Menu

Uma proposta de resistência democrática!

Arpeggio – Coluna Política Diária Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho E a presidenta fez um belíssimo discurso! Pena que tenha esperado para fazê-lo no dia em que se despede, definitivamente, do Palácio do Alvorada e perde os derradeiros, simbólicos, vestígios de poder que ainda possuía como presidenta constitucional. Com o fim do impeachment, encerra-se […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Arpeggio – Coluna Política Diária

Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho

E a presidenta fez um belíssimo discurso! Pena que tenha esperado para fazê-lo no dia em que se despede, definitivamente, do Palácio do Alvorada e perde os derradeiros, simbólicos, vestígios de poder que ainda possuía como presidenta constitucional.

Com o fim do impeachment, encerra-se o mais espetacular ciclo democrático em 500 anos de história brasileira.

Não é hora, porém, de melancolia, e até mesmo as análises elaboradas podem ficar para depois.

A hora é de lançar as bases da resistência. Nós, do campo progressista, à diferença da direita, estamos acostumados a sermos oposição. Fomos oposição durante séculos!

Está bem claro, a meu ver, que não adianta apenas ganhar eleições. Esse foi o nosso erro. Temos que trabalhar para mudar a cultura política da sociedade. Para isso, precisaremos oferecer informação, em todas as formas: teorias, seminários, debates, livros, filmes, ficção, traduções, protestos.

Quero ser bem objetivo. Tenho uma proposta. Pode parecer megalomaníaca, mas é apenas condizente com as necessidades grandiosas desta era que vivemos. Grandes dificuldades pedem grandes ideias. Ademais, ela apenas junta num só projeto todas as iniciativas que eu já venho desenvolvendo há bastante tempo.

A proposta é a criação do Clube Democrático Brasileiro, que reunirá algumas iniciativas que considero essenciais para ingressarmos nesta nova era de resistência política:

1) Instituto Tocqueville – um think tank para promovermos cursos online, grupos de estudo, seminários, sobre doutrina democrática, liberalismo, socialismo, regimes econômicos. Tudo à luz do que há mais de moderno, objetivo e realista no mundo hoje. Precisamos reunir massa crítica para fazer o debate ideológico.

2) Brigada Herzog – a organização precisa receber uma nova injeção de ânimo e recursos, porque precisaremos mais dela do que nunca. A Brigada tem como finalidade reunir grupos de tradutores muito ágeis, estabelecendo pontes de informação com o mundo inteiro. Ela também se tornou um importante ponto de apoio na cobertura de manifestações, e agora poderá ser levada a cada região ou mesmo a cada cidade do país. A brigada pode ser a face mais revolucionária do clube, oferecendo curso de marxismo, aulas de blogosfera política.

3) Blog O Cafezinho – o blog também pode aprimorar seu trabalho, se oferecer análises de mídia e de conjuntura de maneira mais sistemática, com horários fixos, e também se conseguir implementar um canal de youtube com análises regulares.

4) Herzog – essa é a ideia mais avançada do clube, porque teremos produção de notícias, em texto e vídeo, em inglês. Isso será fundamental para melhorarmos a compreensão internacional sobre o que acontece no Brasil.

Eu tenho uma engenharia financeira para fazer o projeto andar, inclusive com retorno aos investidores, mas precisamos antes levar adiante um plano de execução.

Como não temos tempo a perder, trago aqui logo a ideia. Quem quiser participar, dê uma olhada no diagrama da imagem.

Clube novo 2 - Page 1 (1)

Eu criei um email ultrassecreto para podermos nos comunicar sem interferência dos curiosos. É um proton mail, hospedado na Suíça, blindado até mesmo contra a NSA.

Se quiser ser um dos primeiros a participar do projeto, como sócio-fundador, dê sua contribuição, de qualquer valor, usando uma das contas neste link.

Envie o comprovante de depósito para o seguinte email clubedemocratico@protonmail.com, com dados sobre sua pessoa e alguma informação sobre em que área do clube democrático deseja participar, colaborar ou trabalhar.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro Pereira

05/09/2016 - 10h19

tá lutando, fazendo o jogo suja da direita, tu é um lixo mesmo… além de ser um mentiroso… minha luta começou na trincheira oposta a sua, capacho da direita

Ana

03/09/2016 - 00h37

Eu sou formada em inglês desde os quinze anos, mas não sei se posso ajudar em algo porque, até novembro, sou menor de idade… Como posso receber maiores informações sobre o projeto?

Jar Borah

01/09/2016 - 13h17

vi ontem 200 bandidos fazendo arruaça no centro de so.

Mas graças a deus , o dinheiro de meus impostos está pagando nossa brava PM e os equipando com bombas e equipamentos para bicar a borracha no rabo desta cambada

    Pedro Pereira

    01/09/2016 - 13h37

    lógico, tu é um pau mandado covarde, quem vai achar que um lixo que nem tu, vai defender a democracia.

      Jar Borah

      01/09/2016 - 18h31

      Tó esperando os lixos que nem você , reunirem 6 milhões na rua para retirar om presidente que VOCÊ elegeu!!!!
      Parabéns guerreiro da democracia : elegeu uma pRESIDANTA e um Vice com DINHEIRO ROUBADO da Petrobrás e agora só tá de mi mi mi . Vai para a rua …..
      VOCÊ colocou esse canalha lá, agora faça o favor ao menos de ir lá protestar . Em 2013 eu fui para Brasilia. Politico tudo fugiu !!! segurança ficaram escondidinho nos prédios… Eu lutei seu lixo . Não fiquei atrás de teclado fazendo demagogia como tu .

    GFS

    03/09/2016 - 15h43

    jAR JAR BINKS, Já vai Bostah.

    Caro Coxinha

    Caro coxinha, cujo cérebro cheio com cocô, clamas, conclamas, choras, choramingas contra comunistas, contra carmesins; contudo calas como criança com calça cagada contra criminosos com crime de colarinho claro, contra corruptores com carteira cheia com cifrões, com cheques com centenas de cifras; calas constrangedoramente contra construtoras corruptas, contra comunicadores de canais, cínicos, contra chefões corruptores com concessões de comunicação; calas contraditoriamente contra candidatos capitalistas corruptos, contra congressistas capitalistas corruptos, contra certos Cunhas corruptos (Aécios, Eduardos, Cássio Cunha Lima); calas cinicamente contra criminosos cruéis caçadores de comunistas, contra combatentes, cabos, comandantes, coronéis criminosos cometendo crimes cruéis contra comunistas; calas covardemente contra coronéis conservadores chefões corruptos com chácaras colossais, coronéis campesinos cheios com campos de cultivo, criadores coronéis com criações com cinquenta ao cubo , cem ao cubo, cinco centenas de criaturas cujas carnes consumidas comercializadas, em cidades, continentes, contra coronéis capitalistas covardes cerceando, cercando comunidades carentes, contratando crianças carentes; calas cabalmente contra comunicadores charlatões crentes conservadores contemporâneos (com cabeças Cretáceas) comandando com cabresto cordeiros crédulos, confiscando cheques, contas correntes, cartões com crédito, centenas e centenas de cifras; calas constantemente contra colegas coxinhas cínicos, corruptos, crápulas, canalhas, covardes cometendo com computadores crimes cibernéticos, contra cidadãos comuns, comunidades carentes.
    Clamas, choramingas, compulsivamente contra Cuba, contra cubanos, contudo conheces Cuba? conheces culinária, comidas, costumes, comunicações, colégios, cidadãos, cultura, canções, construções cubanas? conheces crianças, cidadãos, cidades, capital cubana? conheces coisinhas, comentários caducos, confusos.

Pinheiro –

01/09/2016 - 12h56

kkk ACABOU O DINHEIRO DA PETROBRAS E TAO FAZENDO VAQUINHA PRA IMPLANTAR ANARQUIA NAS RUAS… PORQUE VOCÊS NAO JUNTAM ESTA FORÇA TODA E VÃO TRABALHAR, PARA REALMENTE AJUDAR O BRASIL. AS VEZES É PRECISO SABER PERDER. GANHARAM A ELEICAO E PERDERAM NO IMPEACHEMANT, TUDO NA CONSTITUIÇÃO, QUEM DECIDE SE É OU NÃO É É O SENADO.

Beatriz

01/09/2016 - 09h04

Não esqueçam de usar proteção (criptografia): https://emailselfdefense.fsf.org/pt-br/

Messias Franca de Macedo

01/09/2016 - 08h30

Novas primeiras impressões sobre o golpe

Milhões de brasileiros e brasileiras se deparam com um senhor desconhecido.
E que fala como se estivesse expulsando estranhos do seu quintal.
E esta multidão de homens – a maioria de provecta idade – desfilando num palácio que poderia ser europeu.
A sensação de quem vê é a de que estão nos dizendo para ouvir!
Os dedinhos meneando os traços da realeza,
enquanto a mídia sufoca
e espanca
a mocidade lá fora…
Tudo parece tão velho novamente,
o espanto,
a sombra,
(…)
a história…

Cecilia

01/09/2016 - 08h09

Eu não preciso me informar pela VEJA, Folha, JN. Os blogs de esquerda me completam. Apoio seu projeto, vou contribuir. Cansada dos curiosos de direita…aff!

Denilson Fraga

01/09/2016 - 02h12

Domingo, 04 de setembro, 14 horas… TODOS à Av. Paulista!!!!

Andre Grinberg

01/09/2016 - 01h47

Kkkkkkkkkkkkkkk
Os mortadelas estao loucos,
PT foi o partido q mais tentou o golpe qdo estava do outro lado, q ironia tomatem o golpe agora kkkkkkkkkkk
So sobrou chorar….

    Cecilia

    01/09/2016 - 08h16

    Seu cérebro deve ser um ovo, mesmo!

    Jaqueline Leal

    01/09/2016 - 09h04

    Se prepara para comer pão puro agora… Vários países rompendo relação com o Brasil. Segura a crise.

    A menos que você esteja participando dessa nojeira.

Torres

31/08/2016 - 23h23

kkkkkkkkk

Marcvs Antonivs

31/08/2016 - 23h20

Meu Deus…podem dizer o que quiserem, mas nada, absolutamente nada vai apagar a apatia da Esquerda na história desse golpe! Nada! Jamais, jamais mesmo, no futuro, alguém vai poder dizer que houve resistência, que “HOUVE LUTA”! Pelo contrário.

Fabiano França

31/08/2016 - 23h08

Uma.sugestão.Além da Tv caberia também uma web radio?

REPÓRTER

31/08/2016 - 21h54

Quem foi de deu a ideia da Dilma usar a denominação para si de presidenta?

    Antonio Passos

    31/08/2016 - 22h54

    Os dicionários, todos eles. Só a direita não sabe.

      REPÓRTER

      01/09/2016 - 16h21

      Sua resposta não complementa a pergunta. É quem deu a ideia e não o que deu a ela ou de onde ela tirou a ideia. Quem foi o alguém?

Carlos Dias

31/08/2016 - 20h41

Miguel, pelo amor de Deus, faz seu blog cobrir os atos.. a PM fascista ta descendo o cassete e os blogs nada de darem cobertura.. Vocês blogueiros precisam atuar mais na linha d efrente.. Agora mesmo em Floripa os fascistas descem o cassete nos manifestantes… Nãopodemos ficar assim latentes.. É luta já, mostrando pro mundo todo a ditadura que se avizinha, e a repressão pesada que já está começando.

Cazador de Estafadores

31/08/2016 - 19h58

Resistência democrática…..por isso nos golpearão quantas vezes desejarem;somos covardes!
A minha será incendiando postos de gasolina da Shell.
Golpes não param, e não são derrotados com musiquinhas ou hastags,golpes se derrotam com armas.É poético mas flores NUNCA venceram canhões.chega de bunda molismo!
Nem todo brasileiro é cagão,enquanto a mídia de direita insuflava o povo chamando as ruas demonstrando valentia e ousadia os progressistas se calavam,curioso é que apoiavam entusiasticamente os paus mandados de junho de 2013.

    FabioPalmeiras

    01/09/2016 - 09h35

    Concordo plenamente…chega de nhem nhem nhem….chega de covardia… esse tipo de ação do blog só atinge quem já é politizado e de esquerda. Só estou esperando companhia pra pegar um “canhão” e ir pra luta contra esses golpistas safados e sua turma.

Marcos

31/08/2016 - 19h35

Minha contribuição. Podem usar à vontade!

    Elena Osawa

    01/09/2016 - 08h20

    Vou divulgar! Excelente a sua idéia.

Jar Borah

31/08/2016 - 19h33

Nossa !!! Quanta gente protestando contra o presidente que eles mesmo elegeram

    Pedro Pereira

    31/08/2016 - 20h41

    Ele foi eleito vice presidente numa coligação pt pmdb. Sem psdb e dem. Não sabia não, seu lixo.

      Antonio Passos

      31/08/2016 - 22h53

      Deixa pra lá, esses energúmenos estão na verdade em estado de choque. Conheço vários, hoje estavam com cara de bunda, nenhuma alegria. No fundo já sabem que foram feitos de idiotas, só não querem reconhecer.

      Jar Borah

      01/09/2016 - 13h23

      Não Troxão , não fui eu lá digitar 13 na urna, apareceu a foto do Temer como vice , confirmou, elegeu Dilma e Temer e diz que oPSDB e o DEM assumiram kkkk
      Adoro palhaços como você kkk. Corre em Curitiba, lutar para a libertação do Dirceu e do Genoino , trouxa amestrado kkk
      Mais um feito imbecil pelo João Santana e Monica Moura e ainda tem coragem de chamar o outro de lixo kkkk você colocou Temer lá manezão
      Corta as tuas amarras seu grande macaco amestrado de marqueteiro, depois tente chamar alguém de lixo .

      Ó !! To jogando um saco de amendoin pro c

        Pedro Pereira

        01/09/2016 - 13h29

        esse monte de kkkk desespero de imbecil que ri sozinho. quero ver tu me chamar de trouxa na minha cara seu lixo. esmaga uma leitoa gorda que nem tu seria um prazer…

          Jar Borah

          01/09/2016 - 18h33

          Esperando de boa tu e um bando de black block arruaceiro bandido no prédio da Mackenzie em sp . marca a minha cara e tenta se aproximar !!! Esperando até agora vocês tacarem fogo no país seu estrume .

          Tó esperando os lixos que nem você , reunirem 6 milhões na rua para retirar om presidente que VOCÊ elegeu!!!!
          Parabéns guerreiro da democracia : elegeu uma pRESIDANTA e um Vice com DINHEIRO ROUBADO da Petrobrás e agora só tá de mi mi mi . Vai para a rua …..
          VOCÊ colocou esse canalha lá, agora faça o favor ao menos de ir lá protestar . Em 2013 eu fui para Brasilia. Politico tudo fugiu !!! segurança ficaram escondidinho nos prédios… Eu lutei seu lixo . Não fiquei atrás de teclado fazendo demagogia como tu .

    Cecilia

    01/09/2016 - 08h13

    Eu votei em um projeto de governo. Nem lembrava do vice que era mais decorativo do que nunca. Parecia apenas obrigação política, ter um vice oculto!!

    FabioPalmeiras

    01/09/2016 - 09h37

    Mais um feito de imbecil pela Globo e ainda não teve coragem de reconhecer. Agora tem que engolir a turma mais corrupta do Brasil e seus projetos de exclusão. Pensa que é rico otário?

      Jar Borah

      01/09/2016 - 13h21

      Mais um feito imbecil pelo João Santana e Monica Moura e ainda tem coragem de chamar o outro de escravo da mídia. kkkk
      Corta as tuas amarras seu grande macaco amestrado de marqueteiro, depois tente chamar alguém de otário .

      Troxão , foi lá digitar 13 na urna, apareceu a foto do Temer como vice , confirmou, elegeu Dilma e Temer e diz que os outros são otários.]

      Adoro palhaços como você kkk. Corre em Curitiba, lutar para a libertação do Dirceu e do Genoino , trouxa amestrado kkk

Gloria Melgarejo

31/08/2016 - 19h21

Confesso que não entendi. Por que em inglês? Não estamos falando de Brasil?

    migueldorosario

    31/08/2016 - 19h25

    O Herzog vai produzir notícias para fora do país. Denunciar o golpe e seus desdobramentos. Com a nossa narrativa. É uma iniciativa muito importante que deveríamos ter feito há muito tempo.

      Gloria Melgarejo

      01/09/2016 - 01h57

      Entendi, mas ainda acho que todo texto em língua estrangeira deveria ter seu correspondente na nossa língua. Afinal, se é com a nossa narrativa, o original deveria ser na língua nacional. Enfim, acho um tanto quanto excludente conteúdo que só é acessível a quem compreende outros idiomas… Minha opinião.
      Em 31/08/2016 19:25, “Disqus” escreveu:

        Ana

        03/09/2016 - 00h41

        pelo que entendi, o objetivo é traduzir para que outros também tenham acesso…


Leia mais

Recentes

Recentes