Menu

Dia histórico na ONU: pela 1ª vez EUA se abstém de votar pelo embargo de Cuba

Em ato inédito, EUA se abstêm em resolução que condena embargo a Cuba no Portal Metrópoles Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (26/10), que vão se abster pela primeira vez em 25 anos na votação de uma resolução da ONU que condena o embargo econômico a Cuba. Historicamente, a diplomacia americana se opõe à condenação, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em ato inédito, EUA se abstêm em resolução que condena embargo a Cuba

no Portal Metrópoles

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (26/10), que vão se abster pela primeira vez em 25 anos na votação de uma resolução da ONU que condena o embargo econômico a Cuba. Historicamente, a diplomacia americana se opõe à condenação, votada anualmente pelas Nações Unidas.

O anúncio foi feito pela embaixadora americana na ONU, Samantha Power, e bastante aplaudido pelos 193 membros da Assembleia-Geral. Apesar da abstenção, a diplomata lembrou que os EUA se opõem à visão de que o embargo viola a legislação internacional e ainda mantêm discordâncias com as práticas do governo cubano.

“Nós estamos profundamente preocupados com as violações de direitos humanos que o governo cubano ainda comete”, disse a embaixadora.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, elogiou a decisão americana de se abster, mas lamentou que o embargo continue. “O voto de abstenção seguramente é positivo para a melhora das relações entre nossos países”, disse. “Mas o bloqueio econômico persiste, provocando danos ao povo cubano e ao desenvolvimento do país.”

A resolução não tem valor legal, mas é votada todos os anos. A abstenção americana mostra, segundo analistas, que o governo de Barack Obama está disposto a levantar o embargo como parte da normalização das relações com a ilha. Essa decisão, no entanto, cabe ao Congresso, hoje controlado pelos republicanos. A resolução geralmente é aprovada e isso deve se repetir na votação desta quarta.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Torres

26/10/2016 - 19h46

Não há mais nenhuma razão, se é que já houve um dia, para o embargo.
Que bom!!!
O povo cubano merece mais, merece ser livre.


Leia mais

Recentes

Recentes