Menu

Delação de Odebrecht só vale para Lava Jato se for contra Mantega e Palocci

Lava Jato exige delação contra Mantega e Palocci para ajudar Marcelo Odebrecht no Jornal GGN Na contramão dos argumentos de que acordos de delação premiada são feitos de maneira espontânea na Lava Jato, a Folha de S. Paulo noticiou, nesta segunda (10), que a força-tarefa ameaçou não firmar acordo de delação premiada com redução de pena […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lava Jato exige delação contra Mantega e Palocci para ajudar Marcelo Odebrecht

no Jornal GGN

Na contramão dos argumentos de que acordos de delação premiada são feitos de maneira espontânea na Lava Jato, a Folha de S. Paulo noticiou, nesta segunda (10), que a força-tarefa ameaçou não firmar acordo de delação premiada com redução de pena e regime domiciliar caso Marcelo Odebrecht não aceitasse contribuir da maneira imposta pelos procuradores.

A reportagem, que taxa o modo como Marcelo tentou se defender da série de acusações feitas pela Lava Jato como “resistência” em cooperar, aponta que ele está “melancólico” após ser forçado a admitir participação direta em crimes que ele negou ter cometido.

Chama atenção o parágrafo em que a Folha condiciona a confissão de Odebrecht ao medo de perder o acordo de delação premiada porque os procuradores não estavam satisfeitos com o que ele disse. “(…) ante a possibilidade de ver enterrada a colaboração premiada, acabou admitindo participação direta nos delitos, o que levou procuradores do Ministério Público Federal a comemorar o desfecho dos depoimentos.”

A Folha não precisou a data em que Marcelo aceitou entregar o que a Lava Jato quer, mas sinalizou que ocorreu em setembro. Outro trecho de destaque é o que diz que o empresário deve delatar o favorecimento a Odebrecht pelo ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, alvos da Polícia Federal naquele mesmo mês.

Mantega foi objeto de pedido de prisão temporária que foi revogado no mesmo dia por Sergio Moro após repercussão negativa do caso (ele estava no hospital em que sua mulher, com câncer, iria ser operada, no momento em que a Polícia Federal foi executar a ordem). Já Palocci foi preso às vésperas do primeiro turno da eleição municipal, que ocorreu em 2 de outubro.

Segundo o jornal, foi só na semana passada – ou seja, depois da eleição e da prisão de Palocci – que a Lava Jato bateu o martelo nos termos da delação de Marcelo Odebrecht, incluindo um capítulo sobre os ex-ministros.

Palocci é acusado de receber propina para favorecer Odebrecht em medidas adotadas pelo governo Lula. Sua prisão temporária foi transformada em preventiva porque a PF não encontrou as provas que precisa para provar a transação criminosa.

A delação de Odebrecht, portanto, daria mais credibilidade à acusação da Lava Jato contra Palocci e Mantega.

Ainda de acordo com a Folha, Marcelo Odebrecht aceitou os termos impostos pelos procuradores porque, após meses de negociação, ainda não havia previsão de quando a delação seria encaminhada ao Supremo Tribunal Federal e quando ele chegaria, enfim, o regime domiciliar – como ocorreu com vários outros delatores.

“Já condenado na Lava Jato, ele comentou na reunião que um dos advogados da empresa havia dito que estava negociando com a força-tarefa para que ele saísse da prisão em três meses. Os procuradores negaram a possibilidade (…) e então sinalizaram que aquela conduta poderia levar a delação a naufragar. Passaram a dizer que Marcelo Odebrecht não estava contribuindo da maneira como esperavam. (…) O empresário, então, passou a discutir com os defensores da própria empreiteira, gerando grande constrangimento. (…) Quando a entrevista foi retomada, Odebrecht disse aos procuradores que havia pensado no futuro de sua família e iria cooperar, revelando como havia atuado nos crimes. (…) Ao final, a força-tarefa considerou o conteúdo dos relatos de Odebrecht um grande feito para a Lava Jato. O empresário, porém, voltou deprimido para a carceragem.”

Agora, a previsão é de que a delação chegue ao Supremo em dois meses e meio.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN J.

13/10/2016 - 10h46

MORO DESMORALIZOU A PF.
PORQUE MORO AINDA NÃO PRENDEU O BANDIDÃO CUNHA?
O QUE O MORO ESTÁ ESPERANDO PARA PRENDER O BANDIDÃO CUNHA?
SERÁ QUE MORO ESTÁ ESPERANDO A PRISÃO DE ALGUM TUCANO PARA QUE ELA SEJA ENCOBERTA NA MÍDIA PELA PRISÃO DO BANDIDÃO CUNHA?

Ulisses Silveira

11/10/2016 - 07h21

Estamos em um golpe. Em um golpe destrói-se quem tem o poder de reverter o golpe. Lula tem este poder e a meganha e judiciário golpista tem pavor do Lula por ter este poder. Parem de querer justiça e vamos assumir a realidade, Não é investigação isto aí, é armação golpista. Esta pseudo investigação nem esconde mais o golpe. Se existisse justiça e uma investigação real, Cunha, Aécio, Serra, FHC, todos denunciados e com provas estariam sob processo penal. Então o que acontecerá ao Lula? Será um refugiado político ou um mártir do golpe? E dos golpistas. Qual será a reação do povo?

nicolas

11/10/2016 - 01h58

CAIU A MASCARA DO CAFEZINHO FUI CENSURADO MAIS UMA VEZ POR ESTE SITE QUE APOIA O COMUNISMO-SO VER OS PARTIDOS QUE ELES APOIAM PT,PCODB,PSOL,PCB TODOS COMUNISTAS-SE 02

    erivanraposo

    11/10/2016 - 08h16

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Ocomentarista Tcomment

    11/10/2016 - 11h34

    vai bater panela e pedir emprego pro moro!

    Terceira Onda ?

    11/10/2016 - 14h30

    Mimimimi, para de ser burro…

nicolas

11/10/2016 - 01h58

VOCE AI DO CAFEZINHO QUE ME CENSUROU SAIBA QUE EU VOU INFERNIZAR SUA VIDA TODO DIA VOU VIM AQUI E POSTAR MENSAGENS-SE ME BLOQUEAREM A MINHA CONTA SIMPLESMENTE VOU CRIAR OUTRA SO VOU PARAR QUANDO VOCE TOMAR VERGONHA NA CARA E NÃO MAIS APAGAR MINHAS MENSAGENS 02

nicolas

11/10/2016 - 01h58

ENTÃO SEU MIGUEL GOMES BARBOSA DO ROSÁRIO QUANDO O SENHOR VAI TOMAR VERGONHA NA CARA E PROIBIR A CENSURA AQUI NESTE SITE?? 02

    erivanraposo

    11/10/2016 - 08h18

    Não sei quem fez o quê, mas aqui não é privada para que qualquer um venha despejar merda. Então, respeite o espaço e será respeitado. Isso aqui não é lugar para maluco fazer propagando anticomunista ou coisa do gênero.

Mário Gonçalves

11/10/2016 - 00h14

A parceria da Folha com a LJ é forte: tem até um minuto a minuto das delacoes.

Luiz Antonio Ferreira

10/10/2016 - 23h34

O Brasil não é a república das bananas, é a republiqueta DOS bananas.

Rachel

10/10/2016 - 21h48

Diante de mais esta o que dizer? Só continuar resistindo do jeito que der. Hoje houve mais uma manifestação em Floripa. A resistência é pequena mas continua.

RENATO ANDRETTI

10/10/2016 - 20h18

e nós ficamos aqui zumbizando diante desta materia.
e se é um filho de ” noize”..
se fazem isto com Odebrecht, que será de noize!!

a verdade começa a me fugir..
e só reaparecerá agora, depois que
nenhum de noize existir..
A verdade estará salva..

Marcos Omag

10/10/2016 - 20h14

Eu creio que não falta nada para que, nas manifestações do “Fora Temer”, uma das palavras de ordem seja “abaixo a ditadura”. Não tenho medo do ditadorzinho de punhos de renda que tem a sua Guantánamo particular. Já ajudei a derrubar a ditadura verde-oliva.

Paulo de Tarso

10/10/2016 - 19h28

É melhor ser chicoteado. Salve-se quem puder!

Claudio

10/10/2016 - 18h55

Até os traficantes do morro são mais justos que esse pessoal do MP. Sem falar que os traficantes são mais descentes e honestos.

Calebe

10/10/2016 - 18h29

É revoltante a forma de agir dessa turma do MPF, admitirmos tortura em plena séc. XXI também nos reduz a uma republiqueta de bananas. Que a justiça divina caia sobre as cabeças desses procuradores, e alguns se dizem cristãos.

erivanraposo

10/10/2016 - 17h45

conferir a reportagem de Malu Gaspar (O Código Odebrecht) na Revista Piaui nº 121


Leia mais

Recentes

Recentes