Menu

Uma análise da entrevista de Gilmar Mendes à Folha

(Gilmar Mendes. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Gilmar Mendes, além de ser ministro do STF, é também uma espécie de porta voz informal da direita brasileira – papel obviamente incompatível com o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, mas ninguém se importa mais em nem mesmo manter as […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O presidente do TSE, Gilmar Mendes, fala no fim da apuração das urnas da eleição municipais de 2016 (Valter Campanato/Agência Brasil)

(Gilmar Mendes. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Gilmar Mendes, além de ser ministro do STF, é também uma espécie de porta voz informal da direita brasileira – papel obviamente incompatível com o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, mas ninguém se importa mais em nem mesmo manter as aparências de que ‘as instituições estão funcionando’ -.

Semana passada ele disse que o Tribunal Superior do Trabalho ‘é na maioria formado por pessoal que poderia integrar até um tribunal da Antiga União Soviética’ e que o Bolsa Família é compra de votos institucionalizada, declaração digna de comentarista de portal (o cientista político Cesar Zucco ensina para o ministro que ‘se Bolsa Família é compra de votos, qualquer outra política também seria’).

A Folha publica hoje uma entrevista com Gilmar.

Nela o ministro do STF critica os juízes e procuradores que estão atacando o projeto de lei que pune abuso de autoridades:

Parece que eles imaginam que devem ter licença para cometer abusos! (…) Juízes e promotores não são diferentes de todas as outras autoridades e devem responder pelos seus atos. E a verdade é que nós temos um histórico de abusos que vai de A a Z, do guarda de trânsito ao promotor, de prisões abusivas, de vazamento de informações sigilosas, para falar apenas das coisas correntes.

As menção a prisões abusivas e a vazamentos de informações sigilosas é evidentemente direcionada à Lava Jato e ilustra bem a disputa de poder que está ocorrendo no Brasil pós golpe.

A mídia corporativa, com sua cobertura estridente da operação, e o STF, chancelando os seus abusos e ilegalidades, empoderaram a Lava Jato enormemente para que esta pudesse gerar as condições necessárias à derrubada do governo eleito.

Agora que o golpe já foi consumado, não interessa à direita orgânica (mídia familiar, PSDB, PMDB, Gilmar Mendes) um juiz de primeira instância e um Ministério Público com a força que adquiriram Sérgio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato.

Imaginem os mesmos métodos e critérios usados pela Lava Jato com petistas aplicados a tucanos como Aécio, por exemplo: haja power point para tanta denúncia.

Os procuradores e Sérgio Moro (e demais juízes de primeira instância), por sua vez, não querem perder os músculos que ganharam nos últimos anos e atuam para isso, fazendo campanha pelas ‘10 medidas contra a corrupção’, que são na verdade muitas medidas pró acusação, e contra o projeto de lei que visa coibir abuso de autoridades.

O trecho humorístico da entrevista de Gilmar é quando ele responde a uma pergunta sobre as críticas ao seu encontro com Michel Temer, já que o presidente golpista vai ser julgado por Mendes em uma ação contra a chapa Dilma/Temer no TSE:

Sobre questões ligadas ao processo não se conversa. Nós dois sabemos os limites éticos. Agora, é impossível um presidente do TSE não conversar com o presidente da República. Há questões, por exemplo, orçamentárias que precisam ser discutidas.

Fora o fato de que, sendo a conversa privada, não há como ninguém avaliar se os dois realmente sabem os limites éticos ou não, o próprio Gilmar Mendes desmentiu a balela de que foi apenas um encontro institucional entre o presidente da República e o presidente do TSE ao afirmar, no dia do encontro, que tratou-se de ‘uma conversa de velhos amigos’.

A Folha logicamente não confrontou Gilmar com essa afirmação dele mesmo e ficou tudo por isso mesmo.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Isabela

24/10/2016 - 15h18

Lógico q pra essa raça os limites éticos são bem diferentes…Gilmar Boca de Caçapa Mendes está com inveja do Juiz de Preto, isso sim!!

Ocomentarista Tcomment

24/10/2016 - 14h42

É impressionante o sincronismo tendencioso desse STF: só agora querem barrar os abusos do justiceiro, mas quando ele divulgou conversas da presidenta ninguém falava nada!! Cara de pau!

Messias Franca de Macedo

24/10/2016 - 13h32

A entrevista de Luís Nassif na TV Educativa da Bahia
24/10/2016
https://www.youtube.com/watch?list=PLoJ6JR4vCS6UEv1nYJmzGO6SDFrFKp1Ur&v=XmMaLNRtYtY

Tiago Bevilaqua

24/10/2016 - 13h30

Uma referência indispensável: uma entrevista EXCELENTE de Pedro Serrano. Longa, mas quem ler asseguro que obterá grandes benefícios. Devo dizer que depois de lê-la fiquei muito tempo como se tivesse comido uma excelente refeição (a analogia pode não ser das melhores, mas é que adoro comer bem), de vez em quando voltava a degustá-la. Senti que ganhei o dia por tê-la lido. E pretendo reler.
Duas citações: “O combate que quem defende os direitos humanos
deve fazer não é contra a figura do Moro, mas sim contra uma onda autoritária que tem o estado de exceção como paradigma e que tem tomado conta a jurisprudência mundial.” “Não se acaba com a corrupção através de lei penal. Corrupção é macrocriminalidade e isso não pode ser combatido só com Direito Penal. Macrocriminalidade é um processo complexo que se combate com política pública e com mudança cultural.” http://www.sul21.com.br/jornal/o-que-parece-estar-ocorrendo-na-america-latina-e-a-substituicao-da-farda-pela-toga/

Messias Franca de Macedo

24/10/2016 - 13h13

… “O supremo” gilMAU é um calculista:
deve estar sentindo o bafo da lama beirando o CU(nha) dos DEMoTucanos!
E da quadrilha do amigão ‘MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o CUnha dos Neves (S)erra’!
Não se deve levar o gilMAU a sério!
Tirante pelas vias tortas!
gilMAU (DEMoTucano-PMDBosta/MT)!

***

… O habeas corpus em favor do [GÂNGSTER] eduardo CUnha do Temer já deve estar assinado!
Falta – apenas e tão somente – comunicar oficialmente ao congênere correligionário rábula psicopata “juiz” “Savonarola ‘mor(T)o’” dos Trópicos!


Leia mais

Recentes

Recentes