Menu
, , ,

Sabendo que vai para o lixo da história, Renan sente o golpe

Por Tadeu Porto (@tadeuporto), colunista do Cafezinho “Esse senado não tem moral para julgar Dilma” é uma frase que saiu da boca da senadora Gleisi Hoffman e foi direta para as páginas dos livros de História [aliás, nada mais justo que tal obviedade seja dita por uma mulher,  devido ao caráter misógino do golpe]. Calheiros deve […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Tadeu Porto (@tadeuporto), colunista do Cafezinho

“Esse senado não tem moral para julgar Dilma” é uma frase que saiu da boca da senadora Gleisi Hoffman e foi direta para as páginas dos livros de História [aliás, nada mais justo que tal obviedade seja dita por uma mulher,  devido ao caráter misógino do golpe].

Calheiros deve ter percebido que a expressão da senadora paranaense é, além de muito fortuita, totalmente verdadeira. Por isso, perdeu as estribeiras hoje ao pedir o microfone na seção do impeachment, coisa que não é muito comum em se tratando do alagoano. Até mesmo porque, como bem destacou Fernando Brito no Tijolaço, Renan praticamente confessou o crime de achacar o STF em prol da própria Gleisi e seu marido, Paulo Bernardo.

A gente espera ver uns energúmenos como Caiado, Aécio, Magno Malta ou Mário Couto perdendo o controle da situação, mas Calheiros raramente comete o pecado do destempero. Mesmo com o pedido de prisão decretada pelo seu “arqui-inimigo” Rodrigo Janot, o presidente do senado vem sendo bastante ponderado em suas colocações, tanto nas seções da casa até nas declarações para imprensa.

O que fez, então, Renan pegar tanto ar (como bem dizem nossos queridos amigos nordestinos) com a colocação, repito, totalmente coerente da senadora petista?

Para mim, é relativamente simples: o pmdbista sabe da enrascada que se meteu ao defender e presidir uma tragédia para a história desse país como é esse golpe parlamentar e tenta, mesmo que inutilmente, maquiar o processo de ruptura institucional que a democracia brasileira está vivendo.

A cada dia que passa fica mais provado que o impeachment é golpe. Ademais, Temer não consegue achar sustentação alguma para defender o pouco que tem de popularidade, nem na sua base aliada e muito menos no meio da população. Apenas empresários confiam em Michel e mesmo assim, pois esperam dele medidas altamente impopulares incapazes de passarem pelo crivo das urnas.

Por essas e outras, penso ser uma missão impossível provar para a história que esse impedimento não é um golpe de Estado. Em primeiro lugar, pois a parte técnica do julgamento – a perícia do senado e o parecer do MP – foi jogada as favas por um relator totalmente suspeito e comprometido em salvar seu amigo, Aécio “o mais vulnerável” Neves. Em segundo, porque a compra de votos pelo impeachment se escancara exponencialmente e esses favores vão aparecer cada vez mais, como é o caso absurdo do filho do senador Perella compor o ministério dos esportes. Em terceiro, as declarações como a do próprio Temer “Ela viajaria para denunciar o golpe”  e “essa questão do impeachment no Senado …. Depende da avaliação política” e de ministros como o Kassab “Vivemos um semi-parlamentarismo” jogam por terra a tese republicana de afastamento por crime de responsabilidade e desenha, pra qualquer um ver, que o impeachment virou um tipo de eleição indireta.

E, claro, Renan não é tolo. Ele pode ter suas controvérsias com os incansáveis Renangates, mas bobo ele não é. Muito pelo contrário, ele sabe muito bem que Temer e Cunha e vice-versa e que, ao contrário do que apontou Jucá, o ex-presidente da câmara não está nada morto (longe disso, Cunha parece ter encontrado a pedra filosofal).

Portanto, Calheiros, a essa altura do campeonato, sabe muito bem que o futuro de quem votar a favor do golpe é tão fácil de prever quando a trajetória de uma maça de 20 gramas que se desprende, com velocidade inicial nula, de um galho a 3 metros do chão (não há força de atrito no local). Ou seja, os golpistas irão cair, cair e cair até se espatifar no nível mais baixo que um cidadão pode atingir: o de inimigo do povo e da pátria.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

maria nadiê rodrigues

27/08/2016 - 09h10

Passado o impeachment, mesmo com o provável retorno de Cunha, as forças tucanas, que não são poucas, sobretudo em relação ao STF e Moro, se insurgirão contra Temer. Isso acontecerá antes das eleições de 2018, quando Temer pretender por alguma medida constitucional mudar seu tempo de mandato.
O Brasil sem Dilma não gozará de momentos felizes. Pelo contrário, afinal, nem PMDB e nem PSDB estão atentos aos problemas brasileiros, mas às suas necessidades, e oportunismos.

Ricardo Edmundo Cecconello

27/08/2016 - 05h19

Lewandowski ou Zawascki?

Caramba, senhores e senhoras, brasileiros e brasileiras, eu não consigo atinar qual dos dois seria a minha maior decepção.

Pior que giu mau dantas, seria a omissão dos seus iguais para ajudar a vender o brazil.

Acredito eu, e deixo para minha posteridade a minha opinião, que pior que dar esse ar de legalidade a um terrível entreguismo, não existe nada pior que possa amenizar a minha profunda decepção com a omissão dos “sinistros” do STF.

A história os julgará covardes? E, infelizmente para nós, eles lá estão preocupados com o que a história lhes reserva?

Infelizmente, ao que me parece, suas únicas preocupações são a salvaguarda dos empregos, a segurança dos familiares assegurada pelo crime organizado, e o resultado do aumento combinado nos seus holleriths todo mês.

Entre tantos maus exemplos, ainda consigo pensar que em se tratando de coragem, discernimento pátrio, e honestidade, continuo sendo Dilma.

Afinal, onde se escondem os 54 milhões de eleitores da presidenta?

Estão acovardados, omissos, escondidos sob a toga do crime organizado superior?

Decepção tremenda com os petroleiros brasileiros.

Saramago. “É dessa massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade”.

http://www.revistaforum.com.br/2016/08/26/delegado-da-pf-que-indiciou-lula-era-cabo-eleitoral-de-aecio-neves/

    Souza Souzas

    27/08/2016 - 08h29

    Zawascki que em plena reta final do impeachment, teve uma atitude semelhante a Renan ontem(no sentido de inflamar os ânimos), ao autorizar investigação contra Dilma e Lula.

Canhoto

27/08/2016 - 02h37

Não e bem assim. Renan nao vai para o lixo da historia. Ele e parte do excremento há mais de trinta anos. Quem o conhece e nao tem rabo preso com ele, afirma.

Dilson Magno

26/08/2016 - 23h02

Nove inquéritos que investigam Renan na Lava Jato Delação cita propina de R$ 30 milhões a peemedebista, imagina se fosse para um petista… Cadeia no mínimo, como é com o chefe do senado até o Janot pede ao STF arquivamento de investigação de um processo contra Renan Calheiros, num jogo de ameaças por parte do chefe do senado Janot colocou o rabo no meio das pernas e negociou com Renan, uma vergonha para o PGR.

ari

26/08/2016 - 20h45

Renan é a evidência de que o senado não tem moral para julgar a Presidenta Dilma ou quem quer que seja. O senado e a câmara federal.
A nossa mídia tem levado adiante um processo de imbecilização de parte de nossa classe média, que perdeu totalmente a capacidade crítica, o que se pode ver nos comentários de vários blogs, a maioria palavrões e xingamentos, sem qualquer argumento.
Quem assistiu hoje (26/8), por exemplo, o Jornal da Band, pôde ver o lixo em que se tornou essa emissora. As reportagens sobre o golpe e o indiciamento do Lula são um primor de manipulação.

Leandro Torreal

26/08/2016 - 20h18

sempre foi lixo.
o PT fez dele um aliado…
parabéns!!!

    Inez OLudé G-Kaiowá

    27/08/2016 - 08h53

    um aliado? ainda nao endentestes que qualquer governo é obrigada a se aliar com o pior que tem no no governo? estes canalhas foram votados, entao quem votou é que é responsavel, eles sao maioria, pt estava na presidencia, isso nao é nada, quem tem maioria é quem manda e quem està no governo nao tem alternativa,vê estas imagens tu tens que trablhaar com os senadores e deputados, governadores, ministros, etc, vas escolher quem?olha aqui no link,

      Leandro Torreal

      27/08/2016 - 12h11

      entendo perfeitamente como funciona.
      por isso mesmo a crítica.
      hipocrisia não.
      Renan sempre foi sujo, mas foi tratado como limpo pelo PT.
      e agora, se não apoiar, volta a ser o sujo que sempre foi.
      e os militantes caem nessas.
      o apoio político não transforma esses bandidos em heróis.
      o PT é tão sujo quanto Renan.

Claudio Freire

26/08/2016 - 19h34

Claro que é golpe. Mas, diferentemente do autor, acho que os golpistas não têm qualquer temor na forma como serão avaliados no futuro.
Para mim, está claro que a população brasileira hoje, infelizmente, está majoritariamente concordando com o golpe. Seja por ter sido lobotomizada para mídia canalha, seja por serem ignorantes políticos, parte da sociedade hoje aplaude o afastamento da presidenta mesmo sem crime de responsabilidade, e parte está passivamente aceitando uma barbaridade dessa.
Os golpistas estão tendo vida muito fácil num país que é formado, em sua maioria, por ignorantes políticos que acreditaram que a presidenta deve ser afastada pelo “conjunto da obra”. A maioria não tem noção de que o valor fundamental numa democracia é o respeito às regras do jogo.
Estou com vergonha de ser brasileiro. Republiqueta de Bananas.

João Luiz Brandão Costa

26/08/2016 - 18h21

Miguel, chama teu pessoal de TI e verifica o site Cafezinho. Está “agarrando”. ou seja, quando se entra em uma matéria, a reversão à página principal não se faz Trava tudo, e tem que sair do site e depois retornar. não é meu computador. O mesmo está ocorrendo com o “Vi o Mundo”. Será o tal vírus de bruços?.
Quanto a Renan, porquê tanto espanto? Seu passado é conhecido, seu presente uma vergonha e seu futuro há de coroar toda essa medíocre
trajetória. Não tem grandeza para, no lugar onde está, enfrentar o momento pelo qual passa o país. Não o conhecendo pessoalmente, tenho testemunhos de que se trata de pessoa afável e simpática. Que pena..

    Inez OLudé G-Kaiowá

    27/08/2016 - 08h54

    é eu tentei colocar uma imagem e noa funciona, deve ser jà a censura?

Joao Carlos Santos

26/08/2016 - 17h05

O Renan entregou que a prisão do marido da senadora, é uma parte do acharque
que tentaram fazer para inibir, coagir, amedrontar a senadora. Isso é coisa
de gangsteres, mas vem do presidente do senado.
E, ele, ainda subiu a tribuna, para escancarar o que tinha feito, e cobrar em plena
sessão televisionada, que a senadora imiscuir-se da luta em defesa do impeachment.

Um flagrante da chantagem; televisionado, gravado em bom som. Na cara de todos os brasileiros.

    Inez OLudé G-Kaiowá

    27/08/2016 - 08h54

    se decalarou criminoso!!!

Coxinha

26/08/2016 - 17h00

Botou a senadora que tem processos espalhados por toda sua arvore genealógica em seu devido lugar. parabéns Renan, ganhou alguns fãs hoje…

    Emanuel Fernandes Lacerda

    26/08/2016 - 17h30

    Ow coxinha…o que será que andaram colocando no seu toddynho? Sugiro que continue a caçar pokemons e pare de passar vergonha na internet.

    Marcelo

    26/08/2016 - 19h09

    Parabenizar um cara citado mais de 120 vezes na lava jato so poderia vir de um idiota que se autodenomina coxinha.

    Inez OLudé G-Kaiowá

    27/08/2016 - 09h04

    ah um trouxinha disfarçado de coxinha abriu o boeiro!!! ah dà no mesmo? decididamente o golpe envolve 3 tipos de individous nocivos à sociedade: os imbecis, os idiotas e os servis! os toruxinhas, coxinhas escondidinhos, nao servem mais pra nada, viram que ninguem nem fala mais deles? fizeram o trabalho sujo ,pago pelos bandidos do psdb, pmdb e dem, para levar idiotas pras ruas vestidos de camiseta da cbf, kkkkk nao hà mais corrupto do que estes, (a massa de manobra agora nao sai mais rua , por que perceberam que eram so bucha de canhao,para colocaram os piores bandidos do Brasil no poder sem votos, agora ta tudo com rabicho de vira-latas entre as pernas, porque vao ter que trabalahr 80 horas por semana, ter o salario congelado por 20 anos e vao receber pensao ( se receberem) aos 75 anos , jà meio pra cadaver em estado de putrefaçao avançado) so por isso eu fico aqui morrendo de rir!!! pesnavam que era ocntra os petralhas? deram tiro no pé e saiu pela culatra. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10208615910690503.1073741856.1091832884&type=1&l=b5a5444807

    Francisco Melo

    27/08/2016 - 10h29

    Faz vergonha um comentário como esse! Mas a senadora ganhou mais alguns fãs hoje.


Leia mais

Recentes

Recentes