Menu

O potencial explosivo da sentença de Moro sobre Lula

(Charge: Aroeira) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho A Lava Jato é uma operação política, e como tal deve ser analisada. Claro que análise jurídica é importante, mas esta tornou-se repetitiva e enfadonha. A última denúncia contra Lula apenas dá sequência ao ridículo das anteriores, trocando o apartamento que não é do Lula por um […]

46 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: Aroeira)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

A Lava Jato é uma operação política, e como tal deve ser analisada.

Claro que análise jurídica é importante, mas esta tornou-se repetitiva e enfadonha.

A última denúncia contra Lula apenas dá sequência ao ridículo das anteriores, trocando o apartamento que não é do Lula por um terreno que nunca foi utilizado pelo Instituto Lula. No site do Lula tem um bom comentário irônico sobre a mais nova diatribe do MPF.

Sérgio Moro, previsivelmente, aceitou a denúncia.

Mas vamos à análise política.

Os integrantes da Lava Jato, ao usarem a estratégia de se aliar à mídia corporativa e, por meio desta, angariar apoio da população para cometer ilegalidades – tudo em nome do combate à corrupção -, colocaram a operação na posição de peça proeminente da política nacional.

Como uma das forças da política brasileira, essa entidade chamada Lava Jato – que na verdade pinta como “combate à corrupção” os interesses políticos do Ministério Público -, naturalmente, tem seus convictos apoiadores e os seus ferrenhos críticos.

Esse fato coloca a Lava Jato em uma situação complicada: a decisão de Moro sobre Lula provocará efeitos imprevisíveis na população.

Caso Moro condene Lula, os apoiadores do ex-presidente e todos os que compreendem que a Lava Jato é uma operação política, cheia de ilegalidades e motor do golpe se revoltarão. A reação nas ruas provavelmente será forte.

Na hipótese improvável de Moro não condenar Lula, os teleguiados pelo oligopólio midiático é que ficarão estupefatos e rapidamente passarão ao estágio da raiva. A reação nas ruas também será forte.

Com os ânimos exaltados e a naturalização de comportamentos fascistas não é difícil prever um cenário em que a raiva e a revolta descambem para a violência.

Uma solução “meio-termo”, que seria condenar Lula para tirá-lo da eleição de 2018 mas não prendê-lo, parece cada vez mais inviável: se a tese de que Lula era o grande líder do esquema de corrupção na Petrobras for aceita por Moro ficará muito difícil não condená-lo à pena de prisão, afinal, se os subordinados do líder do esquema foram presos, como justificar que o próprio líder não vá?

Temos então mais uma consequência nefasta do circo midiático armado em cima da Lava Jato: teremos reações explosivas e possivelmente violentas na sociedade, qualquer que seja a sentença de Moro sobre Lula.

Tudo graças à irresponsabilidade de juiz e procuradores deslumbrados com os holofotes.

Haja batalhão de choque.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rosalee Henrique Sampaio

22/05/2017 - 11h11

Vc não tem vergonha de defender sem provas o maior corruptor do país o partido que mais fraudou dos últimos anos. Fez de tudo para não perder seu senhorio conduzindo uma eleição fraudulento e agora armou uma arapuca para o presidente que certamente está errado mas conviveu com o PT e todo processo de suas robalheiras? e agora que o ex presidente Lula está em fase de promulgação da sentença conduzem esse mequetrefe da empresa para ajudar apressar o processo para que Lula se candidate a presidência e novamente ajam eleições fraudulentas no país pois o pt tem dominado o cenario político ok sua força de roubar e ajudar os políticos a participarem não pode por contra gosta recebendo propinas enormes. Essa desgraca do PT poderá voltar oh que coisa horrenda talvez seremos reféns de novo

Sergio Lima

05/01/2017 - 18h17

Não resisti de escrever ao ver inúmeros comentários apagados, ao ver retratado nos posts somente um lado da moeda (justamente o que convém mais) e principalmente, não me espantará se minha humilde opinião contraria a de vocês for excluída.

Primeiro gostaria de deixar claro que sou enfaticamente contra TODOS os políticos que estão em seus mandatos ou que estão em algum outro cargo. Todos erram, uns porque roubam outros porque falam e pensam besteira e uma menor parte que não apoia mas prevarica.

Não consigo entender o porque discutir se o Juiz sérgio Moro esta ajudando um ou outro, se esta fazendo o que uma emissora quer, se esta aceitando denuncias descabidas, etc.. ele esta fazendo um bem para a sociedade ao tirar de circulação estes políticos e empresários. independente de quem ele esteja ajudando a sociedade ganha. Alguém botaria a mão no fogo por QUALQUER um investigado pelo Juiz falando: Este é honesto!!! ?

Claro que esta ação beneficiará outros que também mereciam estar atrás das grades, mas é melhor 50% de corruptos do que 95%.

COMO POSSO CHAMAR OS CEGOS QUE DEFENDEM POLÍTICOS CORRUPTOS, SEJAM DE DIREITA OU DE ESQUERDA? Talvez de ignorante
Mas os que frequentaram uma universidade?…. ESSES SÃO BURRO MESMO

Donaldo Mitsunori Dagnone

23/12/2016 - 09h25

Lula-PT será preso.

label vargas

22/12/2016 - 13h15

Imaginam isto acontecendo com um líder popular comprovadamente benéfico para as camadas pobres em qualquer outro pais da A.Latina ESPANHOLA?????? o pau ia comer ,o sangue ia correr mas o cara não seria preso e o golpe não teria acontecido.É o que somos,…um povo de bo–s-tas

luiz alberto

    Roberto

    22/12/2016 - 15h04

    Nos outros países os líderes lutaram pelo povo. Aqui tanto lula quanto Dilma arregaram para os poderosos. Dilma até vetou a auditoria cidadã dá dívida pública!

    Como você acha que o povo vai lutar por gente fraca assim??

      label vargas

      22/12/2016 - 18h13

      Concordo que os pts não foram e nunca serão adeptos ao confronto,porém ,é óbvio,claro e concreto que foram os únicos que tiveram uma ação mais focada nos interesses das maiorias.Incluso quando falo de maiorias estou falando das que pensam com o estômago,nunca comeram tanto e de qualidade como com eles.
      Prouni,Pronatec,crédito para os pequenos empreendedores ,moradia,e assim por diante.
      Os erros e por isso eles pagaram(e nós junto) é ter evitado o confronto achando que poderiam mante-los quetos com algumas benesses.Mas ,assim como os pts são bundões,eles são vorazes.

Gringani Crestani

22/12/2016 - 13h03

Pode ter certeza, abusou no uso de “kkas”, não se deve levar a sério. É primeiro sintoma de que o ódio tomou o lugar do espaço destinado aos argumentos racionais.

Renan Santiago

22/12/2016 - 11h37

Na minha opinião passou da hora da violência aparecer. Eles agem com várias formas de ‘violência’ diariamente e o povo continua omisso. Só uma guerra civil e cabeças caindo uma após a outra para, quem sabe, servir de exemplo e mudar os rumos do país. Chega de ficar assistindo a tudo de forma omissa. Chega de levantar bandeiras nas ruas passivamente. O povo precisa se unir de verdade e fazer a sua própria justiça, porque o Estado de Direito já se foi há muito tempo. Pode soar ridículo, mas o Brasil precisar de uma revolução.

tadeunova

22/12/2016 - 10h09

Eles estão pedindo isso…………e terão!!!!

Eduardo Salsman

22/12/2016 - 10h05

Vocês acompanham as notícias como uma novela, onde parecem comadres que esperam o próximo capítulo para comentar e fuxicar. A saga Moro e Lula já tomou um âmbito pessoal e não passam de personagens de uma trama de Super-herói versus Robin hood…Quando será aceito as atividades legais nesse país de hipocrisia? As pessoas estão mais interessadas numa luta entre “direita e esquerda” do que o custo de acreditar que nesse meio não terá vendedor ou perdedor, Lula , Alkmin, Dilma e Kassab por exemplo, está mais que provado que não valem nada, e o mimimi permanece.
Há quem saiu da miséria pra poder comprar um carro em 72 parcelas e acredita que isso é evolução…olha enquanto a ideologia comum, a democrática onde a maioria decide, essa de onde o poder do povo emana não melhorar, dificilmente teremos um líder que honre o país que vivemos.

Eduardo Salsman

22/12/2016 - 09h32

Vocês acompanham as notícias como uma novela, onde parecem comadres que esperam o próximo capítulo para comentar e fuxicar. A saga Moro e Lula já tomou um âmbito pessoal e não passam de personagens de uma trama de Super-herói versus Robin hood…Quando será aceito as atividades legais nesse país de hipocrisia? As pessoas estão mais interessadas numa luta entre “direita e esquerda” do que o custo de acreditar que nesse meio não terá vendedor ou perdedor, Lula , Alkmin, Dilma e Kassab por exemplo, está mais que provado que não valem nada, e o mimimi permanece.
Há quem saiu da miséria pra poder comprar um carro em 72 parcelas e acredita que isso é evolução…olha enquanto a ideologia comum, a democrática onde a maioria decide, essa de onde o poder do povo emana não melhorar, dificilmente teremos um líder que honre o país que vivemos.

17Abril2016

22/12/2016 - 05h02

Nao menospreze o povo brasileiro, aquele que trabalha de fato. Pode rir hiena, faz parte de sua natureza, comer mrd e rir.

17Abril2016

22/12/2016 - 04h57

Além do efeito imediato com embates de rua, a lava-jato deixará um saldo permanente,, a prova magistral da venalidade e safadeza da justiça brasileira e de seu conluio com a plutocracia.

Sergio Santos

22/12/2016 - 03h12

Quando se faz borrada, o resultado é muita merda
E isso o juizeco sabe fazer bem

Mannish Manalishi

22/12/2016 - 02h00

A esposa já se exilou. Adivinhe se ele vai ficar.

Mannish Manalishi

22/12/2016 - 01h59

Na bunda dos paneleiros estão a panela e a reforma da previdência.

André Luiz

22/12/2016 - 00h50

Lula será eleito presidente em 2018!!!

Celso N

22/12/2016 - 00h39

A que ponto chegou o Brasil. Os babacas dos coxinhas apoiaram todo o golpe, esquecendo que serão os maiores prejudicados. Basta ver essa PEC que foi aprovada, e a reforma da previdência que está a caminho. Enquanto isso, Cunha já foi alertado que ele e sua mulher serão blindados, inclusive, seu patrimônio, fruto de corrupção, será mantido.

    17Abril2016

    22/12/2016 - 05h11

    Os coxas nao importam em perder direitos, desde que continuem com mais privilégios que os miseráveis.

andre

21/12/2016 - 22h44

O q sobrou pra eles e fica chorando nesses blogzinhos tendenciosos kkkkkkkk

    Nelson Mucio Moreno Quintanilh

    22/12/2016 - 02h11

    Sabe o que me deixa profundamente feliz? Saber que ignorantes como o André é o caixão fechado pagará alto preço pela suas inconsequência. É o preço do ódio.

      Nelson Mucio Moreno Quintanilh

      22/12/2016 - 08h49

      Talvez o Lula não seja inocente, mas é o único inocente culpado, quanto ao Moro é bandido sim, vide Banestado além de ser fura teto. Quanto a Fidel o grande líder cubano vimos em seu velório o quão ditador perverso foi, não tinha uma única alma velando seu corpo. Agora lha pergunto colega, quem precisa abrir os olhos?

        Des

        22/12/2016 - 12h55

        Ô pessoal, o cafezinho estava livre desses coxinhas imbecilizados até anteontem.

        Como são poucos: Iara, Torres, Dr. Teodoro e André.

        Basta bloqueá-los sem responder, pois esses não são pagos, fazem isso por hobby ao mesmo tempo que se fodem.

        Ignore e bloqueie. Não alimente os trolls..

          Nelson Mucio Moreno Quintanilh

          22/12/2016 - 16h20

          Valeu Des

          Des

          22/12/2016 - 17h33

          Nenhum deles quer diálogo sobre nada. Apenas atention whores, mamãe não amamentou… Sei lá.

          Nem vejo o que comentam mais, apenas um monte de usuários bloqueados.

    17Abril2016

    22/12/2016 - 05h08

    Outra hiena que come mrd e se borra de rir.

Cláudio Luiz Pessuti Pessuti

21/12/2016 - 22h05

Clima de radicalização no país.

Hilario Muylaert

21/12/2016 - 21h53

Nobre Pedro: “” Caso Moro condene Lula, os apoiadores do ex-presidente e todos os que compreendem que a Lava Jato é uma operação política, cheia de ilegalidades e motor do golpe se revoltarão. A reação nas ruas provavelmente será forte. “”

Premissa duvidosa. Povo brasileiro já deu provas, e muitas, recentemente, que embarcou na onda da Globo.

    Adma Viegas

    21/12/2016 - 23h04

    Se isso for verdade, eu digo: o povo brasileiro merece comer merda.

      Des

      22/12/2016 - 13h01

      Vai comer durante muito tempo antes de entender porque, e muitos de nós seremos perseguidos

    Des

    22/12/2016 - 13h00

    O Facebook está em ritmo de festas…
    Com Temer fazendo reforma trabalhista via MP, e coxinha comemorando intromissão de procuradores dos EUA na soberania brasileira.

Sidnei

21/12/2016 - 20h42

Não haverá manifestação pela esquerda!
Lula é o melhor, mas não haverá manifestação!
Pois o pobre tem medo e os fascistas ainda tem dinheiro.

Tem que transformar o Brasil num país de miseráveis para que o PIG e a direita caiam pra sempre.

O caminho dos nascidos neste país vai ser de muita dor.

A direita venceu…..
por enquanto.

    Hilario Muylaert

    21/12/2016 - 21h56

    As classe C, D e E —- representam algo próximo à 75% da população brasileira —- nada fizeram contra o golpe, e nada farão por Lula, infelizmente.

      Adma Viegas

      21/12/2016 - 23h05

      Estão mergulhados na ignorância.

        Roberto

        22/12/2016 - 15h01

        Com Dilma Rousseff ventando a auditoria cidadã dá dívida pública, a população não tinha mesmo obrigação de lutar por ela.

        No final Dilma foi só mais uma governante riquinha

    Eudes Silva

    21/12/2016 - 23h55

    Você está certo, mas a prisão não virá com uma condenação em primeira instância.
    Se o réu estava respondendo o processo em liberdade só terá sua prisão decretada com a confirmação da sentença em segundo grau. Esta decisão do STF foi feita de encomenda para tirar Lula de campo ( junto com a lei da ficha limpa) embora contra o princípio constitucional da presunção de inocência até o trânsito definitivo em julgado.
    O juiz mãe dinah fará a parte dele em condenar sem provas e fugirá para os EUA.

      tadeunova

      22/12/2016 - 10h13

      Outro problema é a 13ª vara de Curitiba que concorda com tudo que Moro faz!!!!!

        Eudes Silva

        22/12/2016 - 16h46

        Você quis dizer o 4TRF, que é a Câmara revisora e de fato concorda com tudo o que o Moro faz. Está sendo investigado se o desembargador Gebran tem relação de comprado com o Moro, o que o impediria de ser revisor nos processos.

          tadeunova

          23/12/2016 - 09h46

          Isso amigo desculpa, errei de “vara”!!!!!

      Sidnei

      22/12/2016 - 20h19

      Valeu, Eudes.
      Simples, direto e sensato seu comentário. Me perdoe, pois não sabia que houve esta excelente tática executada pela defesa do lula. Vamos continuar nossa luta.
      Abraço

andre santos

21/12/2016 - 20h39

Fidel o??? que tem a ver Fidel nessa história ele era investigado pela Farsa a Jato ???

Jose X.

21/12/2016 - 20h37

faltou discutir o papel da globo…eu tenho certeza que moro fará o que a globo mandar

    C.Poivre

    21/12/2016 - 23h27

    Falou tudo Jose X., é isto que ele fará pois a globo é a executora no Brasil das ordens dos verdadeiros chefões da Farsa a Jato, que estão nos EUA.


Leia mais

Recentes

Recentes