Menu
,

Notas internacionais sobre o golpe no Brasil

Por Theo Rodrigues, colunista do Cafezinho   Após a decisão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff países e partidos políticos de todo o mundo emitiram notas de repúdio pelo que compreendem ser um golpe contra a democracia brasileira. Seguem abaixo alguns dos que já se posicionaram sobre o tema. Debate na União Europeia Provocada pelo […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Theo Rodrigues, colunista do Cafezinho

 

Após a decisão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff países e partidos políticos de todo o mundo emitiram notas de repúdio pelo que compreendem ser um golpe contra a democracia brasileira. Seguem abaixo alguns dos que já se posicionaram sobre o tema.

Debate na União Europeia

Provocada pelo eurodeputado Xavier Benito, do partido espanhol Podemos, a União Europeia avaliará o fim do acordo comercial entre o bloco e o Mercosul enquanto Michel Temer permanecer como presidente do Brasil. A carta enviada para a União Europeia foi assinada por 30 eurodeputados e afirma que “o mandato de Dilma Rousseff só pode ser mudado mediante o único método democraticamente aceitável: as eleições”.

Partidos portugueses prestam solidariedade a Dilma

Tanto o Bloco de Esquerda quanto o Partido Comunista Português (PCP), partidos que fazem parte do bloco de sustentação do governo português, emitiram notas denunciando o golpe contra a democracia no Brasil. De acordo com o PCP, “a decisão do Senado brasileiro culmina um processo de autêntico golpe de Estado institucional”.

Retirada de embaixadas

Pelo Twitter os presidentes de Equador, Bolívia e Venezuela anunciaram a retirada de seus embaixadores do Brasil. A retirada de um embaixador é o mais pesado ato diplomático, o que significa o não reconhecimento do governo de Temer.

Nos Estados Unidos a denúncia parte de Bernie Sanders

O pré-candidato presidencial do Partido Democrata, Bernie Sanders, que agitou a política no país no início do ano, anunciou sua preocupação com o golpe no Brasil. Em nota publicada em seu site, Sanders se diz “profundamente preocupado com os atuais esforços para destituir a presidente democraticamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores o controverso processo de impeachment mais parece um golpe de Estado”.

Para Uruguai, Temer “não tem nenhuma legitimidade”

O ministro do Interior do Uruguai, Eduardo Bonomi, declarou que o impeachment de Dilma foi um golpe de Estado e que Michel Temer “não tem nenhuma legitimidade” para governar o país. Mujica compartilha da opinião: “foi um golpe de Estado que estava anunciado há algum tempo”.
Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marvo

27/02/2017 - 21h32

Precisamos eleger um novo governo democraticamente legitimo. Esse governo não é legitimo.

Andre Grinberg

02/09/2016 - 01h08

Olha a galera da foto kkkkkk, por favor leva todo mundo embora mesmo, se nao fosse o “golpe” a gente ia acabar igual a Venezuela. E espero q mtos outros percam os olhos se continuarem atrapalahndo a vida dos trabalhadores com manifestacoes no meio da semana
Vai trabalha seu bando de vagabundos

    Atreio

    09/09/2016 - 09h17

    és tolo e tenta agir como canalha.

    se prepare e tente fazer melhor pela sua comunidade.
    estás ridicularizando seus descendentes, fora as atrocidades ditas q envergonham seus pais e avós.

Octavio Filho

01/09/2016 - 19h27

Será que este blog fará igual ao 247 e manterá uma corja de coxinhas falando besteira? Ou simplesmente vai bloqueá-los! Eu já estou boicotando o 247 por isto!! Ser democrata não é levar porrada de cabeça erguida! Veja o exemplo da Dilma e do seu Ministro da justiça.

    guilhermenagano .

    02/09/2016 - 12h44

    Bloquear significa diminuir a quantidade de pessoas no site, o seja, menos dinheiro!!!

Emnf Matsuri

01/09/2016 - 17h56

O único país que importa nessa lista é a América. Só que o americano que deu pitaco não representa o país e sim uma ideologia. Nos resta cagar e andar para a opinião dessa gentalha.

    guilhermenagano .

    02/09/2016 - 12h43

    Ele ja esta semi esquecido! A revolução do Bernie não deu em nada!

    Atreio

    09/09/2016 - 09h38

    volte ao livro de geografia da 4 série antes de expor comentários sobre geopolítica internacional..

    o cão obedece o dono, mas só fica com as sobras.

    poupe seus descendentes do ridículo.

C.Poivre

01/09/2016 - 17h45

Agora virá a 2ª etapa do golpe: no início de 2017 gilmar, talvez já com maioria no TSE, impugne a chapa DILMA-temer e leve a sucessão presidencial para uma “eleição” no congresso onde o psdb, como a ala ideológica do golpe, fará um presidente de mentirinha. A reboque do PMDB é que os tucanos não ficarão, acho eu.

    Rita Candeu

    01/09/2016 - 19h41

    concordo 100% com vc.
    vai ser divertido ver a cara de Temer

Jar Borah

01/09/2016 - 17h27

Meus deus!!!!!!! Equador, Bolívia e Venezuela retirarão suas embaixadas !!!!! é a catástrofe para a nação !! Ohhh!!! Já estou vendo tropas da ONU em solo brasileiro , drones bombardeando Brasilia !!!
Cuidado !!! Os índios cocaleiros hermanos do Mercosul nos abandonaram !!! Buááááá!!!

Diego Rodriguez

01/09/2016 - 17h16

num tem nada de internacional ai, esses são só os amigos comunistas do pt e da dilma

Roque Silva

01/09/2016 - 16h51

Não foi por causa de vinte centavos, foi por 70% de aumento

Brother Tzu

01/09/2016 - 16h42

Se bobear os chineses nem deixam ele voltar..!.. Kkkkkkkkk..!

Naor Moraes Melo

01/09/2016 - 16h28

Basta os RICS fazerem um encrudecimento comercial e de relações que o setor de agronegócio arranca a cabeça do Golpista usurpador!

Antonio Passos

01/09/2016 - 16h16

Não vai passar disso. Infelizmente o mundo sabe que somos cachorrinhos dos EUA. Vão fazer declarações mas nenhuma medida real. É uma luta inglória que já começa perdida. Só DESTRUINDO a máquina de propaganda do Império a AL se libertará. É perda de tempo tentar conviver com Globos e similares. Só destruindo este tipo de mídia um país pode se libertar. Não é conviver democraticamente não, tem é que DESTRUIR MESMO. Porque eles sempre terão financiamentos imperiais para sufocaram a concorrência.

    Emnf Matsuri

    01/09/2016 - 18h00

    Melhor ser cachorro de rico que de pobre! Alías, melhor ser capacho de rico que de pobre. Deixa eu abanar meu rabinho que quem sabe a América me dá uma ração melhor e um snack no final.

      Rita Candeu

      01/09/2016 - 19h43

      vc. é mesmo digno de ser capacho e abanar rabo pra ganhar ração de norte americano

        leandro oliveira

        01/09/2016 - 23h55

        Logicamente que tem que tirar o sapato para isso e lamber os pés dos seus superiores !

      Jst

      02/09/2016 - 13h35

      para isto você precisa ir para lá limpar as privadas deles ao invés de ficar aqui enchendo nosso saco.
      Vai logo, cachorrinho de rico.

maria nadiê rodrigues

01/09/2016 - 16h07

Toda pessoas fica muito indignada quando alguém aponta os seus defeitos, até mesmo quando a chamam de golpistas.

Rodolfo Matos

01/09/2016 - 15h23

Temer tem o reconhecimento do governo ianque e de Ban Ki Moon

    Jst

    02/09/2016 - 13h36

    quanta burrice. O temer é apenas um empregado dos EUA. Foi colocado lá por eles. Mas, penso que não dura muito. A intenção é colocar o preposto deles, ou seja josé serra.
    Temer será dispensado no primeiro semestre do ano que vem.


Leia mais

Recentes

Recentes