Menu

Globo e FHC criticam os abusos do Ministério Público (no ano 2000)

(Roberto Marinho e Fernando Henrique Cardoso) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho O interesse público pede principalmente algo bastante elementar: que guardem suas denúncias para o fim do processo investigativo e não as alardeiem no início, quando são apenas suspeitas. Assim se age nos sistemas democráticos, diferentemente do que acontece em regimes autoritários. Parece […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Roberto Marinho e Fernando Henrique Cardoso)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

O interesse público pede principalmente algo bastante elementar: que guardem suas denúncias para o fim do processo investigativo e não as alardeiem no início, quando são apenas suspeitas. Assim se age nos sistemas democráticos, diferentemente do que acontece em regimes autoritários.

Parece um blog sujo criticando o espalhafato do MP na Lava Jato, mas é um trecho do editorial do jornal O Globo do dia 15 de agosto de 2000.

A pérola foi resgatada por Rodrigo Aguiar e publicada em seu facebook.

É a enésima evidência de que toda a argumentação da mídia corporativa em seus editoriais é apenas questão de aparência.

O que realmente importa para os barões da imprensa brasileira é se o governo da vez é amigo ou inimigo.

Um trecho do post do Rodrigo:

No início dos anos 2000, o procurador federal Luiz Francisco de Souza atazanava tucanos ligados ao presidente FHC.

Era RIDICULARIZADO pela chamada grande imprensa: um falso paladino, falso asceta (dirigia um fusca 1985) e petista. Tratamento não apenas diferente, mas CONTRÁRIO ao recebido pelos procurados da lava jato.

O jornal O Globo era o mais preocupado com a -cito um editorial- “ofensiva contra a imagem do próprio presidente da República”.

Ao analisar ações de membros do MPF que se aproximavam do gabinete presidencial, o mesmo editorial dizia ser “incorreto que se confundissem INDÍCIOS COM PROVAS, possibilidades com certezas e, acima de tudo, DESEJOS COM FATOS”.

Os “desejos”, no caso, seriam as motivações político-partidárias do procurador. O Globo pedia calma. Estava correto.

Agora, encontre esse bom senso em quaisquer edições globais nos últimos anos.

O bom senso foi para o espaço com o PT no poder.

Delações premiadas vazadas, supostas delações, início de investigação, áudio envolvendo a presidenta e o ex-presidente da República, depoimento de porteiro do prédio que talvez, quem sabe, teria sido do Lula: qualquer coisa é divulgada com estardalhaço pelo mesmo veículo que criticava a falta de cuidado do MP na divulgação de “apenas suspeitas”.

Agora o MPF faz suas pirotecnias e até power points sob aplausos entusiasmados dos amigos do FHC.

Já que falamos no príncipe dos sociólogos, outro trecho desse mesmo editorial do Globo: “Fernando Henrique, em entrevista a Miriam Leitão, transmitida pela Globonews, afirmou que insinuações e acusações paradas na metade minam a crença na democracia e dão a impressão de que ‘todos são iguais e tudo é uma podridão'”.

Quando a Lava Jato estava dando sua contribuição essencial para derrubar o governo petista FHC não viu problema nenhum nas acusações furadas do MPF.

Agora, a opinião dos Marinho sobre a nomeação de juízes que “pensam como o governo” para os tribunais:

Como se esse não fosse invariavelmente o comportamento de governos, em qualquer lugar do mundo. É inadmissível que qualquer político profissional com um mínimo de experiência não considere usual esse comportamento. Alguém já terá ouvido falar, na história da República, de um ministro do Supremo Tribunal Federal escolhido por outro critério?

Claro que essa é a opinião da Globo para quando o governo é amigo. Quando é inimigo, nomear juízes que “pensam como o governo” para o STF é aparelhamento, bolivarianismo, lulopetismo, etc., etc.

Abaixo, o editorial:

12801362_884029221694539_818681268648046147_n

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lara

27/12/2016 - 23h18

VAMOS COMPARAR A GLOBO-QUE ESTE SITE DIZ SE TOTALMENTE A FAVOR DO PSDB/PMDB COM O CAFEZINHO:
HOJE NA GLOBO SE VE UMA MATERIA CONTRA O PRESIDENTE TEMER NA QUAL A GLOBO EXPOE A COMPRA DE SORVETES E OUTROS ITENS PARA ALIMENTAR O PRESIDENTE E SUA TURMA, TAMBEM CANSEI DE VER MATERIAS CONTRA O PSDB NA GLOBO-ESQUECERAM DO AEROPORTO DE MINAS???
AGORA FAÇO A PERGUNTA PRA VOCES DEFENSORES DESTE SITE: ME MOSTREM UMA MATERIA QUE VOCES FALAM MAL DO PT POIS ATE HOJE NÃO VI NENHUMA MATERIA FALANDO MAL DO PT E DE OUTROS PARTIDOS SOCIALISTAS/COMUNISTAS

André Luiz

27/12/2016 - 02h31

por que a globo num se assume? Tá mais do que claro a manipulação, daí ficar fazendo papel de corporação imparcial, é feio.

    Atreio

    27/12/2016 - 12h15

    não precisam se assumir. E não o farão.

    Já caminham para falência devido sua atuação pervertida e mentirosa. Eles se acabarão.
    Os justos trabalham pra isso. E somos muitos.

Pinheiro –

26/12/2016 - 18h45

Fico imaginando como estes blogs que antes eram sustentados pelo governo do PT, vide este aqui, estarão daqui 1 ano. Confesso que caio na risada. Chega a ser escandaloso as noticias lancadas para,quem sabe la no fundo do poço ainda tenha alguém pra morrer abracado junto.

    migueldorosario

    26/12/2016 - 18h53

    Pinheiro, este blog nunca foi “financiado pelo governo do PT”. Ele é financiado por assinatura. Teve publicidade federal (pouca) por alguns meses no apagar das luzes da Dilma, das quais a maior parte nem foi paga por que a primeira coisa que fez Temer foi aparelhar a Secom e proibir que qualquer veículo crítico ao governo tenha direito à publicidade federal. Agora só a mídia corporativa. E eu escrevo na internet desde 1998. Então cala a boca e para de falar merda, por favor. O Cafezinho vai durar muito tempo.

    Des

    26/12/2016 - 18h54

    Todos vão estar melhor que você e sua família. Mais um fascista bloqueado.

    Marcelinho Air

    26/12/2016 - 19h09

    Fico imaginando como estes idiotas teleguiados estarão daqui a um 1 ano. Confesso que caio na risada. Chega a ser escandaloso as medidas lançadas pelo governo para, quem sabe. lá no fundo do poço ainda tenha alguém para vestir junto a camiseta da CBF e fazer papel de palhaço na rua. Não se preocupe também em morrer sozinho. Se você não é banqueiro, vais ter muita companhia. No mais, espero que vocês reaças, se lasquem, mas não é por que eu espero que vocês aprendam, porque isso seria querer demais, é só porque vocês merecem. Saudações.

      Atreio

      27/12/2016 - 12h17

      é dose…

    Álvaro

    26/12/2016 - 20h49

    “Abraçado junto”…
    Meu caro Pinheiro, você é mais um analfabeto funcional dizendo asneiras. Aprenda a escrever, primeiro, depois emita suas opiniões embotadas.

    Atreio

    27/12/2016 - 12h16

    imagina é? imagina mais….tenta de novo.
    eu prefiro ler e me informar. mas fica aí assim mesmo q acho bom.

    feliz 2017 pra vc, filhão!


Leia mais

Recentes

Recentes