Menu

Tarso Genro e Folha de São Paulo – A sabotagem da estratégia de defesa de Lula

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Josias de Souza, articulista da Folha, acaba de partilhar um segredo, sem nos contar as fontes. O segredo tem escassa aparência de verdade, o que é fácil averiguar. E guarda fortes vínculos com a entrevista que Tarso Genro deu há dois dias à Folha. O que também […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Josias de Souza, articulista da Folha, acaba de partilhar um segredo, sem nos contar as fontes. O segredo tem escassa aparência de verdade, o que é fácil averiguar. E guarda fortes vínculos com a entrevista que Tarso Genro deu há dois dias à Folha. O que também não é difícil concluir. Vejamos primeiro o interessante segredo. Eis o que Josias de Souza segredou aos ouvidos dos seus leitores:

“Um petista histórico disse ao blog que deve procurar Lula para aconselhá-lo a se afastar da rotina partidária. Avalia que o ex-presidente deveria se dedicar em tempo integral à sua defesa, liberando o partido para apressar a substituição dos seus dirigentes, a começar pelo presidente, Rui Falcão. Afirma traduzir o sentimento de um número crescente de filiados insatisfeitos com o estilo centralizador que Lula imprime à sua liderança.”

É difícil, ainda que com toda boa vontade, deixar-se convencer por essas linhas sussurrantes. O motivo é mais que óbvio: o envolvimento político de Lula é o modo como Lula está se defendendo, e isso justamente por ter ficado claro que uma defesa meramente jurídica traria resultados trágicos. Foi o que José Dirceu fez, limitou-se à defesa jurídica. E com que resultados? O de dar com os burros n’água. Ou melhor, nas grades. Lula, faz já um bom tempo, declarou que o erro do PT foi confiar demais nos advogados. Só nos advogados.

Ele está fazendo aquilo que se tem chamado de “luta política”. Uma estratégia que incorpora, além da luta jurídica, também o desempenho político ativo. E por quê? Porque o esvaziamento político de suas vítimas é o efeito midiático buscado pela Lava jato. Daí os vazamentos, as denúncias, a divulgação de áudios, as delações premiadas, etc. etc. Robustecer-se politicamente é uma condição para enfrentar a sangria produzida pela Lava Jato.

Mas, se é assim, se a maioria dos que cercam Lula sabe disso, de que boca teria vazado a voz do “petista histórico” que segredou inverdades no ouvido de Josias de Souza? Certamente não foi Tarso. Ele não precisaria dizer isso já que, há dois dias atrás, na sua entrevista à Folha, disse coisa muito parecida:

“Tarso – Acho que o Lula não quer e, na minha opinião, nem deve ser presidente do PT na circunstância em que estamos vivendo. Sou favorável a que apareça para a direção partidária uma nova geração de líderes que surgiu no último período, para que façamos, de um lado, uma profunda reflexão pública sobre os nossos erros políticos e de gestão partidária, e para que comecemos uma nova etapa de reconstrução programática e ética. O Lula não precisa exercer um cargo formal no partido para exercer sua influência.”

O “petista histórico” íntimo de Josias de Souza, defende que os que têm experiência para ajudar na defesa de Lula, Rui Falcão e os outros, deveriam cair fora. E Tarso, afirma que uma “nova geração de líderes” deve ocupar a direção do PT, o que significa que Lula e os petistas experientes devem dar no pé. O anônimo auxiliar de Josias e o ex-ministro Tarso, pregam o mesmo como se vê. Mas foi Tarso quem, ao dar sua entrevista, deu a Folha toda munição que ela precisava para esticar o assunto e evocar petistas históricos, mantendo Lula embaixo de sua artilharia pesada de disse-me-disse.

De fato, o que está sendo dito pela Folha, no fundamental, é o seguinte: Prendam Lula, até o PT já o abandonou! Nem como presidente eles o querem! E isso é o que foi dito por Tarso também, embora em tom mais velado, talvez por inconfidência involuntária.

É interessante notar que os conselhos de Tarso para Lula são, em tom amigável, os mesmos que seriam dados por um Gilmar Mendes ou um FHC se consultados. Foi o que eles disseram, aliás, quando Lula ia tomar posse do cargo de ministro da Casa Civil, posição que concederia a ele a devida força política para defender-se, após a condução coercitiva em 04 de março ordenada por Sérgio Moro. E eles conseguiram trucidar as chances de defesa de Lula.

Hoje, Tarso Genro e outro “petista histórico”, aparecem para dizer a mesma coisa. Não é interessante?

É difícil saber, num momento em que ex-ministros do PT estão sendo presos, que motivos Tarso Genro teria para temer a imprensa e até dar depoimentos que sabotam a estratégia de defesa de Lula – a estratégia da luta política. E, pior que isso, fornecer assunto para que a mídia nos venha segredar confissões de “petistas históricos”.

Seria medo? Falta de coragem? Covardia? Ou algum receio bem fundado, talvez, em razões que nos serão sempre alheias? Vamos aguardar para ver, quem sabe, se alguma outra voz anônima e sussurrante vem a público elucidar esse tão bem camuflado mistério.

Em tempo. Vale refletir sobre essa frase chocante pelo seu absurdo. Tarso se diz a favor que apareça (futuro), uma  geração de líderes que… já surgiu (passado): “Sou favorável a que apareça para a direção partidária uma nova geração de líderes que surgiu no último período”. Alguém conhece alguma dessas lideranças nascidas dos delírios disparatados desse infiel escudeiro?

Caro leitor, estamos criando em parceira com O Cafezinho a página MÁQUINA CRÍTICA. O convidamos para visitar e curtir a página. Abraços.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Felipe Ortiz

06/11/2016 - 11h40

Bajonas. Por favor, não seja tão ignóbil. Não se baseie no que a imprensa burguesa diz. Nós combatemos a imprensa burguesa e tu tomas como verdade as afirmações da elite. Quem comenta algo não deve se comportar como a imprensa burguesa. Deve ler não só as publicações factóides, mas sim o que o autor, no caso o Tarso, publica constantemente. E Tarso tem razão sim, buscar a unificação da esquerda, o rompimento da Direção Partidária hegemônica no PT, que levou a derrota e aos escândalos, são condições de se pensar um novo Brasil. Todo o PT do RS avança neste sentido. E, convenhamos Bajonas, limpe a pena, os dedos e a tua boca quando a se referir a Tarso e aos petistas legítimos que criticam o PT que está aí e que não foi o PT que fundamos e que levamos Lula Presidência do Brasil. Leia mais, mas lei não só a imprensa golpista, para poder escrever e interpretar, a não ser que esteja sendo inocente útil dos corruptos do PT….

Rachel

09/10/2016 - 00h40

Deve ter rabo preso e está tentando se livrar. É mas um canalha.

Bob Dylan

08/10/2016 - 23h41

Tarso, Zé da Justiça e outros oportunistas do PT adoram dar entrevistas para a Veja e para a Folha e para a Globo. São a antítese de nomes ilustres como Eugênio Aragão, Márcio Thomaz Bastos e Fernando Haddad. Estes últimos sempre honraram a tradição de Lula e Dilma e nunca entregaram de bandeja para os opressores as armas. São idiotas. Péssimos gestores, políticos e teóricos. Tudo que eles tocaram, se perdeu.

Pedro Pedro

08/10/2016 - 15h46

O Tarso é daqueles que usa a sua inteligência e conhecimento adquirido para uso oportunista. Como sempre. Quando o Olívio Dutra era o governador, com chances de se reeleger, mesmo sob fogo cruzado de uma cpi farsesca-bandida-criminosa na AL, o Tarso pulou o muro e, além de legar a prefeitura ao vice (que a perdeu na sequência), praticamente impôs ao PT gaúcho a sua candidatura, desde sempre, falando mal do Olívio. Deu no que deu: perdeu prum mequetrefe deputadinho pemedebista (o “perdigotto”). Mas, não abriu mão do “farol” que carrega no umbigo. Agora, a mesma conversa fiada: como o Lula se apresenta para ser o presidente do PT, lá vem ele querendo o cargo para si (está desempregado). O cara é tão medíocre que nem o Lula teve coragem de encaminhar o seu nome para compor o STF (ficou com medo do senado). Foi precário ministro da justiça.

MARIA

08/10/2016 - 15h45

VOCE AI DO CAFEZINHO QUE ME CENSUROU SAIBA QUE EU VOU INFERNIZAR SUA VIDA TODO DIA VOU VIM AQUI E POSTAR MENSAGENS-SE ME BLOQUEAREM A MINHA CONTA SIMPLESMENTE VOU CRIAR OUTRA SO VOU PARAR QUANDO VOCE TOMAR VERGONHA NA CARA E NÃO MAIS APAGAR MINHAS MENSAGENS 08

MARIA

08/10/2016 - 15h44

CAIU A MASCARA DO CAFEZINHO FUI CENSURADO MAIS UMA VEZ POR ESTE SITE QUE APOIA O COMUNISMO-SO VER OS PARTIDOS QUE ELES APOIAM PT,PCODB,PSOL,PCB TODOS COMUNISTAS-SE DEPENDE-SE DESTE SITE O BRASIL SERIA A NOVA VENEZUELA DA AMERICA LATINA 06

Renato Kern

08/10/2016 - 11h26

O Tarso tem muita razão. Os 14 anos do PT no poder esvaziaram o partido, muita gente querendo mais preservar seus carguinhos do que enfrentar a crise. Dilma caiu por estes petistas históricos não lutarem or ela com medo de colocar seus cargos e mandatos em perigo. Se oPT não conseguir novas lideranças vai ficar apenas com o Lula, que ainda tem a chance de voltar em 2018 como salvador da pátria. Mas se isto não acontecer quem serão os líderes e candidatos daqui a 6 anos?

Paulo de Tarso

08/10/2016 - 08h52

O erro de Lula e Dilma foi nomear direitistas para o poder, e petistas que borram as calças. São do mesmo gênero e espécie.

Fechando o caixão do PT

08/10/2016 - 07h31

Acho também que o Josias fez seu texto baseado no Tarso. Agora uma coisa é certa; Lula vai receber Prisão Perpétua e morrera na cadeia igual o Palocci e Ze Dirceu. Este país, finalmente esta mudando pra melhor.

    Renato Kern

    08/10/2016 - 11h27

    Só não fecha rápido demais, pode ser que o Lula retorne em 2018 para salvar o país.

Fernando Santos

08/10/2016 - 00h21

Ptista que abaixa as calças para o PIG, não merece meu voto, nunca mais voto nessa criatura chamada tarso genro!!!

Fé e Política

07/10/2016 - 21h54

Se tarso genro tivesse alguma habilidade política estaria em alta no estado dele
No tempo da farsa do mensalao ele tb dizia asneiras na mídia.

    guilhermenagano .

    07/10/2016 - 22h26

    E quantos petistas estão em alta hoje em dia?

      Fé e Política

      08/10/2016 - 01h25

      melhor do que o tarso genro há muitos. mas a questão não é essa, é que ele posa como estando por cima da carne seca sem estar e achincalha o melhor que o partido produziu que foi Lula e seu legado. Tarso genro foi defenestrado do governo do RS quando o PT estava bem.

        guilhermenagano .

        08/10/2016 - 12h24

        Pq o RS sempre esteve mal, mesmo nos anos da fartura fantasiosa do PT! O Tarso ainda é respeitado por alguns e algo me diz q muitos no partido pensam como ele!

      Jose Francsico Francisco

      08/10/2016 - 19h46

      Tarso “traira” genro. Depois de derrotado no RS nunca mais se elegerá nem a sindico de prédio de três andares. Vide ai sua filha perdendo feio a eleição o em Porto Alegre!!
      Traíra deve ser defenestrado para sempre

        guilhermenagano .

        08/10/2016 - 19h57

        O Olivio Dutra disse q o PT merece essa lambada q tomou…

LL Vanderlei

07/10/2016 - 21h34

Tarso Genro tem lá suas razões. É evidente que o PT necessita urgentemente de novas lideranças. E digo novas em termos de ideias. Pouco importa a idade. Ocorre que o (ex?) político gaúcho torna essas razões públicas de uma maneira muito estranha e marota, pra dizer o mínimo. Pior ainda, o faz através de um dos jornais que mais se aliou ao golpe. Nem precisa dizer muito sobre a famigerada folha de sp. Está tudo cuspido e escarrado na nossa cara: golpista no passado (lembremos do horror da oban), golpista hoje (óbvio). Defensora intransigente do atraso, da plutocracia e da concentração de renda. A pergunta que não quer calar tem que ser a seguinte: como é que uma liderança petista, um político experiente, um homem que está vendo as reputações do ex presidente Lula e de diversos outros parceiros de luta política sendo destruídas cínica e impiedosamente pelo jornal da famiglia frias junto com o restante da mídia golpista, vai lá e dá uma entrevista pra eles? O que é que seu Genro tem na cabeça? Ele acha que algum diálogo ainda é possível? Seria algo como um judeu a beira da câmara de gás propor um bate papo com Himmler, Goebbels ou quiça com o próprio Hitler. Ou será que, como bem disse o autor do post, é medo? Aquele tipo de medo que faz o sujeito se borrar todo e aliar-se ao carrasco dos seus companheiros abatidos e ainda agonizando, que é pra ver se, por piedade ou por nojo, ele é deixado livre? Parafraseando Zizek: “com uma esquerda dessas…”

Laucidio Rosa da Silva

07/10/2016 - 21h27

ELE E UM BABACA QUE SEM MORAL

C.Poivre

07/10/2016 - 20h05

Havia sempre uns artiguinhos dele na Carta Maior mas nunca li nenhum deles pois nunca achei este Tarso Genro confiável.

João Bosquo

07/10/2016 - 19h18

Vamos deixar combinado assim: esse Tarso Genro sempre se achou mais ou maior que o PT e não assimilou a escolha de Dilma como candidata à presidente da república. Repara. Sempre fez corpo mole, até artigo de ataque a José Dirceu, que culminou na sua condenação, no mensalão. Esse senhor que não consegue unir os membros de sua família em torno de si, agora quer dar receita de unidade partidária. Por último, o PT do RS tá fora do poder a quanto tempo???


Leia mais

Recentes

Recentes