Menu
, ,

A estupidez aparente: quando um gestor deprecia seu principal ativo

Foto: José Cruz/Agência Brasil Por Tadeu Porto (@tadeuporto)*, colunista do Cafezinho Estou aqui, de boas, esperando meu vôo para Belo Horizonte – saindo do Santos Dummont – e imaginando que legal seria ouvir Jorge Lemann dizer que “endeusaram” a cerveja artesanal no Brasil: “não é tão importante assim, temos outras alternativas como a Skol ou a […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
27/07/2016- Brasília - Presidente da Petrobras, Pedro Parente, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto após encontro com o presidente interino Michel Temer (José Cruz/Agência Brasil)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Tadeu Porto (@tadeuporto)*, colunista do Cafezinho

Estou aqui, de boas, esperando meu vôo para Belo Horizonte – saindo do Santos Dummont – e imaginando que legal seria ouvir Jorge Lemann dizer que “endeusaram” a cerveja artesanal no Brasil: “não é tão importante assim, temos outras alternativas como a Skol ou a Bramha que são imbatíveis”. Ou, quem sabe, ler que Daniel EK – CEO do Spotify –  declarou que estão superestimando a importância dos serviços de streaming  “esquecer a importância dos discos de vinil seria um erro”.

Parece bem idiota, não é?

Pois bem, foi praticamente isso que Pedro Parente, que rima com incompetente, fez ao desdenhar do Pré-sal em um evento em São Paulo, afirmando que “endeusaram” o reserva nacional ultraprofunda de petróleo

[Vale Salientar que presidente da Petrobrás ressaltou que existem aplicações a serem feitos também na Bacia de Campos e essas realmente são investimentos cruciais para manter a alta produção dos campos da região e o Know-how de exploração e produção em águas profundas. Mas menosprezar o Filé Mignon não justifica tal fato]

Imagino que qualquer cidadão ou cidadã brasileira já se deu conta da importância do petróleo encontrado abaixo da camada de sal com a mega produção de curto prazo que a Petrobrás conseguiu – mais de um milhão de barris por dia – numa empreitada que muitos vira-latas diziam ser impossível de acontecer devido ao alto custo de produção.

Se os brasileiros ou brasileiras ainda não acordaram, os holandeses já estão de pé, tomaram o café de manhã e escovaram os dentes, e estão prontos para dar o bote. O presidente da Shell não perdeu a oportunidade de aparecer no gabinete do presidente ilegítimo Michel Temer para tentar adiantar a entrega do Pré-Sal prevista para ocorrer semana que vem na câmara.

Ao menosprezar a maior descoberta do mundo do petróleo das últimas décadas – justamente com o Xisto – Parente desvaloriza o ativo mais importante da empresa que ele mesmo preside. Que tipo de empreendedor comete tamanha insensatez?

A resposta, infelizmente, é tão clara quanto o oceano da Bacia de Santos: Parente joga pro time dos entreguistas, da elite vira-lata que tem preguiça de trabalhar aqui no Brasil e quer viver com as migalhas das multinacionais estrangeiras, deixando a eles os louros da ciência e tecnologia gerada com o aprendizado cotidiano no trabalho e abrindo as portas do Brasil para a famigerada maldição do petróleo, que assola países com reservas superiores às nossas.

 

*Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jurandir Castro

03/10/2016 - 16h31

Tem que entregar essa porra mesmo. Caso contrario outro populista de merda vai se apossar sozinho.

Augusto Dos Anjos

03/10/2016 - 10h17

Só um detalhe:
O Patrimônio que o Dr Parente deprecia não é dele:
É nosso!


Leia mais

Recentes

Recentes