Menu

El País explica como nasceu a ideologia golpista do Ministério Público

(Na foto, os três patetas do Ministério Público de São Paulo, que tentaram ganhar pontos na Globo inventando uma denúncia amalucada contra Lula. Se deram mal não pela patetice, pois qualquer coisa que se invente contra Lula é festejada pela mídia, mas porque atropelaram patetas superiores hierarquicamente, como o especialista em Power Point, Deltan Dallagnol.) […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Na foto, os três patetas do Ministério Público de São Paulo, que tentaram ganhar pontos na Globo inventando uma denúncia amalucada contra Lula. Se deram mal não pela patetice, pois qualquer coisa que se invente contra Lula é festejada pela mídia, mas porque atropelaram patetas superiores hierarquicamente, como o especialista em Power Point, Deltan Dallagnol.)

Chocante, para dizer o mínimo. Ao mesmo tempo, esclarecedor.

Reportagem do El País, em parceria com a Agência Pública, explica porque o Ministério Público se tornou uma instância tão autoritária, conservadora e golpista.

A reportagem se baseou em estudo da Conectas, uma organização não-governamental internacional, especializada em direitos humanos, fundada em setembro de 2001. Desde janeiro de 2006, a Conectas tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde maio de 2009, dispõe de status de observador na Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos.

É impressionante que somente agora, depois do golpe, um órgão de imprensa, estrangeiro, revele as engrenagens do controle ideológico que vem moldando o pensamento de membros do Ministério Público.

Apesar da matéria ter focado apenas no Ministério Público de São Paulo, ela lança uma luz sobre problemas similares em toda a instituição, a nível federal e em outros estados.

O controle ideológico se dá por diversas vias. A primeira delas é o método de selação dos procuradores, mas isso não foi objetivo da reportagem.

O estudo revela, porém, que os promotores novatos são tutelados politica e ideologicamente pelos procuradores mais velhos, justamente aqueles que construíram mais vínculos com os governos tucanos do estado de São Paulo.

Trecho da matéria:

Os promotores novatos precisam enviar relatórios mensais de suas atividades: denúncias realizadas, recursos impetrados, justificativas para processos arquivados. Os relatórios são analisados e o corregedor e seus assistentes atribuem a eles os conceitos ótimo, bom, regular e insuficiente, como um boletim escolar. Rafael Custódio, um dos responsáveis pela pesquisa da Conectas, compara essa estrutura a uma “espécie de Big Brother” que dita o caminho a ser trilhado. “Não está monitorando se o promotor foi pego dirigindo alcoolizado ou se está ganhando dinheiro fora da lei. Está monitorando o teor das manifestações. Esse monitoramento é ilegal. É perigoso. [O promotor] Não tem mais que agir conforme sua cabeça, mas agir pensando no que a corregedoria vai ver.”

Desse modo, os promotores são influenciados, segundo Evorah, a adotar um modo de agir ligado a valores e ideias mais conservadoras e punitivistas, do ponto de vista penal. “O que foi muito relatado [pelos entrevistados] é que existe um medo da Corregedoria, de fazer algo errado no início da carreira. Então, a Corregedoria tem um papel muito forte de moldar esses profissionais jovens”, conta Evorah, que é doutora em direito pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Outra forma de controle é a promiscuidade entre membros do MP e o Executivo. Diversos secretários do governo paulista vieram do Ministério Público. Um deles, Alexandre de Moraes, ex-secretário de Segurança, agora é ministro da Justiça.

Os membros do MP que não se alinham ao pensamento conservador hegemônico da instituição são marginalizados, segundo Alberto Machado, procurador que aceitou dar entrevista à Pública pouco depois de se aposentar. A crítica de Machado não se restringe ao MP: “Os tribunais e a lei não foram pensados para promover transformação social. Ao contrário. Eles nascem vinculados à ideia de manutenção da ordem estabelecida. Juízes, tribunais, o direito e a lei são naturalmente conservadores”.

A reportagem ajuda a entender inúmeros fatos recentes, envolvendo membros do MP incrivelmente submissos à mídia corporativa e aos interesses dos partidos conservadores.

Enquanto os crimes de evasão fiscal, que correspondem a centenas de bilhões de reais, permanecem impunes, o MP faz dobradinha com a mídia para destruir empresas nacionais, assinar acordos de cooperação internacional lesivos a nossa soberania, desestabilizar governos eleitos, perseguir grandes nomes da ciência (como o almirante Otto, pai da energia nuclear brasileira), lideranças populares (como o ex-presidente Lula) e movimentos sociais.

A Lava Jato é uma prova viva dessa distorção: os grandes ladrões, como Paulo Roberto Costa, Alberto Yousseff, Pedro Barusco, vão sendo todos soltos ou blindados, com anuência de procuradores, que lhes oferecem acordos espúrios nos quais, em troca de delações armadas, ganham liberdade.

A dica para ler a matéria veio do Tijolaço.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mauro Negrette Garcia

25/01/2017 - 14h39

Tb não se pode deixar de mencionar, que, já está virando moda, a bandida da “_ e d e L o bo “, enaltecer bandidos à moda dela…

Gerson

01/01/2017 - 15h45

Simples assim: VTC FDP FASCISTA!

Ulisses Silveira

01/01/2017 - 10h41

O palhaço desonesto denigri a imagem do PT mas não oferece nenhuma justificativa para isto alem do que ouviu da globo. É um verdadeiro papagaio global, indiferente as roubalheiras tucanas, estas sim conhecidas pelos depoimentos da farsa a jato que diz não ser o caso quando envolve tucano. 23 milhões para serra ou 15 milhões para aécio não sensibilizam o papagaio global como o ap que nunca foi registrado em nome do Lula que não tem a chave, nunca o utilizou e que está registrado em nome da OAS.

    caroline craft

    01/01/2017 - 10h46

    Caraca! Sempre o mesmo blá blá blá esquerdopata de sempre! É grobo, EUA, gópi! Muda o disco mortadela! Já não estão satisfeitos com a surra nas eleições de 2016? Esse chororô esquerdopata não engana mais ninguém…

      José Ricardo Marinelli

      02/01/2017 - 09h07

      E qual é o seu blá,blá, blá? Seu candidato perdeu 4 eleições seguidas??

      Batista

      03/01/2017 - 01h26

      Surra? Quando o molusco era presidente o PT tinha 150 prefeituras hoje tem 290….” pseudo surra” so mais um migué encenado da banda podre da midia….

        caroline craft

        03/01/2017 - 07h30

        Vc é bobo ou faz só tipo? Em 2012 o PT conquistou 600 e poucas prefeituras, diversas capitais! 2016 reduziu-se para 200 e poucas prefeituras e uma única capital! Se isso não for uma surra, não sei mais o que é apanhar numa eleição. Fora que o luladrão não conseguiu reeleger o filhote dele vereador em SBC.

    Petista Honesto

    01/01/2017 - 12h05

    Você reclama da Globo, mas sua mãe assiste as novelas da Globo!!
    E daí que prenda o Aécio!!! Só petista tem bandido de estimação!!
    Chamar petista de palhaço é redundância!!
    Nesse seu discursinho decorado, faltou só falar da zelite branca que não aceitam o Lula, é tudo culpa da zelite branca, vejam só:
    https://www.youtube.com/watch?v=Xfk49yokJzM

    Petista Honesto

    01/01/2017 - 12h52

    SUA MÃE ASSISTE AS NOVELAS DA GLOBO!!
    SEU DISCURSINHO É BEM DECORADO!!
    QUEM DENEGRIU A IMAGEM DO PT FORAM LULA, DIRCEU, DILMA E IDIOTAS COMO VOCÊ!!!

Alberdogam

01/01/2017 - 08h42

Descobriram a roda. Quem opera com Direito (como eu, há 23 anos) sabe que o sistema jurídico COMO UM TODO (atenção: não somente o MP) é estrutura de manutenção da ordem posta. Transcende governos, sociedade, etc. Então, Lula e PT pagam hoje o que pagaria qualquer outra liderança política que houvesse cometido o mesmo equívoco: alijar a classe média no cumprimento do pacto social proposto. Por isso os expedientes jurídicos defenestraram Dilma e agora soterram Lula. E aviso: este não se salvará e tampouco será novamente presidente. O sistema judiciário atuará em prol do establishment para impedir isso ainda em 2017. Anotem o que digo.

NINNO

31/12/2016 - 22h31

EU SOU UM IDIOTA PETISTA, COMO ESTERIOTIPOU O IDIOTA DE VERDADE EM POSTAGENS ACIMA. EU SOU AQUELE IDIOTA QUE AO INVÉS DE ESPERAR ANSIOSAMENTE A EDIÇÃO DA SEMANA DA veja OU AGUARDAR TRANSBORDANTE DE PAIXÃO O BONITÃO DO jornal nacional PENSAR O MEU FUTURO E DO MEU PAÍS AO SEU BEL PRAZER E DE SEUS PATRÕES, EU ACOMPANHO AS VOTAÇÕES NAS DUAS CASAS DIARIAMENTE, PESQUISO SOBRE OS DISPOSITIVOS PARLAMENTARES , VERIFICO O IMPACTO DAS EMENDAS E PROJETOS DE LEI E COM BASE NISSO E NA MINHA CURIOSIDADE EM BUSCAR ESCLARECIMENTOS JURÍDICOS E NA MINHA HUMILDE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E MICRO E MACRO ECONOMIA, BUSCO NÃO FALAR ASNEIRAS, QUANDO ME VEJO DEBATENDO COM OUTRAS PESSOAS QUE PENSAM, AO INVÉS DE DEIXAR A GRANDE E PORCA MÍDIA FAZER ISSO POR NÓS, NÃO PASSO A VERGONHA QUE PASSAM ESSES IMBECIS.

C.Poivre

31/12/2016 - 20h16

Como o golpe no Brasil se insere na geopolítica mundial:

http://www.orientemidia.org/berlim-mais-um-ataque-de-falsa-bandeira/

MM Vision

31/12/2016 - 13h33

Infelizmente teremos sempre um ignorante ao nosso lado!
A matéria esta explicando sobre MP de São Paulo e o cara fala do LULA

Vá ser ignorante lá… lá no palácio do Governo de São Paulo

    Vinicius

    31/12/2016 - 13h59

    Sim, não lhe parece normal finalizar assim? Afinal os três patetas do MP perseguirm o Lula. Leia o início da matéria.

    MM Vision

    31/12/2016 - 16h28

    não devemos discutir , é jogar pérola aos porcos.

    Marcelo Marques Costa

    02/01/2017 - 06h26

    Pega o IP e processa o cara. Rapidinho aprende a se comportar como adulto.

rossana

31/12/2016 - 13h01

Coxinha spoiler..

    Paulo Feitosa

    02/01/2017 - 23h35

    Ladrão por ladrão prefiro o Lula. Seus dois mandatos fizeram país crescer. Não existe duas verdades ou meia verdade, seu partido e tão sujo qto p PT o povo só prefere estar com o menos sujo q e o Lula.

      Petista Honesto

      03/01/2017 - 01h27

      A estatística prova sua tese:https://www.youtube.com/watch?v=fd-8qG1CFgc
      Voltamos ao tempo do Maluf, rouba mas faz.

      Demorou 24 anos para pegarem o Maluf., e o Lula 8 anos.

      Ladrão por ladrão o Maluf é mais esperto!!

Antonio Marcos Carvalho

31/12/2016 - 12h30

A Globo vai me convencer, enquanto eu andar distraído…
https://www.youtube.com/watch?v=0ncDeYWU4f0

migueldorosario

31/12/2016 - 12h13

Lula transformou o PT num grande partido popular, que melhorou a vida de milhões de brasileiros. De honesto você não tem nada.

    Carlos Dias

    31/12/2016 - 21h48

    Burro!

      Petista Honesto

      01/01/2017 - 01h29

      BURRO É QUEM VOTA NO TEMER E FICA RECLAMANDO QUE HOUVE GOLPE!!!
      BURRO É QU7EM VOTA NO PMDB E FICA RECLAMANDO DA CUNHADA NO CENTRO!!

        Jadir Rocha

        01/01/2017 - 08h04

        Não vamos preocupar com o Petista Honesto, ele se assemelha a uma criança, pois, só escreve bobagens.

          Petista Honesto

          01/01/2017 - 09h44

          SOU IGUAL A VOCÊ JADIR!!! COMO TODO PETISTA SOU IDIOTA E ACHO QUE MINHA INTELIGÊNCIA E MEU ENTENDIMENTO SÃO SUPERIORES A TODOS. POR ISSO QUEBRAMOS ESSE PAIS E AINDA ACREDITAMOS QUE NÃO TEMOS RESPONSABILIDADE SOBRE ISSO.
          FAZEMOS PARTE DE UMA SEITA!!!
          SOMOS MANIPULADOS POR UM PSICOPATA:
          https://www.youtube.com/watch?v=fd-8qG1CFgc

          Petista Honesto

          01/01/2017 - 12h50

          FICO FELIZ, ESTOU CHEGANDO AO NÍVEL DE IDIOTICE IGUAL AO DE VOCÊS!!!

          Batista

          03/01/2017 - 01h23

          ….. tu ta mais pra mosca do coco do cavalo….nao se aproveita nada de um simples midiota relinchando….

          Petista Honesto

          03/01/2017 - 01h29

          Já que vc puxou o assunto, vc está mais para cocô.

    Des

    01/01/2017 - 12h04

    Essa turma toda está vindo do 247. Se prepara que eles vem em penca.

    Petista Honesto

    01/01/2017 - 12h54

    VOCÊ ESTÁ CERTO!!
    EU PESQUISEI E DESCOBRI A FONTE DESSES DADOS:
    https://www.youtube.com/watch?v=fd-8qG1CFgc


Leia mais

Recentes

Recentes