Menu

Não há solução para a crise econômica a curto prazo

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. Às vésperas do recesso parlamentar, a grande imprensa noticiou matérias em tom retrospectivo, buscando traçar panorama político-econômico do ano de 2016. É possível identificar certa fadiga por parte de colunistas ocasionada pela […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

Às vésperas do recesso parlamentar, a grande imprensa noticiou matérias em tom retrospectivo, buscando traçar panorama político-econômico do ano de 2016. É possível identificar certa fadiga por parte de colunistas ocasionada pela crise aguda, aparentemente sem solução a curto prazo.

Até quarta.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • Fantástico

Brasil dá adeus a Dom Paulo Evaristo Arns, o Cardeal da Esperança

Tempo da matéria: 59 seg

Matéria destacou o caráter ecumênico de Dom Paulo. Pontuou seu enfrentamento à ditadura em 1975 quando discursou em homenagem à Vladimir Herzog, jornalista da TV Cultura morto pelo regime. Não houve interesse do Fantástico em mostrar de forma detalhada sua trajetória, visto sua aproximação com a esquerda.

No Iraque, veja retomada de Mossul, cidade ocupada pelo Estado Islâmico

Tempo da matéria: 13:36 min

Matéria foi exibida na perspectiva do fotógrafo Gabriel Chaim, que está com o exército curdo. Vemos Gabriel acompanhando os soldados na tentativa de retomada das regiões ocupadas pelo Estado Islâmico. O problema dessa abordagem é que ela oculta ao telespectador a causa dos confrontos, concentrando-se apenas no efeito. Além disso, não falaram da morte de civis. Há certo romanceamento dos fatos, coisa indesejável diante desse contexto sangrento.

Nicolás Maduro diz que forças de segurança prenderam mais de 300 pessoas em protestos

Tempo da matéria: 25 seg

Matéria exibiu imagens dos tumultos nas ruas motivados pela medida do governo em retirar de circulação nota de 100 bolivars. Em nota, Maduro disse que as forças de segurança prenderam 300 pessoas nos protestos.

  • TV UOL

Itaipu quebra recorde e volta a ser maior produtora de energia do mundo

Avaliação negativa sobre o governo Temer creceu nos setores de maior renda

Ex-presidente Lula é réu em quatro processos

Governo prepara mais medidas para a economia

  • Folha de São Paulo

Capa – A culpa é da China, claro!

capa-folha

Vinicius MotaO manual para o Brasil atravessar a primeira metade de 2017

O texto de Vinicius é uma resposta à conjuntura desse ano. Dirige-se aos ocupantes dos três poderes, de modo a sugerir-lhes lisura na conduta de seus postos. Reivindica que o dinheiro arrecadado com impostos seja revertido aos mais pobres, alusão direta aos políticos corruptos.

Aécio NevesAlgumas lições aprendidas em 2016

Parafraseando Aécio: “O texto mais cara de pau de 2016”. Explico. Aecim, como bem sabemos, é recordista nas citações da Lava Jato, embora não tenha virado réu ainda. Apesar disso, o texto exalta o pleno funcionamento das instituições políticas, tido por ele como algo verdadeiro. Ele, um dos articuladores do impeachment de Dilma, diz que a crise grave impossibilita rápida recuperação econômica, o oposto do discurso usado para desestabilizar a presidenta. Na ocasião os golpistas colocaram-se como salvadores da pátria, e agora recuam. Covardes!

Valdo CruzCongresso, o último bastião de Temer

Valdo chama atenção para a proximidade de Temer em relação à Câmara dos deputados, onde fora presidente em três ocasiões. Sua governabilidade ainda é possível por conta do apoio do Congresso. Acontece que tal apoio não é gratuito, e será exigido do presidente já no início de 2017 habilidade política para compor ministérios que ao mesmo tempo confira credibilidade ao governo e atenda à gula de parlamentares por cargos.

EditorialEscola mais flexível

O editorial da Folha problematiza minimamente as implicações que a Reforma no ensino médio trará. Os argumentos servem mais para corroborar a medida do governo do que o oposto.

  • O Globo

Lauro JardimO ano de Dilma

Segundo dados levantados pela consultoria Bites, 28% das notícias publicadas no Brasil em sites jornalísticos em 2016 foram sobre política e Lava Jato. No twitter, Dilma ocupa o 1º lugar em citações: 18,3 milhões (1,1% de todos os posts publicados). A ex-presidenta apareceu em 713.574 artigos e reportagens veiculados por sites de notícias.

Miriam LeitãoFadiga institucional

Miriam faz retrospecto do ano ressaltando o caráter da crise econômica entrelaçada à política. Diz que nada pode se esperar desse Congresso, mas que o STF precisa atuar com maior coerência. Reconhece que o país está exaurido por conta da conjuntura, e que a democracia como está estruturada dá muito trabalho e não atende aos interesses da maioria. Implantar uma República de juízes também não, Miriam.

Panorama PolíticoA reforma que virou piada

Vários memes sobre a absurda proposta de contribuir 49 anos para receber teto da aposentadoria.

  • VEJA

Reinaldo Azevedo – Quando o jornalismo é porta-voz do ódio…

reinaldo azevedo

 

Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

janete Reis

12/01/2017 - 09h49

otimo artigo


Leia mais

Recentes

Recentes