Menu

Obrigado Lava Jato: maior empresa nacional de engenharia pode quebrar

Moody’s reduz rating da Odebrecht Engenharia para B3, alerta para novos cortes   na Reuters SÃO PAULO (Reuters) – A agência de classificação Moody’s cortou nesta segunda-feira que o rating global atribuído à Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), para B3, de B2, e afirmou que a nota segue em revisão para possível rebaixamento adicional. “O […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Moody’s reduz rating da Odebrecht Engenharia para B3, alerta para novos cortes

 

na Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – A agência de classificação Moody’s cortou nesta segunda-feira que o rating global atribuído à Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), para B3, de B2, e afirmou que a nota segue em revisão para possível rebaixamento adicional.

“O rebaixamento dos ratings reflete a percepção da Moody’s de aumento do risco de crédito para a OEC devido à evolução do perfil de liquidez da companhia e riscos reputacionais em meio às incertezas de negócios e um ambiente desfavorável para investimentos em infraestrutura na América Latina”, disse a agência.

Segundo a Moody’s, apesar da ampla experiência da Odebrecht em construção e do sólido histórico de execução em complexos projetos de engenharia, a vantagem competitiva da companhia tem sido gravemente impactada pelas atuais alegações de corrupção.

A OEC é controlada pela holding Odebrecht S.A., que é alvo da Lava Jato, operação que investiga o envolvimento da companhia num escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras PETR4.SA.

“O prolongado processo de investigação resultou em enfraquecimento na confiança dos investidores e menor disponibilidade de financiamento para os projetos do grupo”, afirmou a avaliadora de riscos.

A Moody’s citou a queda de 11 por cento no volume de projetos da OEC no primeiro trimestre, após já ter tido queda de 17 por cento em 2015.

Esta redução mais recente no estoque de projetos foi acompanhada de um consumo de caixa de 600 milhões de dólares, afirmou a agência, após ter tido uma redução de 1,9 bilhão de dólares do caixa em 2015.

“O perfil de crédito e a posição de liquidez da companhia deterioraram até o primeiro trimestre de 2016 mais rápido que o antecipado pela Moody’s, e vemos um espaço limitado para recuperação da geração de caixa no restante deste ano”, disse a agência.

(Por Aluisio Alves)

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roberto Pivante

24/08/2016 - 16h33

Os contratos da OEC representam na lava jato representam apenas 5% do volume de contratos da empresa. A OEC é a MAIOR empresa de engenharia do MUNDO. Nas revistas de engenharia ela está disparadamente na frente das outras, na América Latina ela é 30 vezes maior que a segunda colocada.

Leandro Torreal

24/08/2016 - 12h47

a Odebrecht tava roubando nos contratos?
sim.
então se ela quebrar é porque estava dependente da corrupção.
e se estava dependente, não é uma empresa que tenha algum valor real no mercado.
que quebre.
outras vão ocupar seu lugar.

    Jst

    24/08/2016 - 14h03

    Burro velho. A Odebrecht concorria com as maiores empreiteiras do Mundo e executava obras em vários países do mundo. Só um bando de idiotas quebra uma empresa dessas e bando de idiotas é o que não falta no MPF.

      Leandro Torreal

      24/08/2016 - 14h20

      quem defende corrupto é bandido, Jst.
      então vc defende que a Odebrecht seja inimputável?
      que ela possa cometer os crimes que quiser?
      és um real defensor do PT.
      na sua opinião, Odebrecht pode roubar.
      lamentável.
      sinto vergonha por vc.

        Marcos

        24/08/2016 - 15h39

        Largue de ser doente, quem deveria arcar com as punições são os diretores e empresários da mesma que realizavam os atos de corupção!! Não deveria-se nunca punir a empresa ao todo junto de centenas de milhares de trabalhadores da mesma devido ao erro grotesco de alguns nas cupulas superiores; sua forma de pensamento é ridicula!!

    Roberto Pivante

    24/08/2016 - 16h31

    os contratos da OEC investigados pela lava jato representam apenas 5% do faturamento da empresa. A OEC é grande como o Brasil.

      Leandro Torreal

      24/08/2016 - 16h36

      sim, é um conglomerado de empresas.
      muitas delas nem estão sendo investigadas.
      mas que a empresa pague, de acordo com a lei.
      onde estiverem roubando.
      não me interessa o tamanho da empresa.

    enio pires

    24/08/2016 - 17h00

    usa!!

      Leandro Torreal

      24/08/2016 - 17h03

      melhor USA do que CCCP, Cuba, China, RPDC e por aí vai.
      não tem santo no mundo.
      prefiro uma democracia no comando.

    Osmar Gonçalves Pereira

    25/08/2016 - 12h12

    Talvez as mesmas que estão a “reconstruir” o Iraque?

      Leandro Torreal

      25/08/2016 - 15h50

      ou as chinesas, inglesas, holandesas.
      qualquer uma que não roube.

Dilson Magno

24/08/2016 - 12h47

Pra não ser exagerado o PSDB roubou mais de 1 Trilhão se levarmos em conta: Primeiro quanto os banqueiros pagaram para elevar a divida do Brasil por 10 em sua gestão? e ás privatizações digo doações dessas empresas é muito dinheiro por que retiraram ás dividas e as doaram sem essas dividas e ás passaram ao Banco do Brasil… com que interesse, isso rendeu muito dinheiro, é disso que estão com saudade do poder, e um monte de Manés defendendo de carteirinha esses bandidos, se depender de mim não ficarão mais no poder no mínimo por 500 anos.

Jar Borah

24/08/2016 - 12h28

é . o cafézinho tem razão , bloguizinho pífio

Agora vamos parabenizar a policia com essa mesma ironia pelo combate ao narcotráfico também .

Francamente ….

Pedro Accioli

24/08/2016 - 11h24

A maior parte das empresas de engenharia possuem a maior parte dos lucros em contratos de obras públicas (gastos do governo federal, estadual e municipal), e para isso sempre fazem doações para as campanhas de políticos de todos os partidos e depois pedem o retorno com contratos de obras públicos!

    Jst

    24/08/2016 - 14h03

    Em qual país do mundo é diferente?

      enio pires

      24/08/2016 - 17h01

      cuba!

      Osmar Gonçalves Pereira

      25/08/2016 - 12h17

      Sim, mas por aquelas bandas chamam de “lobby”, é “ingreis”, por aqui os colonizados acreditam que corrupção é jabuticaba.


Leia mais

Recentes

Recentes