Menu

As hipóteses para a autoria do vazamento das informações sobre Toffoli à Veja

(O ‘líder político’ do STF, Gilmar Mendes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Leiam este trecho da coluna da Monica Bergamo, na Folha: Temos, portanto, novos suspeitos de terem vazado para a Veja as informações sobre o nome de Dias Toffoli na negociação da delação premiada de Léo Pinheiro, da […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, participa do lançamento do Siele - Sistema de Informações Eleitorais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(O ‘líder político’ do STF, Gilmar Mendes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Leiam este trecho da coluna da Monica Bergamo, na Folha:

bergamo

Temos, portanto, novos suspeitos de terem vazado para a Veja as informações sobre o nome de Dias Toffoli na negociação da delação premiada de Léo Pinheiro, da OAS: os procuradores da Lava Jato que tocam a operação em Curitiba.

Mas essa não parece ser a melhor hipótese (muito menos a de que foram os advogados de Léo Pinheiro, que evidentemente não têm nenhum interesse em melar a delação do próprio cliente).

Os procuradores do Paraná provavelmente teriam previsto que um ataque a um ministro do STF poderia gerar reação pesada contra a Lava Jato, o que de fato ocorreu prontamente através de Gilmar Mendes.

Janot certamente sabe que outra hipótese é a mais provável: a de que a reportagem da Veja é uma jogada combinada entre a revista e Gilmar, parceiros de longa data.

Afinal, a reportagem cumpre dois objetivos para o golpe: intimidar os ministros do STF e ao mesmo tempo permitir que se ponha um freio na Lava Jato, agora que ela já cumpriu o seu objetivo.

Os antecedentes de Gilmar Mendes reforçam esta hipótese: como bem lembrou o Tadeu Porto aqui no Cafezinho, esse vazamento de 2016 assemelha-se demais ao grampo sem áudio de 2008, que contribuiu para a anulação da Operação Satiagraha.

E por que Janot não expõe ao público claramente a possibilidade óbvia de que Gilmar tenha a ver com o vazamento?

Provavelmente é o medo de bater de frente com o homem mais poderoso do Brasil pós golpe, o ministro do STF que é o grande aliado da mídia concentrada e dos partidos que agora controlam o executivo e o legislativo – ressaltando sempre o absurdo de termos um ministro da nossa suprema corte agindo de forma escancarada em conluio com a mídia conservadora e partidos políticos -.

Janot apenas conseguiu gaguejar ontem: “a Lava Jato, hoje, está incomodando tanto e a quem e por quê?”.

Ora, essa pergunta demonstra que Janot sabe que os procuradores do Paraná não teriam interesse em vazar as informações sobre Toffoli correndo o risco de dar a desculpa perfeita para que a turma do “estancamento da sangria da Lava Jato” entre em ação.

Gilmar Mendes e seus amigos do PSDB, do PMDB e da mídia, pelo contrário, têm todo o interesse em frear o poder do MPF e de Moro, agora que o PT já foi apeado do governo federal.

A pergunta do Procurador Geral da República foi respondida pelo Miguel do Rosário no seu artigo de terça:resposta à janot

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jojo The Man

26/08/2016 - 00h47

Desconfio muito dos Procuradores de Curitiba e Moro e do próprio Janot. Mas pensando melhor , esta versão que aponta na direção de Gilmar é bem mais plausível. e o caso do “grampo sem áudio”

JOHN J.

25/08/2016 - 23h52

DRA. ELIANA CALMON CLASSIFICOU ESSA CORJA DE JUIZES E DE OUTROS CARGOS OCUPADOS POR PESSOAS CONCURSADAS E TOGADAS QUE AGEM FORA DA LEI, COMO:
“”B A N D I D O S . D E . T O G A”” .

https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
https://www.youtube.com/watch?v=ad5WB83Wx-U

Messias Franca de Macedo

25/08/2016 - 23h46

[Gênio e visionário] Mino Carta: “Temos um partido social democrático a serviço da casa-grande.
TUCANOS NO ALVO – A Lava Jato aponta para o PSDB, Gilmar Mendes ataca a investigação. E Temer ainda tenta vender um patético otimismo…
O Golpe de 2016 é ainda mais nefasto do que o de 1964…”
https://www.youtube.com/watch?v=4OuKdx2BbBs

Acmsouza.

25/08/2016 - 18h03

Nunca teremos uma democracia – social-economia – plena, enquanto estivermos subjugados às forças poderosas do capital que controla nosso executivo, nosso legislativo e nosso judiciário. A interferência no andamento do nosso desenvolvimento, tanto político-social, quanto econômico-social, é de tal maneira abusivo pelas forças dos poderosos caciques escravistas que dominam nossa administração, que, dificilmente conseguiremos, em curto prazo, nos organizarmos de uma maneira harmônica sócio produtiva que nos permita uma vivencia social de qualidade. Enquanto existir controladores das mentes através de ideologias canhestras, políticos-religiosos e políticos-totalitaristas estaremos fadados a vivermos na desordem social mais aviltante.
Para que possamos criar uma sociedade mais justa e igualitária, que permita a todos os cidadãos ter um viver social de qualidade temos que primeiro aprendermos a escolher nossos representantes políticos, passarmos a votar somente com nossa escolha, sem a interferência dos exploradores políticos, religiosos e capitalistas. Não deixe que o politico profissional guie o seu voto só pelo interesse, o que ele quer de fato é sua escravidão. Não deixe que o seu guia espiritual se envolva nas suas escolhas politicas, quando assim ele agir estará somente aproveitando-se de sua fé subjugando-o. Não deixe que a falsa ideia de ganhos fáceis sejam o guia de sua escolha, só estão lhe oferecendo migalhas que nunca se tornarão ganhos de fato. Nestas eleições próximas não vote em político que queira se reeleger, mude, procure um novo.

    Rodrigo

    26/08/2016 - 08h00

    O pior esta por vir, a elite que toma de assalto o poder, vao manipular as proximas eleicoes em coluio com o Globope, DataFaia e Instituto Parana, todos nas maos dos tucanos, vao adulterar o sistema eletronico de votacao, como acredito que ja fazem em SP.

      Dilson Magno

      26/08/2016 - 08h04

      Rodrigo e isso mesmo, me faz lembrar décadas anteriores onde 99% da população odiava determinados políticos e os mesmos sempre ganhavam, de agora em diante vai ser a moda antiga novamente, pobre povo brasileiro que não soube reagir a tempo.


Leia mais

Recentes

Recentes