Menu

Contra a prisão absurda, escrachar é preciso

Por Luis Edmundo Araujo, colunista do Cafezinho Crescem os rumores da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E como os partidários do golpe já se esqueceram, comodamente, do constrangimento geral, inclusive deles próprios, com o espetáculo lamentável da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que pode gerar essa prisão, é preciso escrachar. Lutar, […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Luis Edmundo Araujo, colunista do Cafezinho

Crescem os rumores da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E como os partidários do golpe já se esqueceram, comodamente, do constrangimento geral, inclusive deles próprios, com o espetáculo lamentável da denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que pode gerar essa prisão, é preciso escrachar. Lutar, sim, resistir da forma que der, mas escrachar também, mostrar o ridículo do golpe. Essa é uma das linhas de frente, no momento, de um grupo que começou a se manifestar nas arquibancadas do futebol, na torcida do Atlético Mineiro, e que, com a adesão de cada vez mais gente na luta pela democracia, passou a promover suas ações também fora dos estádios.

“Especificamente agora, o que fizemos foi sobre aquela palhaçada do MPF na denúncia contra Lula. Agora, que os boatos de uma prisão do Lula se avolumam, voltar a falar neste assunto é fundamental”, diz Eduardo Aguiar, um dos que estão na linha de frente do grupo. A ideia surgiu, segundo Eduardo, “logo depois daquela inesquecível apresentação do procurador Deltan Dallagnol buscando incriminar o Lula”, lembra ele, citando aquela que talvez seja a imagem que melhor resume o ridículo do golpe, o powerpoint de Dallagnol vazio de provas mas cheio de convicção, até religiosa, nas bolotas com nomes e palavras impactantes, dignas de um marqueteiro esperto, sem ter muito o que dizer. “O que mais nos impressionou na ocasião foi como a direita ficou chateada com o MPF. Nem ela aceitou aquele teatro. Foi a famosa vergonha alheia, daquelas típicas de programa de calouros, tipo Chacrinha”, afirma Eduardo.

mpf-escracho-multipla-escolhaAs ações do grupo para reforçar o ridículo da denúncia do MPF do Paraná começaram com uma bem humorada prova de múltipla escolha que foi enviada para os estudantes de direito do grupo, que por sua vez a reenviaram para os outros colegas. “Fizemos depois um vídeo na porta do MPF em Belo Horizonte, com um Deltan Dallagnol doidão, com uma bíblia (para crianças) numa mão e uma Constituição na outra. Nosso mote era: 8,3% do MPF perderam a noção da realidade; 7,9% do MPF perderam a noção do ridículo; eu não tenho como provar, mas tenho convicção; o Redentorismos é próprio do púlpito e não do Parquet.”

O vídeo terminava com uma projeção gigante na fachada do prédio do MPF de Belo Horizonte com a expressão “Fora Temer”. “Estas mesmas frases foram pintadas em faixas que foram postas em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), ao MPF, ao MPE e às escolas de direito”, conta Eduardo. “Completando as ações, imprimimos milhares de cartazes com a frase ‘não temos provas, mas temos convicção’ e com o powerpoint positivo do Lula. Tudo para reforçar, nesta tal luta pela narrativa, o absurdo que são estas acusações”, conclui Eduardo.

Abaixo, o vídeo na porta do MPF em Belo Horizonte:

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Leo Pensamento Livre

05/11/2016 - 00h07

é verdade, sou um robô, bip bip

Leo Pensamento Livre

27/10/2016 - 00h50

Aqui é a Brasil! Viva as guilhotinas da Revolução Francesa. Pena de morte para todos corruptos.
Como diria um robô bip bip

Esmeraldo Cabreira

26/10/2016 - 11h48

FASCISTAS TEM QUE SER PARADOS SIM! ELES NÃO QUEREM DISCUTIR…….. QUEREM DESTRUIR!

Raimundo Soares

25/10/2016 - 15h32

Como é boa essa ferramenta de bloqueio, ultimamente a leitura do blog tem ficado mais gostosa. Sei que o contraditório é salutar para a evolução mas não dá para tê lo com pessoas que ainda acreditam na imparcialidade do “probo” juiz moro e companhia…não dá….

Atreio

25/10/2016 - 13h54

a crise tá resolvida: boni vai ser secratario da cultura em são paulo….só eu sinto q assisto idiotas de outra dimensão falando nos jornais?
não são nem idiotas costumazes…eles vieram de outra dimensão e algo deve ser feito logo pra resolver esse portal q parecia nos ter levado ao passado mas aparentemenre possibilitou a entrada de seres de outra dimensão em nosso convívio( e eles tão soltinhos, soltinhos… mas com muita pressa e pouca paciência),..aí fica difícil conversar.

Torres

25/10/2016 - 13h51

Alguém acredita que Lula é inocente?

    heleno

    25/10/2016 - 14h29

    Alguém acredita que o senhor é inocente? eu Não. Acho é culpado de alguma coisa? Estou abismado com tanta besteiro. Lula é dono disso ou daquilo… agora até do Itaquerão…Puxa é tanta acusação ilógica que acredito que é a melhor chance que nosso país tem de virar o jogo é LULA PRESIDENTE! Não sou militante de partido nem tenho compromisso partidário.

    fran

    25/10/2016 - 14h48

    Não impoorta se ele é inocente, importa que sem provas , não crime! Vamos imaginar que o seu síndico acredite que és traficante e o denuncie e a PM o prenda não por estup…, mas por trafico de drogas, por convicção do síndico que acreditou que seu perfume é cheiro de ervas no corredor…

    Sérgio Silveira

    25/10/2016 - 15h30

    Todos que em TODAS as pesquisas apontam que LULA JÄ Ë o FAVORITO para ganhar 2018!
    Fora os outros 1/3 do eleitorado que passaram a ficar divididos devido a campanha maciça negativa contra ele MAS, ainda sim CONFIAM em LULA
    Ou seja, a MAIORIA do ELEITORADO!
    Só voce e sua quadrilha de coxinhas que, antes de tudo, tem ÓDIO à LULA, PT e QUALQUER coisa que venha deles, tem “convicção” contrária…

      Torres

      25/10/2016 - 15h33

      Votei no Lula e o considero o melhor presidente que tivemos.
      Graças aos moderados do PT, como Palocci.
      Mas infelizmente ele é apenas mais um sujo no jogo do poder.
      Eu não voto.
      Por mim todos eles podem se foder juntinhos.
      São companheiros na exploração do Brasil.

        Esmeraldo Cabreira

        26/10/2016 - 11h49

        SEM PROVAS E SEM CONVICÇÃO……………. ISTO É FASCISMO!

          Torres

          26/10/2016 - 17h04

          Fake, as provas estão lá.
          Depois vc chora abraçada ao travesseiro.

Fernando Siqueira

25/10/2016 - 12h14

Vamos repetir essa frase mil vezes até que seja verdade….

“NÃO TEMOS PROVAS, MAS TEMOS CONVICÇÃO” Na verdade, essa cartaz juntou duas frases separadas e ditas em trechos diferentes da apresentação dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon, tirando-as do contexto.

Depois das delações de Cunha e de Marcelo odebrecht, ai nao vai sobra esquerda ou direita no Brasil, aí talvez alguns dei conta que o problema nao sao as pessoas mais o sistema.

    migueldorosario

    25/10/2016 - 13h06

    Falou sim, foram ditas separadamente mas o sentido é esse. A sabedoria popular é maior. Delação forçada é prova de crime sim, mas de abuso de autoridade. E sempre sobrará esquerda e direita enquanto existe pobre e rico. Quanto ao sistema, óbvio que ele que é o problema, não as pessoas.

      fran

      25/10/2016 - 14h50

      Vc foi simplesmente BRILHANTE! Parabéns!

      Fernando Siqueira

      25/10/2016 - 18h23

      Desculpe, mas se foram ditas separadamente, logo ele nao falou frase, logo voce não pode atribuir essa frase a ele. O proprio Deltan Dallagnol refusou a frase. Isso não é sabedoria popular, isso é difamação e calúnia.

Pedro Alcantara

25/10/2016 - 10h59

Mantra dos Petralhas, “salva nós Renan”…

    migueldorosario

    25/10/2016 - 13h06

    Manda dos coxinhas, “salva nós, Globo”

      Pedro Alcantara

      25/10/2016 - 14h25

      O jumento amestrado, não é manda e sim mantra. Ter que ficar ensinando analfabeto é foda!!!

        fran

        25/10/2016 - 14h58

        Há tipos bem piores, os lêem , mas não enxergam, vivem de rendas alheias….

    fran

    25/10/2016 - 14h52

    Vc é do MBL, ou filho do Bolsonaro? Me ajude entender donde veio tanta sabedoria?

marco

25/10/2016 - 10h53

Pois eu,além de PROVAS INEQUÍVOCAS,tenho a convicção de que ESSA CORJA DO M.PÚBLICO e adjacências,são partícipes do GOLPE DE ESTADO.Vejam todos,que os aludidos personagens,se acham BURGUESES,quando na real,defendem os privilégios de seus patrões,que os convenceram de que,entrando pela porta de servições,em seus palácio,confere-lhes,igualdade de classes.É a mensura de seus cérebros PUXA SACOS.Se lhes tirarmos os dedos,se agarram aos TESTÍCULOS dos ricos,com os próprios dentes.É verdade que ficarão mudos,mas ainda assim,continuarão em sua SINA DE PUXA SACOS,por gestos com as mão,sem dedos.Esse é o resumo,o resto é TESE.

Pedro tiete

25/10/2016 - 10h16

Pela primeira vez concordo com Renan, juizecos de primeira estância

Lucyenne Lins

25/10/2016 - 09h25

Doce ilusão… Na verdade aniquilam é com o país esse golpe e seus representantes…

Leo Pensamento Livre

25/10/2016 - 09h20

Seja como for, Golpe ou não, vencemos, destruímos, aniquilamos a escória PT nunca mais. Avante Brasil!

    paulo

    25/10/2016 - 10h12

    Seja como for, Golpe ou não??? Isso demonstra bem a sua índole, a sua ética e o seu respeito pela Democracia. Você é uma coisa que dá pena de ver, como alguém se “transforma” no que você se transformou.

    Neto Carvalho

    25/10/2016 - 10h22

    Falta aniquilar o povo, cara pálida, para a vitória dos golpistas ser completa. Só assim, os inimigos do Brasil dormirão tranquilos.

      Leo Pensamento Livre

      25/10/2016 - 10h31

      Kkkkkkk o povo? Essa foi boa!
      Dicionário da política brasileira: povo, (s.m) conjunto de eleitores alienados, pessoas sem capacidade de discernimento, objeto de manipulação, mercadoria a venda por mortadela, bolsa ou cargo, massa de ignorantes que crê em democracia, novela e honestidade de político, alguns mais ignorantes são devotos do petismo. Povo, um detalhe.

      Em 25 de out de 2016 10:24 AM, “Disqus” escreveu:

        migueldorosario

        25/10/2016 - 13h07

        Isso é definição de coxinha, não de povo.

          Leo Pensamento Livre

          25/10/2016 - 13h39

          Coxinha: (s.m) pessoa que se desalienou, expurgou o caderninho vermelho, deu o golpe e deixou um punhado de recalcados cholando.
          Avante Brasil!

          Em 25 de out de 2016 1:10 PM, “Disqus” escreveu:

          fran

          25/10/2016 - 14h57

          Esse é um autentico robo do MBL kkkkk

    Atreio

    25/10/2016 - 13h55

    tsc stc tsc…..és tolo e tentas agir como canalha.

    sugiro mais respeito ao proximo e q tente amar alguem hj.

    desejo melhoras, filhão! bj!

      Leo Pensamento Livre

      25/10/2016 - 14h01

      Tá vendo, começou a baixaria típica esquerdoide.
      Avante Brasil!

      Em 25 de out de 2016 2:00 PM, “Disqus” escreveu:

      Leo Pensamento Livre

      05/11/2016 - 00h06

      amem


Leia mais

Recentes

Recentes