Menu
,

Waldeck Carneiro: Governo do Rio prevê fechamento de escolas estaduais em 2017

Em artigo exclusivo para o Cafezinho, o deputado Waldeck Carneiro denuncia algo gravíssimo: o governo do Rio de Janeiro pretende fechar escolas estaduais em 2017.  . De acordo com Waldeck, o governo “vem enviando mensagens aos coordenadores regionais e diretores de unidades, anunciando o fechamento de escolas”.  . Leia abaixo o texto na íntegra.  . […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Em artigo exclusivo para o Cafezinho, o deputado Waldeck Carneiro denuncia algo gravíssimo: o governo do Rio de Janeiro pretende fechar escolas estaduais em 2017.
 .
De acordo com Waldeck, o governo “vem enviando mensagens aos coordenadores regionais e diretores de unidades, anunciando o fechamento de escolas”.
 .
Leia abaixo o texto na íntegra.
 .
Planejamento da SEEDUC prevê fechamento de escolas estaduais em 2017
 .
Por Waldeck Carneiro
 .
A Secretaria Estadual de Educação do RJ (SEEDUC), de forma sorrateira, vem enviando mensagens aos coordenadores regionais e diretores de unidades, anunciando o fechamento de escolas, sem oficializar, com clareza e transparência, o planejamento da oferta para 2017.
Desde 2007, o RJ, sob o comando do PMDB, teima em desconhecer a LDB, que completa 20 anos, em relação ao compartilhamento de responsabilidades entre estados e municípios na oferta do ensino fundamental.
O RJ tem adotado uma política de municipalização de escolas estaduais, que, a rigor, é uma tentativa de se desvencilhar de suas escolas, “enfiando-as goela abaixo” dos municípios.
A pretexto de fazer uma “otimização” das vagas no ano de 2017, a SEEDUC pretende fechar escolas, turnos e turmas, sem fazer uma discussão prévia com as comunidades escolares diretamente afetadas.
Ora, o planejamento, mormente o planejamento educacional, não é uma atividade meramente técnica ou matemática!
Há que se humanizar o ato de planejar e a principal mediação para isso é o diálogo entre autoridade que planeja, unidades escolares, profissionais da educação e alunos e famílias atendidos.
Por isso, em recente audiência pública sobre o tema, na presença do Secretário de Educação, e também na tribuna da ALERJ, propus que o atual planejamento feito pela SEEDUC fosse interrompido, em proveito do diálogo com as escolas estaduais e suas respectivas comunidades escolares.
A SEEDUC poderá partir do planejamento até agora feito, colocando-o em discussão, o que certamente provocará o seu aperfeiçoamento.
Não se pode enfrentar a crise no RJ, penalizando os investimentos em educação pública, como parece ser a proposta do (des)governo Pezão!
Ademais, variáveis como mobilidade urbana e segurança pública, embora não sejam educacionais, devem ser levadas em conta no planejamento da SEEDUC.
As carreiras e vínculos institucionais dos profissionais da educação também devem ser considerados.
É uma vergonha o fechamento de escolas públicas no Brasil!
SEEDUC: suspenda o planejamento em curso e dialogue com as escolas!
 .
Waldeck Carneiro (PT) é deputado estadual no Rio de Janeiro.
Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

DARCY SALES

07/12/2016 - 21h41

O povo carioca merece! Quem elege Cunha, Bolsonaro, e uma pá de deputados neopentecostais golpistas deve sofrer isso e muito mais: PEC 55 na cabeça, Reforma da Previdência na veia, etc……..


Leia mais

Recentes

Recentes