Menu

Temer e seus rapazes – Corrupção derruba sexto ministro. Três ministérios e a Presidência ficam emporcalhados

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho A rigor a situação deixada pelo terremoto do caso Geddel é a seguinte: três ministérios (a Secretaria do Governo, a  Casa Civil e a Advocacia Geral da União) e a própria Presidência da República, foram soterrados e cobertos de detritos. A saída de Geddel não vai aliviar […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

A rigor a situação deixada pelo terremoto do caso Geddel é a seguinte: três ministérios (a Secretaria do Governo, a  Casa Civil e a Advocacia Geral da União) e a própria Presidência da República, foram soterrados e cobertos de detritos.

A saída de Geddel não vai aliviar a situação de Temer. As expectativas criadas, pela parte mais ingênua e manipulável da classe média, pela narrativa moralista e a cruzada “anti-corrupção” do golpe, sofreram uma profunda decepção. Mesmo o zumbi mais maleável pelas técnicas da Globo está perplexo, e isso porque a própria Globo está perplexa.

Os setores que apoiaram e deram o aval ao governo Temer, estão apavorados com a amplitude da corrupção e seu caráter incontrolável. Ontem, em editorial,  O Globo defendia que Temer deveria optar “um padrão ético minimamente aceitável no poder”. Até esse pedido tão modesto e de ambições minimalistas, mostra o grau de desalento da Globo com seu rebento. Isso, aliás, já era visível desde os inícios remotos do governo Temer, ainda nos meses da interinidade, quando a revista Época publicou o editorial A nova pauta bomba, que lamentava a esquizofrenia de Temer ao dar  aumento ao judiciário.

Mas a situação agora se agravou, porque lançou Temer dentro de um labirinto de onde dificilmente encontrará saída. O caso Geddel o comprometeu muito. Primeiro, porque tentou manter o ministro, e depois porque seus laços com a bandalheira foram todos expostos. Tanto na sua tentativa de desmontar o Ministério da Cultura quanto, quando isso se revelou impossível, de criar uma secretaria para esvaziar o Iphan e o resguardo do patrimônio histórico brasileiro.

Ou seja, para além do limite da irresponsabilidade, em nome dos interesses das construtoras e da especulação imobiliária, Temer junto com Geddel trabalhavam para criar condições que levariam à implosão do patrimônio histórico brasileiro. Governo mais desclassificado impossível.

No saldo geral, uma coroa de louros de lama cinge a nobre cabeça do mordomo decorativo do Planalto.

Talvez por ter sido um vice decorativo, Temer não aprendeu a fazer certas distinções. Ele disse ontem, em uma nota feita na correria tentando explicar suas conversas com Calero, que sua sugestão de ir a AGU se deu apenas por se ela responsável por “solucionar eventuais dúvidas entre órgãos da administração pública”. Esqueceu o presidente, porém, que Geddel Vieira não é um órgão público, nem seus interesses são interesses públicos.

Seria preciso distinguir entre Geddel enquanto ministro que, em princípio, defenderia os interesses públicos, o que é uma coisa, e Geddel enquanto pessoa física, que defende seus próprios interesses e os da sua família, o que é outra coisa. Essa distinção não entra na cabeça de Temer.

Temer diz que buscou entregar o conflito entre Geddel e Calero à mediação da AGU (Advocacia Geral da União), mas justamente isso desmente que tenha agido com lisura. O conflito entre os interesses pessoais de Geddel na construção do prédio em Salvador – que a imprensa já provou que vão além de um mero apartamento de R$ 4 milhões – e o interesse público não é algo que a AGU possa arbitrar em termos jurídicos e administrativos. Não é uma questão jurídica, mas um jogo de forças entre interesse privado e interesse público. E esse jogo de forças se refere à poder político. Por isso, só poderia ser resolvido na forma de uma manobra política.

E isso Calero já disse: que a intenção de enviar para a AGU era a de suspender qualquer responsabilidade dos dois, dele e de Geddel, já que ficaria como um parecer dado pela Advocacia Geral da União, que decidiria em favor do Iphan regional na Bahia. Assim, a história teria um final feliz, ao menos para Geddel e a construtora do projeto imobiliário defendida por ele.

O episódio mostrou o quanto Temer é assustadoramente pedestre, grotesco, o que se evidenciou por sua atitude de convocar um ministro de estado para pressioná-lo dentro das dependências do Palácio do Planalto. Ou seja, todo o aparato do poder foi posto à serviço dos interesses mais abjetos e censuráveis.

Sairão vivos dessa? É difícil dizer, porque tudo depende do grau de mobilização da oposição. E essa oposição não tem sido exatamente perspicaz ou inteligente nos últimos anos e, muitos menos, nos últimos meses. Vamos esperar para ver.

Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo Figueiredo

25/11/2016 - 22h28

O mago Paulo Coelho disso logo após a derrubada de Dilma que o atual governo iria derrubar a si mesmo. Pelo jeito que a coisa anda…

Pedro Pedro

25/11/2016 - 17h42

GOLPISTA é GOLPISTA, desde sempre e, como “bom” GOLPISTA: ladrão, estelionatário, improbo e outros adjetivos de mesma valoração. FORA TEMER!

marcelo jose

25/11/2016 - 15h56

Não sei se felizmente ou infelizmente, desde o início da operação Lava Jato, os políticos de uma maneira geral, em especial os mais midiáticos, tem se preocupado muito em se preservar e manobrar juntamente com outros, situações que os isente ou que possam beneficiá-los em caso de seus nomes virem à tona em um dado momento qualquer; isso toma tempo, isso cria desgaste, isso consome energia, esse é motivo pelo qual temos visto atuações tão medíocres no meio político nos últimos tempos.

    Maria Thereza G. de Freitas

    25/11/2016 - 16h07

    temos que pensar nas razões pelas quais o judiciário, especialmente o stf, tem se curvado tão docilmente às ameaças veladas do pig.

      marcelo jose

      25/11/2016 - 21h58

      Cara Maria Thereza, perdoe-me a ignorância, mas o que quis dizer com “pig”?

        Maria Thereza G. de Freitas

        25/11/2016 - 22h56

        é um termo que o Paulo Henrique Amorim cunhou há alguns anos e significa Partido da Imprensa Golpista. Bem adequado, não acha?

          marcelo jose

          26/11/2016 - 04h15

          Totalmente adequado, de fato, as ligações e coligações existentes entre representantes dos poderes da república, tem se demonstrado bastante nocivo à nação, comprometendo a independência deles e por consequência inexistindo autonomia pra fiscalizar, corrigir e fazer com que o país esteja num trilho apropriado. O sistema engoliu esse modelo, precisamos repensá-lo.

Antonio Carlos Silva

25/11/2016 - 14h04

E agora Moro, você vai ou não vai mandar prender o Geddel Porcão Boca de Jacaré Vieira ? Já foi escancarado para todos verem que a Odebreth “deu de presente” ao Gedel Porcão Boca de Jacaré Vieira um caríssimo relógio rolex como mimo pela obras intermediadas pela DNOCS quando o corrupto politiqueiro baiano era ministro da integração

    Gilberto Alves

    25/11/2016 - 17h34

    Limpa a bunda com a toga Moro, limpa, deixa o seu rabo bem limpinho, que o Negao vai te usar hoje.


Leia mais

Recentes

Recentes