Menu

American way of life

Por Maria Fernanda Arruda, Colunista do Cafezinho Nunca houve uma ideologia tão bem vendida às massas quanto a do “american way of life”. Ela triunfou não apenas dentro dos Estados Unidos, mas também abaixo do rio Grande. No Brasil, realizou a grande revolução cultural dos anos 50. Todos queriam aprender a falar em inglês, substituíram […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Maria Fernanda Arruda, Colunista do Cafezinho

Nunca houve uma ideologia tão bem vendida às massas quanto a do “american way of life”. Ela triunfou não apenas dentro dos Estados Unidos, mas também abaixo do rio Grande. No Brasil, realizou a grande revolução cultural dos anos 50. Todos queriam aprender a falar em inglês, substituíram o guaraná pela Coca Cola. O “cachorro quente” pelo “baurú”, logo depois:”hot-dog”.

Do sonho da casa própria, as classes médias somaram o do automóvel e a coleção de eletrodomésticos. O cinema americano foi o grande professor, ensinando como consumir para viver bem e ser feliz (o que logicamente devia ser o oposto). Depois, a TV veio para completar o desastre.

Aos poucos foi se fazendo oposição à americanização. O humorismo ajudou muito na ridicularização dos modos grosseiros, no vestir, na alimentação. A MPB deu parâmetros que permitiam medir a jovem guarda anã. Mas em muitos aspectos o “american way of life” veio para ficar.

Na substituição das pernas pelo automóvel; pernas apenas para “malhar”; na troca da casa pelo apartamento; no empobrecimento do vocabulário, com a adoção de termos tidos como “inglês técnico”. A Ditadura colaborou muito, na medida em que promoveu o emburrecimento de gerações: hoje, o traço mais marcante dessa absorção cultural está na redução da vida a um objetivo: ser um vencedor.

Enfim, superou-se a única restrição que as classes médias faziam ao que liam sobre a vida dos grandes astros de Hollywood: aqui no Brasil o casamento tornou-se um hábito também, todos querem se casar muitas vezes.

Pobre é o que não venceu, o vencido. Pra nós, brasileiros, os pobres se roem de inveja; e isso justifica o ódio que ‘dedicamos’ a eles. Não consumir é indecente, é pecado mortal.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

rogeriobezerra

04/01/2017 - 11h02

Breve chamaremos os “mendigos” de “give money” como já se ouve muito por lá… Off! Off!
Os “gigantes” Noel Rosa e Francisco Alves e João Nogueira dizem tudo em “Não tem tradução” e “Eu não falo gringo”:

https://www.youtube.com/watch?v=6nPXkYuYntI

https://www.youtube.com/watch?v=AOvyp2bIvpY


Leia mais

Recentes

Recentes