Menu

PMDB articula exclusão de Freixo na Band

Debate na Band entre os candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2012 (Foto: Metro) por Marcelo Salles* A Band fará o primeiro debate entre candidatos que disputam o cargo de prefeito do Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 25. Para tanto, foram realizadas diversas reuniões com as assessorias dos candidatos. Pela lei de […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Debate na Band entre os candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2012 (Foto: Metro)

por Marcelo Salles*

A Band fará o primeiro debate entre candidatos que disputam o cargo de prefeito do Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 25. Para tanto, foram realizadas diversas reuniões com as assessorias dos candidatos. Pela lei de Cunha, a emissora é obrigada a convidar todos os candidatos cujas coligações tenham “mais de nove deputados federais” e pode convidar outros desde que 2/3 desses obrigatórios concordem.

Pois bem. A Band convidou o candidato Marcelo Freixo, que está em segundo lugar nas pesquisas. Os sete que possuem presença garantida tiveram que deliberar. E eles votaram da seguinte forma: sim para Freixo (Jandira, Crivella, Molon e Osório); não para Freixo (?#?pedropaulobatemasnaodebate?, Índio da Costa e Bolsonaro).

Para ser aprovado eram necessários cinco votos dos sete. Diante do quadro, a Band fez nova consulta, perguntando quem concorda com todos os candidatos registrados – são onze. Disseram sim Jandira, Molon, Crivella, Bolsonaro e Índio da Costa. E votaram não #pedropaulobatemasnaodebate e Osório.

Então a Band decidiu fazer o debate com os onze. Chamou uma reunião com todos os partidos/coligações que registraram candidaturas, que aconteceu sexta-feira (19) na sede da emissora. As regras foram apresentadas a todos, em detalhes. Após o comunicado, a assessoria de Índio da Costa pediu a palavra.

Disse que não estava entendendo o que aconteceu, que saiu da reunião anterior achando que o debate seria apenas entre os sete. Abriu uma discussão sobre a redação da ata. Alegou que o texto permitia diversos entendimentos. Mas a ata era clara, defendeu a assessoria de Freixo: somam 5 dos 7 os que defendem a participação do deputado do PSOL ou debate entre os 11, e como a lei faculta à emissora o direito de convidar quem ela quiser, a Band havia decidido fazer com os 11.

A Band colocou em consulta o documento. A representação de #pedropaulobatemasnaodebate fez coro. E a Band abriu nova votação, com a pergunta específica sobre a participação dos 11. O representante do Índio fez de tudo para que o processo deliberativo fosse feito apenas na presença de sete assessorias. Queria que os representantes das candidaturas que não se enquadram na lei do Cunha não assistissem ao processo.

Mas a Band achou que não seria adequado que ninguém saísse. Então os representantes de Índio e #pedropaulobatemasnaodebate reuniram-se a sós numa salinha, que serve como metáfora para o que vem acontecendo no Rio nas sucessivas gestões do PMDB.

O resultado da votação para a participação dos onze candidatos foi o seguinte. Disseram sim Molon, Jandira, Crivella e Bolsonaro (este por facetime, sendo o último a votar, quando já estava certo que não era mais possível chegar aos 5 votos). Disseram não #pedropaulobatemasnaodebate, Índio e Osório.

Ao fim e ao cabo de todo esse processo, ficou claro que o maior interessado em retirar Freixo do debate é o PMDB de #pedropaulobatemasnaodebate. Índio foi apenas massa de manobra. Sua candidatura é inexpressiva, servirá apenas como linha auxiliar do candidato do partido golpista. Os outros que garantiram a exclusão de Freixo foram Bolsonaro e Osório.

Bolsonaro foi enquadrado pelo partido, o PSC, pois nas primeiras reuniões votou sim para Freixo, e no final os advogados do partido impuseram a condicional de que o sim deveria valer apenas para os 11. Curte a fama de valentão mas foge ao debate.

A parte quente da campanha ainda não começou. Começará na semana que vem com a cobertura diária das emissoras e o horário eleitoral em rádio e tevê, passando pelas sabatinas e debates. Os que roubaram o Rio de Janeiro do povo querem tornar #pedropaulobatemasnaodebate prefeito. Estão investindo pesado. A máquina do PMDB – a mesma do golpe de Estado contra Dilma – vai fazer com que seu candidato cresça nas pesquisas. Além disso, querem aniquilar a candidatura com maior densidade eleitoral no campo progressista.

Essa máquina terá de conviver com o ônus de retirar do debate o candidato em segundo lugar nas pesquisas. As pessoas vão querer saber a razão. A imprensa carioca não fala de outra coisa. Freixo foi destaque a semana inteira nos jornais, rádios e tevês locais, além das redes sociais. No dia do debate estará na Cinelândia e comentará, ao vivo pelas redes sociais, o que falarem na Band. A própria Band enviará equipe para cobrir o ato público. O debate, em si, atinge 4 pontos de audiência, o equivalente a 120 mil domicílios. Por ter sido retirado do debate, Freixo já teve mais mídia do que toda essa audiência.

Ou seja: a estratégia do PMDB pode ter saído pela culatra. Porque além de não garantir menos mídia ao político que mais temem no Rio, terão de arcar com o ônus de colarem em seu candidato, o #pedropaulobatemasnaodebate, a fama de covarde. E esse é um perfil que o carioca tradicionalmente não elege para cargos executivos.

*Marcelo Salles é jornalista

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Pazó

21/08/2016 - 16h52

Obrigado Band por escolher meu candidato.
#VotoNosExcluidos

Dilson Magno

21/08/2016 - 12h29

O TCU é um órgão repleto de contadores de Luxo, sem querer desmerecer a classe, mas sabiam que um número grande dos secretários do TCU são engenheiros, advogados, oriundos da classe media-alta que tiveram as melhores universidades, e por terem medo de enfrentar a competição do setor privado, passaram em concursos pra serem contadores de luxo, é claro que optaram por melhores salários e cargos vitalícios. Eles alem de terem empregos públicos, vão viver sem a ameaça da competição do setor privado e pasmem são geralmente a favor do neoliberalismo, ou seja, viva a terceirização para os pobres e deixem nos aqui nos cargos bem pagos com dinheiro publico, e sem nunca perderem o emprego. Estes são nossos coxinhas liberais, liberais para os outros, mas para eles, mamata, dinheiro publico e cargo vitalício. Estes são os contadores de luxo do TCU. Eles sabem que contadores do DETRAN podem fazer o trabalho deles, ate porque só usam as 4 operações. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nem todos, mas muitos coxinhas liberais e tucanos povoam aquele circo.

    paulo baez

    21/08/2016 - 16h26

    O que tem a ver esse seu comentário estupido com o objeto da reportagem? Depois reclamam que aparecem posts mal educados criticando comentários, sem levar em consideração aquilo que é descabido e fora de contexto! Ao invés de vir aqui descarregar sua frustração muito provavelmente por sua própria incompetência, procure algo mais util para fazer!


Leia mais

Recentes

Recentes