Menu

Decisão do STF sobre Renan foi inconstitucional

Professor em direito escreve sobre a decisão do STF em afastar Renan Calheiros da presidência do Senado. Segundo ele: “Estamos indo longe demais. O Supremo Tribunal Federal não é o superego da nação”. No Nenotícias LENIO STRECK: Afastamento de Renan é inconstitucional Por Lênio Streck Escrevo no calor dos acontecimentos. A decisão do Ministro Marco […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Professor em direito escreve sobre a decisão do STF em afastar Renan Calheiros da presidência do Senado. Segundo ele: “Estamos indo longe demais. O Supremo Tribunal Federal não é o superego da nação”.

No Nenotícias

LENIO STRECK: Afastamento de Renan é inconstitucional

Por Lênio Streck

Escrevo no calor dos acontecimentos.

A decisão do Ministro Marco Aurélio, afastando da presidência do Senado o senador Renan Calheiros, mostrou-se um perigoso equívoco.

Não há previsão constitucional para esse afastamento, como já não havia para o afastamento de Cunha.

Estamos indo longe demais. O Supremo Tribunal Federal não é o superego da nação.

Vou invocar uma frase famosa que eu mesmo fico repetindo e que é da autoria do Min. Marco Aurélio: os poderes da República são Legislativo, Executivo e Judiciário e não o contrário.

Pois bem, Ministro. Pois bem.

De fato, hoje mais uma vez ficou demonstrado o extremo ativismo do STF, contra o qual eu achava que o Ministro Marco Aurélio estava imunizado. Mas, não. Na decisão, o Ministro fala das manifestações de rua.

Ora, a Suprema Corte não é porta-voz do povo.

Ao contrário: nela temos que ver a garantia contra maiorias exaltadas.

A Constituição é o remédio contra maiorias. E o STF deve ser o guardião da Constituição.

Quem disse que a voz das ruas tem legitimidade? Somos duzentos milhões de habitantes e menos de 400 mil foram às ruas.

Isso é fundamentação? Cadê a Constituição?

Sou insuspeito em falar sobre isso. E não tenho simpatia pelo Renan. Sou um conservador em relação ao constitucionalismo. Já muita gente me chamou de “originalista”. Não. Não sou originalista. Sou um jurista que defende a Constituição naquilo que o constitucionalismo foi cunhado pela tradição democrática. Proteção contra injunções morais e politicas.

O Supremo Tribunal Federal, desse modo, comporta-se moralmente. E direito não é moral. A moral não corrige o direito. Quem deve tirar o Presidente do Senado é o Senado.

Seria inconcebível que o Senado ou legislativo lato sensu quisesse tirar o Presidente da Suprema Corte. Onde estão as relações institucionais?

Isso pode não acabar bem. Somos duzentos milhões querendo trabalhar e progredir. Se há corrupção, devemos combatê-la a partir da lei.

Fazer atalhos sempre são perigosos. Saludo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Geovane Faria

06/12/2016 - 22h52

“A Constituição é o remédio contra maiorias. E o STF deve ser o guardião da Constituição.”

Foi aí que o STF fracassou mais miseravelmente.

Thiago Melo Teixeira

06/12/2016 - 22h39

A direita por natureza já é inconstitucional.

Paulo Zeka

06/12/2016 - 21h43

Sei….cinco?….Infelizmente o momento é de fascismo e exceções!

zalina

06/12/2016 - 20h18

Já ouvi 5 opiniões de juristas… 2 contra mello e 3 a favor… Melo afirma que 06 ministros votarão com ele. Gilmar está no exterior e não vota. Se isso se confirmar, Renanzinho sai amanhã.

Marcvs Antonivs

06/12/2016 - 19h51

“Façamos a revolução antes que o povo a faça”, essa é a lógica.


Leia mais

Recentes

Recentes