Menu

A revolução será feminina

Por Pedro Breier, colunista político do Cafezinho Para fechar este ano em que regredimos algumas décadas no tempo ao presenciar, boquiabertos, mais um golpe de Estado no Brasil, a Veja nos brinda com esta capa surreal. Temos um governo golpista; com vários dos seus ministros envolvidos em graves escândalos – o que provocou a queda […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, colunista político do Cafezinho

Para fechar este ano em que regredimos algumas décadas no tempo ao presenciar, boquiabertos, mais um golpe de Estado no Brasil, a Veja nos brinda com esta capa surreal.

Temos um governo golpista; com vários dos seus ministros envolvidos em graves escândalos – o que provocou a queda de nada menos do que seis em poucos meses; que, ao contrário do prometido, não dá nenhum indício de que vá reverter a crise econômica e o aumento do desemprego; que pretende o desmonte da parca rede de proteção social criada nos governos petistas; que já começou a dilapidar o patrimônio público, principalmente através da venda barata do pré-sal; e com os índices de popularidade roçando o chão.

A “grande cartada” deste governo tacanho para melhorar a sua imagem é, segundo a Veja, uma “agenda de aparições nacionais” da “jovem e bela primeira-dama”.

A chance disso dar certo é a mesma de que Gilmar Mendes respeite o código de ética da magistratura em 2017, e a própria reportagem da Veja confirma isso:

“Pelo perfil que o presidencialismo tem, mesmo uma primeira­-dama que tenha muito preparo e que seja muito querida não atinge mais que 5% da visibilidade do presidente. É uma posição muito mais decorativa do que qualquer coisa”, diz o cientista político Rubens Figueiredo.

A Veja insiste na abordagem da primeira dama à lá século XIX, colocando a mulher na posição de um enfeite para agradar a todos com sua beleza.

Usarmos até hoje a expressão “primeira dama”, aliás, é positivamente ridículo.

Mas vamos utilizar mais uma capa grotesca e anacrônica da Veja para fazer algumas previsões bastante otimistas para um futuro não tão distante.

O feminismo, a ideia ao mesmo tempo singela e poderosa de que mulheres e homens devem ter direitos iguais, encontrou na internet um campo fértil para sua propagação.

Através da internet as ideias feministas vêm atingindo cada vez mais adolescentes e jovens, o que acaba por desaguar em ações concretas. Por exemplo, o notável protagonismo feminino no movimento de ocupação das escolas contra os ataques do governo Temer à educação (duas reportagens sobre isso aqui e aqui).

Pois bem.

A tendência é que cada vez mais mulheres filiem-se ao movimento feminista. Afinal, quem apoia, em sã consciência, que seu gênero seja tratado injustamente em relação a outro?

Claro que há forças poderosas que tentam impedir a propagação das ideias feministas (o que produz o estranho fenômeno de mulheres não feministas e até antifeministas), especialmente uma mídia concentrada e reacionária e uma educação conservadora.

Uma mídia plural e democrática, que apresente à toda a população as ideias da igualdade, além de uma educação libertadora são, portanto, instrumentos essenciais para a luta contra o machismo.

Mas outro instrumento pode ser a própria evolução natural.

Explico: se a tendência é cada vez mais mulheres aderirem ao feminismo, a tendência inversamente proporcional é de que cada vez menos machistas conseguirão gerar descendentes, porque uma feminista rejeitará qualquer espécie de relacionamento com um, digamos, fã do Bolsonaro, em quase 100% dos casos.

Nos aplicativos de paquera é grande a quantidade de mulheres que avisa logo de cara, em sua autodescrição, que caso o indivíduo seja apoiador do Bolsonaro melhor nem começar a conversa.

Como a busca pela perpetuação da espécie é a obsessão dos nossos genes, a terceira tendência, consequência das duas tendências anteriores, é que muitos machistas revejam suas posições e larguem gradualmente suas ideias retrógradas, para não acabarem restringindo demais as suas opções de paquera e potenciais mães de seus filhos.

E assim, por meio das pressões evolutivas da seleção natural, podemos ter o número de apoiadores de Bolsonaro e demais machistas diminuindo ano após ano, geração após geração, o que nos empurrará um pouco mais para perto do mundo sonhado por quem se indigna com a injustiça: igualitário, solidário, livre.

It’s evolution, baby.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lara

03/01/2017 - 05h59

vários dos seus ministros envolvidos em graves escândalos – o que provocou a queda de nada menos do que seis em poucos meses KKKKKKKKKKKKK VAMOS COMPARAR COM OS MINISTROS DA MARMOTA QUANTOS MINISTROS ENVOLVIDOS EM ESCANDALOS A MARMOTA DEMITIU????
0000000000

Biana

01/01/2017 - 19h14

Quem se importa com o que sai na capa deste panfleto?
Por acaso alguém leva esse tabloide a sério?
Estão dando muita atenção ao reproduzir essa capa, estão promovendo este panfleto e colocando ele em holofotes que ele não dispõe.
Esta revista está ultrapassada, perdeu o sentido, mas os blogues insistem em sua ressuscitação.
Pensem nisso.

Luís

01/01/2017 - 18h30

Jovem e bela? Onde?

maria nadiê Rodrigues

01/01/2017 - 17h24

O fato é que Marcela é um mulher belíssima, que se casou, sabe Deus como nem porquê, com um homem véi, feio, e ruim. Até quando durarão esses laços podemos mais ou menos supor, afinal nem toda moçoila tem aptidão para enfermeira, se resumindo ao que lhe impõem: “recatada e do lar”.

    enganado

    01/01/2017 - 22h51

    Cara maria. A “”recatada e do lar”” foi CONTRATADA, chegando lá gostou do que viu: luxo/$$$$/esperteza/…, aí então pediu para ficar e se casou com o CONTRATANTE, por causa da grana!!! Tá ou não explicado??????

      maria nadiê Rodrigues

      02/01/2017 - 10h23

      Explicadíssimo.

      Em 1 de janeiro de 2017 22:51, Disqus escreveu:

Anônimo

31/12/2016 - 23h02

E quem vai ser a aposta do Lula para presidência da câmara PT ou PMDB?

Luís

31/12/2016 - 11h28

Deu o golpe na nação inteira e vai tomar um golpe de uma menina.

Luciano Antonio Fraga de Almeida

31/12/2016 - 09h37

O ENGRAÇADO É QUE O SUBTÍTULO DA CAPA ´FALA DA MÁQUINA PARA SE PRODUZIR UM ÍDOLO SERTANEJO, MAS A REVISTA SE NOS APRESENTA ATRAVÉS DE UMA MÁQUINA QUE TENTA FAZER UM PRESIDENTE OU UM GOVERNO.

Carlos Estevam

31/12/2016 - 08h04

A “oia” não passa de um folhetim chimfrim e sem base real,onde já se viu tamanha tacanhice? Onde esta mulher é primeira dama? Posso batiza-la de primeiro drama,que pena e ainda tem energúmenos que ainda leem este “foietim” esgarçado de idiotices.

Carlos

31/12/2016 - 08h01

A “oia” não passa de um folhetim chimfrim e sem base real,onde já se viu tamanha tacanhice? Onde esta mulher é primeira dama? Posso batiza-la de primeiro drama,que pena e ainda tem energúmenos que ainda leem este “foietim” esgarçado de idiotices.

Antonio Marcos Carvalho

31/12/2016 - 02h12

https://www.youtube.com/watch?v=0ncDeYWU4f0&feature=youtu.be

a.ali

30/12/2016 - 23h50

Só porque levou um golpe do baú o velhote, por desforra, aplicou um golpe nos brasileiros…

André Lopes

30/12/2016 - 23h42

Nem se essa Marcela posar na Playboy levanta a popularidade do traíra. Pode fazer subir outra coisa.

    enganado

    01/01/2017 - 22h53

    O laboratorio Pfizer sempre tratou bem seus clientes.

RosLucc

30/12/2016 - 21h03

Inventaram gravidez da alpinista só para mostrar que ele ainda fazia filho, enquanto o parceiro dele abria o processo de impeachment.

Peuhl

30/12/2016 - 20h48

Essa alpinista social, típica de capa de revista Caras, casou-se com um homem que tem idade pra ser seu bisavô e ainda o fez assumir um filho que obviamente não é dele, e a Veja quer usar essa comovente história de amor pra levantar o moral do país… É mole??

    Hercílio

    30/12/2016 - 21h13

    Na cabeça dele, não foi golpe do baú, pois se foi feito tudo dentro da lei, então não teve golpe.

    Biana

    01/01/2017 - 19h18

    Que alpinismo é esse ?
    Alpinista busca o topo e não as profundezas da dignidade.
    Kkkl


Leia mais

Recentes

Recentes