Menu

Repressão contra o ‘Fora Temer’ em Londres – O Caso da Balança de Justiça

O Grupo de expressão artística e performance, Arts for Democracy, teve sua presença barrada do Brazil Day, organizado pela Embaixada Brasileira e outras instituições neste domingo, 10 de Setembro, na famosa Trafalgar Square. O grupo planejava fazer o ‘enterro da democracia’ com participantes vestidos de mortalha e vendas negras, carregando cartazes com frases denunciando o […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Grupo de expressão artística e performance, Arts for Democracy, teve sua presença barrada do Brazil Day, organizado pela Embaixada Brasileira e outras instituições neste domingo, 10 de Setembro, na famosa Trafalgar Square. O grupo planejava fazer o ‘enterro da democracia’ com participantes vestidos de mortalha e vendas negras, carregando cartazes com frases denunciando o golpe no Brasil.

Os seguranças do evento barraram a entrada de alguns dos participantes por carregarem ‘panfletos’ aludindo ao golpe. Uma das participantes alega ter sido violentamente removida do local. Ironicamente, entre os adereços confiscados estava a ‘balança da justiça’ de papelão, que foi arrancada das mãos de um dos atores e destruída.

Representantes do grupo em prol da democracia, Democracy for Brazil, conseguiram entrar com faixas, mas também alegaram ter sido abordados e agredidos pelos seguranças. Estes manifestantes puderam permanecer dentro do recinto, escondendo as faixas e cartazes.

A embaixada, quando contatada, disse não estar a par dos incidentes, não ser responsável pelos seguranças e prometeu investigar.

Os britânicos se orgulham de sua democracia, que consideram ímpar. Entretanto, na Trafalgar Sq., tradicionalmente conhecida como local para protestos, é vedado fazer demonstrações, distribuir panfletos e carregar cartazes sem a prévia autorização da prefeitura, o que o grupo não solicitou. Sabemos também que Londres, como as outras capitais europeias, está sediada pelo medo do terrorismo e as barreiras devem ter sido colocadas para evitar ataques, como os que ocorreram em Nice.

Porém, uma das participantes do Arts for Democracy disse: “Quando os seguranças foram revistar as mochilas, eles pareciam saber o que estavam procurando: itens denunciando o Fora Temer”.

Seja como for, é muito triste que, num momento de celebração da brasilidade, seja necessário um filtro de censura política. A mando da embaixada ou não, atitudes como as dos seguranças em Londres só reforçam a imagem de repressão, truculência e agressão que temos assistido nas ruas do Brasil desde que Michel Temer, e seu Ministro de Justiça, Alexandre de Moraes, assumiram a interinidade.

Como disse um membro do Democracy for Brazil: “O Brazil Day de 2015 foi um evento democrático organizado por um governo legítimo. Neste ano, havia barricadas e repressão… Esperemos que a Embaixada tome as devidas providências e que estas se reflitam em seus futuros eventos.”

Apoie o Cafezinho

Mariana T Noviello

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Azula

14/09/2016 - 11h54

O Brazil day sem repressão, não seria o retrato fiel do Brasil…racionalmente…embora seja LAMENTÁVEL, atitude autoritária de gente mesquinha que não sabe contemporizar.

timteobatalha

14/09/2016 - 09h35

o governo ILEGÍTIMO divulga listão das privatizações, e NINGUÉM se manifesta!!!
Mesmo assim vou cantar a PEDRA:
Um governo ilegítimo TERÁ TODOS OS SEUS ATOS E VENDAS REVOGADAS.
* O congresso eleito em 2014 é 70% ilegítimo, oriundo dos recursos financeiros de crimes lesa-pátria praticados por eduardo cunha. >>recursos de propinas, desvio de verbas públicas, sonegação, evasão de divisas….
* a deposição da democraticamente eleita Dilma Rousseff, foi baseada em um processo sem crimes de responsabilidade, ou outro crime qualquer; logo, ilegítimo foi o impedimento e deposição da presidenta…também em função da ilegalidade do congresso, (ambas as câmaras) 70% ilegítimo e oriundo na corrupção.
* o vice-presidente levado ao poder ILEGITIMAMENTE, é condenado inelegível.
* há declarações GRAVADAS da conspiração aberta para deposição da Presidenta Rousseff.

Então, há de ser que o Povo Brasileiro ao (em breve) RETOMAR o governo de seu país, DESFARÁ TODA OBRA NEFASTA LESA-PÁTRIA ilegítima, ilegal…mesmo que essas tenha seguido ritos legítimos de aparente legalidade com o único objetivo de legalizar CRIMES.

O Poder emana do POVO, e para o POVO, SEMPRE SERÁ EXERCIDO !!!

    Rachel

    14/09/2016 - 19h42

    Que os anjos digam amém, sinceramente.


Leia mais

Recentes

Recentes