Zygmunt Bauman: ninguém retirou 22 milhões de pessoas da pobreza, só o Brasil | O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

9

janeiro 2017

23

COMENTÁRIOS

Zygmunt Bauman: ninguém retirou 22 milhões de pessoas da pobreza, só o Brasil

Escrito por , Postado em Theo Rodrigues



Por Theo Rodrigues

Faleceu hoje na Inglaterra o sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017).

Em vez de comentar sobre esse grande homem, achei melhor reproduzir abaixo uma entrevista que o Alberto Dines fez em 2015 para o programa Observatório da Imprensa, da antiga TV Brasil.

Na entrevista, Bauman diz, por exemplo, “que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil”.

“Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá”, disse ainda Bauman.

Referia-se, claro, ao Brasil dos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Naquele momento o sociólogo não tinha como saber o que viria a acontecer no país no ano seguinte.

O vídeo traz também alguns comentários dos professores Renato Lessa, Renato Janine Ribeiro e Muniz Sodré sobre Bauman.

Assista abaixo a íntegra da entrevista:

Loading...
Theo Rodrigues

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é Professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da UFRJ.
Theo Rodrigues

segunda-feira

9

janeiro 2017

23

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

23 Comentários em "Zygmunt Bauman: ninguém retirou 22 milhões de pessoas da pobreza, só o Brasil"

Avise-me quando
avatar
Ritacy de Azevedo Teles
Visitante

Inspiração de análise a muitas pessoas no mundo, especialmente a pensadores, professores e jovens, entre tantas verdades sensivelmente percebidas, reconheceu que se dava em nosso país o que é mais rico _ a busca da justiça, da divisão de oportunidades _ , que a falta de ética ou de percepção tenta esconder com discurso superficial e revoltado, discurso sem sustento, preconceituoso e segregador ou pelo menos fruto de inverdades e ilusões. Baumann fará falta. Muita!

Geraldo Jard
Visitante
Essa entrevista é impagável de tão ruim. O pobre Alberto Dines puxa um saco constrangedor. Pior ainda é que escreveu as perguntas num papel, e fica fingindo que sabe inglês. É claro que algum dia ele soube um pouquinho de inglês, mas esquece quase tudo, não tem fluência e muito menos é capaz de pensar na lingua. Fica uma coisa ridícula. E as perguntas são de uma burrice infinita. É o nível de tacanhez que chegamos no Brasil. Theo Rodrigues era a pessoa certa para colocar essa entrevista bizarra no ar novamente. E para piorar ainda tem os dois “Renatos”… Read more »
Visitante

to chorando

Visitante

assisti a esta entrevista. É impagável, imperdível, ninguém mexe nem o olho. Que homem lúcido, sensato, inteligente, sensível, maravilhoso. Uma perda dessas dói na alma, uma morte dessas eu choro.

Visitante
Bauman, com a sensibilidade e conhecimento que detinha, reconheceu o esforço do governo brasileiro em políticas sociais para retirar da pobreza 22 milhões de pessoas da linha de pobreza. Em nosso país, a maioria não enxerga como isso é essencial até como política de segurança pública daqui a 15 anos! Agora vem esse golpista e desmonta um programa que empoderou a mulher dentro do lar, que deu prioridade para mulheres em financiamentos do Minha Casa, Minha Vida, garantia acompanhamento de boletins escolares e cartões de vacina. É política de solidariedade, de estreitamento de vínculos e acompanhamento social. E ficou encantado,… Read more »
Visitante

Dando bolsa família pra manterem o boi no curral, agora que acabou o dinheiro, voltaram a ter fome.

Visitante

Grande perda! Ficamos ainda mais pobres.

Visitante

Nosso querido e saudoso e melhor Presidente do Brasil, o Lula.

Visitante

Uma perca irreparável para a Humanidade..

Visitante

kkkkkkkkkkkkkkk boa piada

Visitante

Toda vez que morre um escritor ,um artista,um filósofo ,cientista …Qualquer pessoa que não nos deixou órfãos de conhecimento ,o mundo fica mais triste.

Visitante

É só Pará e pensar seu Júlio,e vai descobrir quem têm problema, aceita a realidade dos fatos cara, pois está realidade fala por se só.

Visitante

Mestre Arnaldo Jabor, que referência!!! Estou “impressed”

Visitante

Você tem “pobrema”!!!

Fernando Torres
Visitante

A foto no compartilhamento pelo Facebook está trocada ! Por favor corrigir !

Miguel do Rosário
Admin

Troquei, obrigado!

Visitante

Minha inspiração

Visitante

Acho que foram muuuito mais que 22 milhões

Visitante

BANDIDOS COMBINANDO O GOLPE…”Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel” “estancar a sangria” “O primeiro a ser comido vai ser o Aécio” “Quem não conhece o esquema do Aécio” “Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém” “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela ( DILMA ). Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca” “Michel é Eduardo Cunha”. Eduardo Cunha está morto! “É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.( Machado fala para Romero Jucá-PMDB )

Visitante

Mas na entrevista que ele deu ao Alberto Dines no observatório da imprensa ele diz que precisa ver os desdobramentos pra ver a consolidação disso. Não creio que no seu íntimo e seu entendimento ele tenha concordado com a roubalheira para promover a “mudança” que não se sustentará

Visitante
CRÁPULAS E GOLPISTAS E COXINHAS COMBINANDO O GOLPE…”Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel” “estancar a sangria” “O primeiro a ser comido vai ser o Aécio” “Quem não conhece o esquema do Aécio” “Fui do PSDB 10 anos, não sobra ninguém” “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições sem ela ( DILMA ). Enquanto ela estiver lá essa porra não vai parar nunca” “Michel é Eduardo Cunha”. Eduardo Cunha está morto! “É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo. Aí parava tudo.( Machado fala… Read more »
Visitante

Já tinha desandado antes mesmo desde outro crápula assumir

Visitante

Não será possível verificar porque todos os programas sociais foram violentamente golpeados e serão desmontados pelos golpistas. Pobre não interessa aos donos do capital, só isso.

wpDiscuz