O show de Moro – Um ano mágico na vida de um juiz de província | O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

29

dezembro 2016

72

COMENTÁRIOS

O show de Moro – Um ano mágico na vida de um juiz de província

Escrito por , Postado em Bajonas Teixeira, Política



Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

O ano de 2016 no Brasil será recordado no futuro como o ano em que brilhou a estrela do juiz Sérgio Moro. Impondo humilhações, afrontas e desgastes a Lula e ao PT, Sérgio Moro viveu o ano mais feliz da sua vida pública. Ganhou honrarias, prêmios, menções, convites e encheu casas de show, com ingressos pagos para suas aparições meteóricas. Tornou-se um astro muito bem remunerado, dentro e fora do judiciário.

O alvo principal do show de Moro, ninguém ignora, é o próprio Lula. É o ex-presidente Lula e tudo que está associado a ele: uma imagem positiva do Brasil no exterior, o vislumbre de um país que desarmava o ciclo das desigualdades, da fome, do analfabetismo. Lula pregava a paz social. Com Moro, ao contrário, o país se dividiu, o aumento da tensão provocada por atos saídos da sua caneta, elevaram de tal modo a temperatura que, em diversos momentos, temeu-se por uma guerra civil.

Moro é sem dúvida alguma o anti-Lula porque seu método não é o de um pacificador, mas os de quem incita o conflito para gerar o combustível de ódio que sua máquina precisa para funcionar. O temor, o medo, a insegurança e o conflito são as suas alavancas.

Além do refluxo do orgulho de ser brasileiro, que caiu de 86% em 2014 para ridículos 34% em novembro de 2016, a  exaltação dos ânimos foi uma dos efeitos inconfundíveis do show de Moro. Foi assim no dia 04 de março, quando o show foi inaugurado, e Lula foi conduzido sob violência policial (condução coercitiva) para depor no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Naquele distante 04 de março, como hoje, os objetivos de Moro continuam os mesmos: prender Lula e liquidar sua imagem pública. A grande humilhação que prepara para a figura de Lula, como símbolo da democracia brasileira, será justamente prendê-lo, ou seja, colocar simbolicamente a democracia brasileira fora da lei. O que se chama de “ditadura judicial” não pode ser outra coisa.

Nesse aspecto, o juiz Sérgio Moro lembra o humor anti-politicamente correto da comédia stand-up brasileira. Assim, do mesmo modo como um Danilo Gentili, depois de oferecer bananas para um negro encerrar uma discussão, desrespeitou a senadora do PT, Regina Souza, que apelidou de “tia do Café”, o juiz Sérgio Moro praticou um rosário de atos de evidente assédio moral contra Lula.

Em essência, esses atos significam o seguinte: que os abusos, os desrespeitos e as ilegalidades patentes, e muitas outras ninharias do trato diário da Justiça brasileira para com os pobres, se voltou pela primeira vez contra um ex-presidente da república duas vezes eleito. E isso, de fato, justamente por ser ele um representante dos pobres. A lógica dessa justiça é muito simples. Ela diz: “Você não é o representante dos pobres, dos periféricos e dos desvalidos? Então, meu amigo, prove do cálice que servimos a eles todos os dias!”.

Tudo isso só pode ocorrer com uma enorme e patológica conivência social e institucional. Não da classe média que foi às ruas. Essa não é ninguém. É um mero fantoche político usando conforme a conveniência e a ocasião. A cumplicidade decisiva para a ação de Moro foi a dos grandes empresários, por um lado, e do STF e do Congresso, por outro.

Por exemplo. Após divulgar de forma criminosa as conversas de Lula, Sérgio Moro pediu perdão (“respeitosas escusas”) ao STF. Sim, é inacreditável, mas foi exatamente isso. Um juiz, que deve se pautar pelo respeito estrito às leis, atua na forma da exceção, e, depois, se desculpa. Mas não com a vítima. Se desculpa com a instituição cujo dever é velar pela Constituição. E o que é pior: essa instituição o perdoa e libera.

O show de Moro consiste justamente em episódios de abuso explícito contra Lula que são aplaudidos pelo STF. É a comédia stand-up judicial. Foi assim na condução coercitiva, foi assim na divulgação ilícita de conversas ilegalmente gravadas, foi assim na aceitação das denúncias do MPF inteiramente desprovidas de elementos probatórios sérios. Denúncias de PowerPoint, que fizeram o país inteiro cair na gargalhada.

E tudo isso aconteceu num ano em que muito se falou de “juizecos”, de “ditadura judicial”, de “abuso de poder por parte de autoridades”. Um ano no qual, sobretudo, se falou de golpe.

Esse foi talvez o ano mais feliz, ano mágico, da vida do juiz Sérgio Moro. Com ele, Curitiba deixou de ser província para se tornar a capital da ‘justiça’ no Brasil.

A felicidade às vezes é boa, rica, cheia de intensidades inesperadas e gratas surpresas. Mas, depois, porque os fatos se sucedem e, como disse alguém, o sol é novo a cada dia, e a roda da fortuna, assim como a da justiça, costuma dar voltas inesperadas. Por isso, a felicidade do juiz Sérgio Moro, como a de qualquer outro mortal, não está garantida para sempre.

Um fato que pode perturbar essa felicidade é que o que ela começou, outro jurista, Michel Temer, está terminando. Ao extinguir todas as conquistas sociais, e garantias dos trabalhadores, destruindo as estruturas mais firmes do estado brasileiro (a CLT, o SUS, a Previdência, o Salário Mínimo, etc.), Temer produz uma guinada e gera muitos ódios. É muito provável que, como Cunha, Temer desapareça em breve.

Quando Temer desaparecer, quando o PMDB sumir na poeira, a quem se culpará? Hoje a classe média já está com muita raiva. Amanhã seu ódio crescerá na proporção do sentimento de ter caído numa cilada. Ela se juntará a alguns milhões de desempregados, de ex-membros da nova classe média D, e o que sairá daí não se pode prever com exatidão. Mas, com muita probabilidade, os dedos dessas hordas humanas enfurecidas e maltrapilhas estarão apontados para Sérgio Moro. Ou melhor, para o anti-Lula.

Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA.

quinta-feira

29

dezembro 2016

72

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

72 Comentários em "O show de Moro – Um ano mágico na vida de um juiz de província"

Avise-me quando
avatar
wanderley kusma
Visitante

Esse site é de direita ou esquerda? Maria do Rosario é mais macho que você.

marcos
Visitante

Moro, a reserva moral da nação, deveria vir a público e dizer de voz firme ( não a fala fina das audiências ) por que ganha acima do teto constitucional ? Ele, Tantam Dalanhol et caterva….moralistas sem moral !!!

Marcos Vinicius
Visitante

Moro, na descida, encontrará todos aqueles que pisoteou na subida ! Questão de tempo !

Anônimo
Visitante

Mas o Lula na tá apoiando um golpista pra presidência da câmara?

Emerson Lubiana
Visitante

Cara, vc falou tudo…esse site tem mais piada que os programas humorísticos de todas as tv´s brasileiras.

Oscar Pereira de Barros
Visitante
Não há qualquer pessoa neste pais com um pingo de sensatez que admire e aprove a chamada “operação Lava Jato”. Para inicio de conversa, é uma operação policial do governo da Presidenta Dilma, se não exatamente proposta por ela ( não sabemos), foi aceita e permitida por quem governava. Não foi estabelecido sequer a correta jurisdição para apuração de possíveis crimes. Eu explico: Temos a impressão que qualquer crime de alçada federal cometido em São Paulo, possa ser apurado ou investigado por procuradores e juízes do Maranhão. Não, a jurisdição seria São Paulo. No caso da tal “Lava Jato, a… Read more »
Republicano
Visitante

O que consola a todos nós os insensatos, é que vocês NUNCA MAIS terão a vez para comandar a política no Brasil. Só isso nos basta!!! Bando de sindicalistas preguiçosos! Lugar de operário é na fábrica ou então na nossa abundante “região agrícola” paranaense (ou se o destino encaminhar, na nossa colônia penal agrícola de Piraquara)!

Republicano
Visitante

Sim senhor Barros, os sensato são só o senhor e seus “companheiros”. Aplausos para a sua demência!!! Vai procurar um psiquiatra!

Brasil
Visitante

Aprovo. Bando de alienados sadistas

Emerson Lubiana
Visitante

Essa matéria vale menos que um cafezinho sem açúcar, sem água e sem pó. Hoje, brigar por esse ou aquele partido, por esse ou aquele político, é a maior burrice. Só pode ter algum interesse particular, pois é mais que notório que TODOS os partidos e QUASE TODOS os políticos são corruptos e, portanto, são nossos inimigos. Tá defendendo o Lula, deve ser igual a ele. Tá defendendo o Temer? Deve ser igual a ele. Acorda bando de tontos.

Petista Honesto
Visitante

JORNALECO TENDENCIOSO!!
CONSIDERAR CURITIBA UMA PROVÍNCIA, É UMA CIDADE TÃO IMPORTANTE QUANTO GARANHUNS DE LULA!!

PT NÃO É UM PARTIDO É UMA SEITA COM O deus LULA MANIPULANDO OS IDIOTAS!!

AGUINALDO PEDRO
Visitante

Quem está brigando por partido? Situe-se no espaço e tempo. Pra retrógrados desprovidos de argumentos, sensatez e conhecimento, posicionamento é sinônimo de briga. Briga é coragem para lutar contra abusos, contra o ódio e segregação política social. O que se estabeleceu no país é uma briga sim, contra os desinformados, manipulados pela grande mídia, incautos, e conformados. Briga contra os preconceituosos, odiosos, cheiros e todos os da elite egoísta e derrotada, que anseiam, tirar direitos adquiridos por um governo popular. Perdemos a batalha. A guerra é outra história. Afinal, suas armas sāo o que sabem. E nunca sabem nada.

Emerson Lubiana
Visitante
É para rir???? Você realmente acha que Lula fez tudo que você “enxerga”? Cara, morei em Pernambuco e inclusive conheço a terra onde lula nasceu. Mas também conheço o complexo portuário e industrial de SUAPE. Desde o seu primeiro mandato ele vem fazendo merda naquela região. Poderia ser um FEITO sem precedentes, mas o cara não da ponto sem nó e colocou um excelente projeto a seu favor e de seus cupinxas, que eram, além do PT, do PSDB, PMDB, PSB e por ai vai. Não pense que, ao descordar do que essa tranqueira de site fala a respeito do… Read more »
Alberdogam
Visitante

Mais um desinformado que tira convicções de um balão de ensaio. O que sabe acerca de Curitiba é o que contam para ele. Mais ou menos como sua paternidade: que ele acredita ser quem sua mãe apontou ser.

Josef Panbri
Visitante

Petistas ladrones, envidiosos y resentidos sociales. Viva Brasil para nosotros extranjeros!!

Sebastião Calado
Visitante

Nada como um dia depois do outro e uma noite no meio — diz o ditado popular. Ou “toda noite traz um dia”.

Miguel
Visitante

Porque apagaram meu comentário sobre Curitiba?

Apenas comentei que Curitiba não é uma província, como diz o autor. Se trata da quarta maior capital do país, em PIB.

Censura por aqui?

Américo
Visitante

A primeira capital do Brasil é S. Paulo, a segunda Rio de Janeiro, a terceira Brasília, a quarta Salvador. Curitiba é classificada como a terceira por qual critério? E se for pelo critério de bestialidade da justiça, orgulhe-se, não é a quarta porém a PRIMEIRA!

destruidor
Visitante

.

Cláudio Freitas
Visitante

Em verdade, precisamos ir além, pois há uma conspiração Americana que a muito vem assediando os fracos travestidos de politicos, num golpe anunciado. Porquê não reagimos de forma direta? Não precisamos esperar o momento certo, para mantermos nossa aura de Pacíficos porque ou há uma nação ou não haverá país para brasileiros adiante.

Valdir
Visitante

Estas materias vizam claramente politizar a lava jato para depois destrui-la como foi feita na operacao maos limpas na Italia. A corrupcao correndo solta no PT e somos obrigados a ler estas babozeiras

emerson57
Visitante

Seu Valdir,
“A corrupcao correndo solta no PT e somos obrigados a ler estas babozeiras”
Em apoio e simpatia ao sr. garanto:
O sr. NÃO é obrigago a ler “estas babozeiras”! Este direito, o de escolher o que lê, ainda está vigente. Se o sr. prefere outro tipo de baboseira, não lhe faltarão outros blogs e sites que tem a preciosa leitura que lhe apraz. Aproveite enquanto o sr. pode!
Feliz ano 2017 a todos.

Marcelinho Air
Visitante

sensacional!

Petista Honesto
Visitante

JORNALECO DE PROVÍNCIA!!
JORNALISTA DE BAIXÍSSIMO NÍVEL!!!

AGUINALDO PEDRO
Visitante
Cara pálida, você não é obrigado a ler nada. Aliás, onde se imputa a obrigaçāo, é na Morolândia. Baboseira é ver gente acéfala, como você, vozefeirando honestidade e justiça, sem ao menos, ter a menor noção de valor ético e moral. Você não precisa ler mesmo nada por aqui. Você está bem servido de Globo, Veja, Isto É, Folha, Estadāo e UOL, entre outros. Mas, pode fazer mais por você e por nós. Vá atrás dá história recente desse país. E, veja se encontra lá, alguma semelhança com o presente momento. Assim, sairá das trevas da ignorância. Então, sirva-se.
Ritchie Blackmore
Visitante

Valdir, seu BURRO, vamos COMEÇAR aprendendo a grafia da palavra BABOSEIRA? A letra Z (ou ZÊ, para os menos íntimos, como tu) é usada para descrever pessoas com cérebro bovino, como ZEBÚS – teu caso… Capisce?

migueldorosario
Visitante

Operação Mãos Limpas na Itália foi uma palhaçada, que aumentou a corrupção no país e deixou solto o principal envolvido, Berlusconi.

Marcelinho Air
Visitante

Exatamente como aqui. E em tempo real podemos constatar. Quem ainda fala em corrupção do PT como a corrupção do Brasil, ou é idiota, ou é canalha, ou ambos.

Compilado
Visitante
Ola pessoas, Sr Bajonas, o sr está parecendo a Alice. Aquela do país das maravilhas. Acorda que a país é outro. Entendo que semelhante se atrai, mas por favor. Lula, Jenuino, Paloci mais conhecido por italiano, te contar que sao todos ladroes!!! Uau! Vc nao sabia?! Entao Alice vo te contar mais. Te roubaram e muitos ainda vao te roubar! Uaaauuu!!! Vai falar q vc nao Sabia!!?? Entao, acorda Alice! Sabe aquele povo todo que fica na fila preciasando de remédios, com câncer, esperando para amputar uma perna e nao tem recursos??? Entao, vamos precisar leiloar o sitio do lula,… Read more »
José Ronaldo Mota
Visitante

MORO NÃO PASSA DE UM PORCO GOLPISTA QUE ADORA LAVAGEM…o TEMPO É SENHOR DA RAZÃO E CUIDARÁ DE COLOCÁ-LO NO LIXO DA HISTÓRIA COMO TRAIDOR DA PÁTRIA.

joel Bernardo
Visitante

e uma verdades mesmo quis parar o Brasil e se transformar em heroi agora dpois que ele fes a cagada que fujir para o EUA foi covarde e safado \\\

Emerson Lubiana
Visitante

Kkkkkk

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Curitiba província? Acho que o autor não sabe que Curitiba é a quarta maior capital do país.

Alberdogam
Visitante

Fidelidade de informações é o que menos conta em pregações para fanáticos convertidos.

Disqus LAM Mod
Visitante

Cu ritiba e o cu do Brasil. E voce e so um verme de intestino, cu ritibano.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Que lamentável falta de educação. Que sua mãe lave sua boca com sabão, rapaz!

Disqus LAM Mod
Visitante

Que a sua lave o cu em que voce nasceu, junto com os outros vermes de intestino que te acompanham. E que use cloro, ao inves de sabao.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Outro fake de internet que não merece crédito. Bote seu nome aqui, machão de internet.

Disqus LAM Mod
Visitante

Foda-se a sua opiniao, seu merda.
Va tomar na sua CU ritiba.

Des
Visitante

Se é o cú do Brasil, é o cú do mundo, quiçá do universo.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Infelizmente, percebo um ódio muito grande das pessoas em relação à Curitiba, e aos curitibanos. Não sabem separar as coisas.

Emerson Lubiana
Visitante

Miguel, você está num antro de pessoas que querem continuar mamando nas tetas do estado que, diga-se de passagem, é mantido por pessoas que realmente trabalham e pagam os impostos. Eles não têm, ou não querem ter a capacidade de entender que, para manter uma nação, quanto menos pessoas trabalharem, mais esses trabalhadores terão que sacrificar seus rendimentos para manter os parasitas que nada produzem. Se não tivessem gazeado as aulas de matemática do primário, saberia fazer uma simples conta de somar e/ou multiplicar e conseguiriam maior amplitude de raciocínio a respeito do tema.

Des
Visitante

Fica frio filhote, desde que não sejam coxinhas fascistas, todos os outros curitibanos tem um espaço especial no meu coração.

Adma Viegas
Visitante

Em número de habitantes talvez, mas a mentalidade é reacionária e provinciana.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Adma, então vc está dizendo que a mentalidade do povo curitibano é reacionária e provinciana? Não acha que está generalizando? Ao menos já esteve em Curitiba para afirmar isso?

Des
Visitante

O roceiro, que como todo roceiro, age como roceiro ao ser chamado de roceiro. Província é elogio.

Alberdogam
Visitante

Outro desinformado que tira convicções de um balão de ensaio. O que sabe acerca de Curitiba é o que contam para ele. Mais ou menos como sua paternidade: que ele acredita ser quem sua mãe apontou ser.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Vc tem preconceito com roceiros?

Des
Visitante

Só com os que compram calças de mulher para ficar com culotes igual os cantores famosos.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Na “cidade grande” também tem bastante desses que compram calças de mulher.

Des
Visitante

Finalmente reconheceu que Curitiba não é “cidade grande”.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Eu fui irônico, caso não tenha percebido.

Des
Visitante

Não foi não, pois, “O síndroma provinciano compreende, pelo menos, três sintomas flagrantes: o entusiasmo e admiração pelos grandes meios e pelas grandes cidades; o entusiasmo e admiração pelo progresso e pela modernidade; e, na esfera mental superior, a incapacidade de ironia.”

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Nossa, que legal esse texto que vc achou no google.
Onde vc mora, pra se achar tão “superior” assim em relação aos provincianos de Curitiba?
Aliás, qual seu nome? Todo mundo aqui coloca o próprio nome na discussão, Eu coloco meu nome aqui, porque assumo o que escrevo, enquanto vc esconde o seu nome. Vc tem medo de assumir o que escreve, e por isso tem que se esconder atrás de um fake de internet?

Des
Visitante

Exatamente, é medo, quem já viu a ditadura sabe o que fascista cagueta faz com pouco.

Andre
Visitante

O “juiz de provincia” botou na cadeia e lá permanecem os heróis de “O Veneninho”, este blog lixo… Rss

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Então vc se esconde atrás de um fake porque tem medo de sofrer represálias? Já sei. Trabalha como funcionário público, acertei?
E ainda não respondeu em que cidade grande mora.

Emerson Lubiana
Visitante

Cara, vais continuar discutindo? Ele falou em “fascista cagueta”. Acho que foi suficiente pra entender que não vale a pena discutir.

Des
Visitante

Represálias pelo o que cagueta? Cuida da sua vida, não quero amizade com lúmpen.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Hahaha, acho que cutuquei a ferida de alguém. Pelo “jeitão” é funcionário público. E por isso “morre” de medo de assumir o próprio nome. Tranquilo cara.
Aliás, não sei se é homem ou mulher atrás desse personagem fake…

Des
Visitante

Ainda bem que você não é o mais brilhante da família.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Infelizmente, o “Des” não quis revelar seu nome… É uma pena. Parece ser uma pessoa instruída, mas fakes de internet, sem nome, não merecem crédito algum. Eu revelo meu nome, tenho endereço conhecido, profissão conhecida, só pesquisar no google, estou aqui com a cara limpa para responder qualquer pessoa que queira conversar de forma civilizada.
Não preciso me esconder atrás de fakes de internet para expressar minha opinião.

Des
Visitante

Quem não deve, não teme. Não é fascistóide?

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Caro fake de internet. Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que não sou fascista, fascistóide ou qualquer outro adjetivo do tipo. Segundo: é típico dos fascistas rotular pessoas pelo fato de nascerem/morarem em algum lugar. Você rotula curitibanos de roceiros. Portanto, o preconceituoso e fascista aqui, é VOCÊ! Terceiro: se não tem orgulho próprio e convicção para assumir o que escreve, colocando seu verdadeiro nome aqui, então você não merece crédito algum, pois fakes de internet podem escrever qualquer bobagem sem se comprometer.
Assuma seu nome, quem é você, se quer ser levado a sério.

Des
Visitante

Filho vai tocar uma pra sua foto do Moro. Não tem conversa com você, tá bloqueado.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

E vc, fake, vá trabalhar um pouco para honrar teu salário de funcionário público, ao invés de ficar de conversa na internet, rsrs.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Tranquilo, senhor (ou senhora) fake “Des” com imagem de gato com fundo vermelho. Fica em paz, e tenha um feliz ano novo.

Samuel Sousa
Visitante

Pois para mim não passa de uma província no que diz respeito a mentalidade de boa parte de seus cidadãos assim como a pauliceia desvairada. E põe desvairada nisso.

Miguel Biegai Jr.
Visitante

Samuel, então tá liberado rotular as pessoas pelo fato de terem nascido em algum lugar?

Capitão
Visitante

A exma. esposa do dr. Moro vai morar nos Estados Unidos. A razão alegada é = segurança.

Atreio
Visitante

seriginho nada de braçada no lamaçal q ele mesmo fomentou. mas já demonstra receio….
o mundo da voltas e ele sabe.
ele fez cagada – e ele tb sabe.

ele vai pagar – com certeza tb sabe disso. Tentará fugir, mas a informação hj não é mais como na época do papi dele e do “se quiser a gente nao publica”.

golpistas tombarão.

bravos permanecem ao lado dos justos, aos ‘leite c pêra’ restarão os covardes.

17Abril2016
Visitante

Sei que nao eh certo mas tenho vontade de bater com pau a cara desse juiz de mrd.

wpDiscuz