Menu

A quinta ameaça de Cunha a Michel Temer – A parábola dos cinco amigos

(Foto: André Coelho) Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho Eduardo Cunha faz mais uma ameaça a Temer. Como as demais, essa também foi pública. Saiu hoje estampada em letras vermelhas na home do G1. É verdade que Lauro Jardim, claro, diferente do Estadão que pareceu estar servindo de mural para […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: André Coelho)

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista de política do Cafezinho

Eduardo Cunha faz mais uma ameaça a Temer. Como as demais, essa também foi pública. Saiu hoje estampada em letras vermelhas na home do G1. É verdade que Lauro Jardim, claro, diferente do Estadão que pareceu estar servindo de mural para Cunha afixar suas ameaças, nos convence de estar apenas repassando coisas tal qual ocorreram atrás das cortinas do Jaburu. Do infausto Palácio do Jaburu.

Aliás, é interessante que a quinta ameaça apareça na forma da parábola dos cinco amigos.

Seja como for, Lauro Jardim, ao abrir as portas da Globo para um recado de Cunha, nos dá uma janela para vislumbrar as engrenagens íntimas da pós-Nova República. Ou da neoNova República, com seu cortejo de indignidades misturadas com sabedoria ancestral. Vazada no puro estilo old testament, a nova ameaça de Cunha contra Temer vem embalada em finíssimo papel bíblia na forma de uma bela parábola. A parábola dos cinco amigos, inventada por ele mesmo, o profeta Eduardo Cunha. Reproduzimos:

Matéria completa

 

Há onze dias, no artigo A ‘cunhalada’ pelas costas, apontamos uma a uma as quatro ameaças que já tinham sido endereçadas por Eduardo Cunha a Temer. Vamos relembrá-las:

 

Em 08 de maio de 2016:  

No blog de Anthony Garotinho foi postada uma das pérolas da oratória sacra de Cunha, que entre outras joias do estilo, trazia essa:  “Se eu for abandonado não vou sozinho para o sacrifício. É bom que alguém diga a Michel (Temer) e a (Romero) Jucá que eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou.”

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=21222

 

Em 20 de abril:

Matéria no Estadão informava em detalhes as manobras de Cunha para minar a tentativa de Temer de ampliar seu poder junto aos deputados na Câmara. A matéria tinha o título: Ameaça a Temer é plano B de Cunha para se salvar.

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ameaca-a-temer-e-plano-b-de-cunha-para-se-salvar,10000027129

 

Em 12 de Junho:

Em nova ameaça dirigida ao interino Michel Temer, Cunha diz que se cair levará junto, num grande abraço de afogados, 150 deputados.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/237789/Cunha-amea%C3%A7a-Temer-se-cair-leva-150-deputados.htm

 

02 de agosto:

O Estadão publica matéria em que Eduardo Cunha aparece preparando um dossiê sobre seus aliados políticos (leia-se, Michel Temer).

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cunha-prepara-dossie-sobre-seus-aliados-politicos,10000066375

 

Em qualquer outro lugar essa briga de gangsters a céu aberto, levaria os dois para a cadeia. Mas aqui, em que a própria esquerda assiste a essas ocorrências como os antigos agregados, acocorados, assistiam às desavenças dos seus patrões, com um íntimo prazer de testemunhar o circo pegando fogo, embora o primeiro fundilho a arder terminasse invariavelmente sendo o deles, não há muito que se esperar.

Se não existe moralidade pública, não existe judiciário, nem o menor vestígio de estrutura política verdadeira no país, em especial no Congresso, não existe instituição alguma que possa reagir diante desse quadro. Aliás, esse quadro é o testemunho de que a vida institucional do país foi liquidada a partir de cima.

Quem espera o cataclismo final, efeito de uma ruptura trágica e de denuncias de um Cunha desvairado, parece que pode esperar acocorado.

O que nos resta é acompanhar e documentar o que está acontecendo diante dos nossos olhos. E observar, na prática, a lei das mensalidades que mencionamos nos artigo anterior: a cada mês, com pontualidade britânica, Eduardo Cunha, como bom cobrador, aparece na porta de Michel Temer com as promissórias nas mãos. Já se tornou íntimo dos porteiros do Jaburu. Do infausto palácio do Jaburu.

Bajonas Teixeira de Brito Júnior – doutor em filosofia, UFRJ, autor dos livros Lógica do disparate, Método e delírio e Lógica dos fantasmas, e professor do departamento de comunicação social da UFES.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

14/08/2016 - 20h24

continuando. Não creem mais NELA?

marco

14/08/2016 - 20h23

Sr.Bajonas.Justa a crítica aos acocorados ” ESQUERDISTAS ” de nosso tempo,inda que eu não saiba ainda definir,por que Esquerdistas,se muitos ou a maioria,são destros ,mas como não sou da DIREITA E NEM CENTRO,mas simpatizante de coisas mais ousadas,quero propor-lhe quem sabe; VAMOS PROPOR A REVOLUÇÃO SOCIALISTA? Ou o senhor,como muitos nõ ESQUERDISTAS e todos os ESQUERDISTAS

Octavio Pires

14/08/2016 - 19h03

Tenho muita desconfiança sobre a cassação do Cunha. Acho que o cara vai sair dessa numa boa. Basta lembrar que o número de deputados que votou o afastamento da Dilma, aquela coisa danada, é o mesmo número que elegeu o Cunha. E todos devem a ele, segundo todos blogs e mesmo o PIG informam.

Marcelo

14/08/2016 - 17h14

Não existe briga. Eles são comparsas de longa data. Não nos iludamos, isso é jogo de cena.

Messias Franca de Macedo

14/08/2016 - 16h23

… Mais uma etapa pró-golpe, eleição indireta em 2017 e parlamentarismo meia-boca em 2019!
Neste ínterim os(as) maloqueiros(as) do Congresso ‘NAZIonal’ forjarão “a Lei da Anistia ‘delles’ mesmos(as)”!
Incluam-se a dupla ‘TEMer-Cunha’ &$ os(as) integrantes do atual ‘miniSTÉRIO’ dos(as) ‘Honoráveis Bandidos(as)’ do interino Vampirão usurpador decorativo!
A [mega]bandidagem das criminosas instituições ‘braZ$&leiras’ não conhecem o limite do fundo do fundo do fundo da IMUNDÍCIE!
Sim, somente uma guerra civil poderá nos salvar!

$$$$$$$$$$$$$$$$$

DELAÇÃO DA ODEBRECHT SÓ EM NOVEMBRO É PRESENTE PARA TEMER

Adiamento da delação premiada mais aguardada do País favorece o presidente interino, que é citado diretamente por Marcelo Odebrecht por ter recebido R$ 11 milhões da construtora em dinheiro para o PMDB; conclusão do acordo entre a empreiteira e a força-tarefa da Lava Jato não deve ser mais em setembro, mas em novembro, depois da votação do impeachment, mas não elimina a instabilidade; além de Temer, também foram citados na delação o chanceler interino José Serra e o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil

14/08/2016

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/249656/Dela%C3%A7%C3%A3o-da-Odebrecht-s%C3%B3-em-novembro-%C3%A9-presente-para-Temer.htm

    Messias Franca de Macedo

    14/08/2016 - 16h33

    ajuste:
    …A [mega]bandidagem das criminosas instituições ‘braZ$&leiras’ não conhece o limite do fundo do fundo do fundo da IMUNDÍCIE!

      Messias Franca de Macedo

      14/08/2016 - 18h21

      … Se o golpe mais vagabundo da história mundial for consolidado não haverá eleição presidencial em 2018!
      No máximo, os nazigolpistas/[mega]corruptos &$ infames antinacionalistas implantaram um parlamentarismo meia-boca comandado pelo GÂNGSTER ‘CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’!
      Simples assim!
      E ‘nois’ não mais teremos ‘amanhã’!
      Complexo assim!
      Cucarachas (baratas) é o nosso nome comum!
      Neste tópico, os nossos algozes estadunidenses genocidas estão corretíssimos!…

Antonio Passos

14/08/2016 - 15h04

A esquerda brasileira, toda ela não apenas os políticos, passou os últimos dez anos brincando de comissão da verdade, enquanto a ditadura voltava aos poucos. Quando José Dirceu e Genoino foram presos já estávamos fora estado direito e ninguém falou NADA, ainda estavam debatendo a lei da anistia de quarenta anos atrás. Agora está tudo extremamente difícil, a dura realidade é que grandes camadas da população apóiam este golpe, como apoiaram 64, seduzidas pela mídia e também por um viés cultural de direita que é a grande tragédia nacional.

Jonas Reis da Cruz

14/08/2016 - 12h18

“…Em qualquer outro lugar essa briga de gangsters a céu aberto, levaria os dois para a cadeia.”Disse tudo.Mais aqui no País dos Coxinhas…

    Nando Oldenburg

    14/08/2016 - 20h27

    E dos covardes também. Só uma revolução popular, uma guerra civil, poderá nos purificar de toda a imundície. Só um movimento totalmente traumático para zerar tudo e recomeçar do zero.


Leia mais

Recentes

Recentes