante e a queda rápida dos salários dos trabalhadores menos qualificados ajudaram a resgatar o país de seus captores. Os patos, ao contrário, continuaram multiplicando-se na av. Paulista e no Eixo Monumental.

Se conseguir livrar-se de uma certa síndrome de Estocolmo, a esquerda brasileira pode aproveitar-se da derrota histórica para unir-se à autocrítica feita hoje por muitos social-democratas no mundo.

Ao tratar de ameaças como o crescimento da extrema direita na Europa ou da candidatura de Donald Trump nos EUA, Dani Rodrik, professor de economia política na Harvard Kennedy School, alertou em artigo publicado em 18/5 no jornal “Valor Econômico”: “A economistas e tecnocratas de esquerda cabe grande parte da culpa (…), cederam muito facilmente ao fundamentalismo de mercado e incorporaram seus princípios centrais”.

No paradoxo apontado pelo economista, “ondas anteriores de reformas de esquerda –keynesianismo, social-democracia, Estado de bem-estar– salvaram o capitalismo de si mesmo e na prática tornaram-se, a si mesmas, supérfluas”. Algumas décadas depois, após o evidente fracasso da hiperglobalização –muitas vezes aprofundada por governos ditos social-democratas– em solucionar conflitos inerentes ao capitalismo, Rodrik defende uma nova resposta econômica programática da esquerda como única saída para sanar as divisões na sociedade.

“A boa notícia é que o vácuo intelectual da esquerda está sendo preenchido, e não há mais nenhuma razão para acreditar na tirania do ‘não há alternativas'”, conclama.

Economistas progressistas de dentro e de fora do mainstream vêm trabalhando em propostas cada vez mais radicais, algumas das quais foram incorporadas até mesmo na plataforma de Hillary Clinton, graças à força da candidatura de Bernie Sanders nas primárias norte-americanas. Democratas de todo o mundo: uni-vos!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

katz22b

05/08/2016 - 01h10

Já disse o grande Aldir Blanc, na voz na Elis:
“O brazil não conhece o Brasil
O brazil tá matando o Brasil…”

Ricardo Oliveira

04/08/2016 - 20h59

Nossa esquerda está estagnada, sucumbiu ao prazer do poder e do dinheiro, os partidos tem donos e não se oxigenam, o governo da esquerda entregou o coração da política aos abutres neoliberais cedendo e fazendo qualquer coisa para continuar governando, faltou um projeto de país a longo prazo bem embasado na sociedade, faltou estratégia, humildade, verdade, agora nas eleições vem a conta, nunca os partidos de esquerda estiveram tão longe dos movimentos sociais, foi perdido o bonde da história e se municiou o inimigo, na política se negocia com o contrário mas não se compactua com o inimigo.

    Rodrigo

    04/08/2016 - 21h08

    Eu concordo contigo, mas enquanto fazemos reflexao, Fora Temer e Fora Globo, ja seria um enorme passo para sairmos desta encruzilhada.


Leia mais

Recentes

Recentes