Uma reforma nada recatada - O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

13

janeiro 2017

41

COMENTÁRIOS

Uma reforma nada recatada

Escrito por , Postado em Denise Assis



Por Denise Assis, colunista do Cafezinho

O título de “do lar” cai bem à D. Marcela, em sua casa. Diante do patrimônio público, do patrimônio histórico, ela deveria fazer uso do outro adjetivo que lhe concederam: “recatada”. É o mínimo que se pede dela, ao zelar pelo bem público, pertencente a todos os brasileiros. Recato.

Macela não adquiriu, comprou, tornou-se dona dos palácios por onde ora transita. Esses corredores, instalações e jardins, devida e cuidadosamente mobiliados há mais de 50 anos, saíram da cabeça de um nome reconhecido internacionalmente: Oscar Niemeyer. Talvez, por sua “tenra” idade, D. Marcela não tenha ouvido falar dele. Trata-se do idealizador da cidade que ela hoje vê pelas janelas dos carros oficiais em que desfila.

Niemeyer e sua equipe gastaram algum tempo para adequar arquitetura e decoração, ou ambientação, como melhor preferirem, para as instalações que receberiam o comando do país.  Não sei se informaram a D. Marcela, mas deu um certo trabalho e alguns anos de estudo até que pudessem exercer o poder de criar uma cidade, um palácio, e uma decoração que lhe caísse bem.

Não convém a um casal provisório, tomar posse da decoração de um patrimônio público, virando do avesso a palheta de cores da decoração ao bel prazer da sua fobia político-fascista-ideológica.

O vermelho dos tapetes, se o casal desconhece, antigamente era uma reverência aos reis e às rainhas, que passavam por cima deles para esbanjar nobreza. O tapete era sinal de respeito e o casal mais nobre da sociedade deveria ser reverenciado com tal item. Todo esse luxo, com o passar dos anos, foi transferido às cerimônias mais imponentes, como a nomeação de cavaleiros, príncipes e princesas, até chegar aos casamentos reais e aos ambientes políticos de imponência.

Além disso, o tapete é um símbolo católico muito forte, já que o papa e os bispos passam pelo tapete vermelho em grandes cerimônias religiosas. No quesito sofisticação, o tapete vermelho é item indispensável em cerimônias como o Oscar, em Hollywood.

Perplexos, ficamos sabendo que o casal Michel e Marcela mandam arrancá-los dos ambientes palacianos de Brasília, numa sanha alucinada dos que têm pesadelos com o poder dos antecessores. O primeiro ímpeto, seria indignarmo-nos. Mas é tempo de parar e refletir.

Sim. Fora com os tapetes vermelhos. Afinal, eles são estendidos a quem são devidas honras e rapapés. Acima de tudo, respeito e reconhecimento. Apressem-se operários. Tirem-nos rápido, transformem logo esse ambiente em uma “casa de morar”. Deem logo ares comuns aos aposentos de Brasília. Nada de pompas e circunstâncias. Façam-lhes as vontades. Guardem-nos para um tempo de legitimidade.



sexta-feira

13

janeiro 2017

41

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

41 Comentários em "Uma reforma nada recatada"

Avise-me quando
avatar
Dionisio Stefani
Visitante
Em cada ação existe uma verdade, quer seja real ou mentirosa. Percebe-se o desejo de sobrepor a mentira quando há a incapacidade de conhecer a verdade. No caso de Marcela e Temer, não existe a capacidade de perceber a grandeza, mas, em evidenciar a mediocridade. Ser medíocre é viver a mentira, tentando encontrar sentido num vácuo, onde o som desnudo procura um sentido de igual teor. Estão tão eviscerados no sentido de mudar qualquer ação real e edificante, que tateando no escuro perderam a sensibilidade e a vergonha., assim sendo, faz sentido uma frase dita por HERCULANO:GOVERNAR É CONSTRUIR ESTRADAS… Read more »
Maria
Visitante

Um velho babão faz tudo por sua neta uma vergonha uma mulher em pleno século 21 se sujeitar a casar com um velho horrível dá quele

Conceição Pereira de Moraes
Visitante

A bonequinha do Temer Golpista os dois são aproveitadores do dinheiro do povo

Lisa M. Barros
Visitante

Marcela Temer conseguiu colocar o Mau gosto e a ignorância da Rosane Collor no chinelo.

Maria Luiza
Visitante

#BelaRecatadaEDeslumbrada

Yuri Kiev
Visitante

O casal é um nojo.

Gerson Pompeu
Visitante

Realmente, cada vez mais recessão e menos emprego.
Avante, Napoleão de hospício!

Gerson Pompeu
Visitante

Inveja de ignorantes, jamais!

Orlando Oliveira Souza
Visitante

CUIDADORA DE IDOSO.

Maria Jardelina Rocha Rodrigues
Visitante

Para o casal usurpador

Cesar Boralli
Visitante

Ficamos sabendo? Qual a fonte da matéria? Não vi isso em lugar algum. Não estou falando que é mentira nem verdade. Só queria entender da onde vem essa informacao

Cesar Boralli
Visitante

Porque provavelmente foi a única fonte para tal informação e como todos sabemos é enviesada.

Miguel do Rosário
Admin

A informação é do blog Poder 360, do jornalista do UOL, Fernando Rodrigues, e tem entrevista com responsável pela decoração do Palácio.

http://www.poder360.com.br/governo/familia-temer-muda-decoracao-historica-do-alvorada-e-tira-moveis-vermelhos/

O Cafezinho
Visitante

Cesar Boralli porque não Carta Capital ?

Cesar Boralli
Visitante

E não vem me falar em Carta Capital pelo amor de deus

Francisco
Visitante
Se o PT voltar ao poder (inclusive com o meu voto) e cobrar que os dois ignorantes paguem do próprio bolso a recolocação dos tapetes e reparos do que estão destruindo, por mim tudo bem… O problema é o PT ter PEITO DE SER MACHO PARA FAZER ALGUMA (QUALQUER) COISA que gere atrito com a direita. PS. Aqui em Aracaju, o prefeito recém eleito do PC do B (isso mesmo, co-mu-nis-ta!) nomeou um monte de oligarcas para secretários e colocou a câmara municipal na mão da direita, segundo ele para “compor”. PS. Olhe pra minha cara e me responda se… Read more »
João Batista
Visitante

O país foi hipnotizado por um vampiro, que transformou a todos em seus servos. Ele é a Lucy, precisam urgentemente embarcar para a Transilvânia.

eduardo
Visitante

Patricinhas sao burras em qualquer endereço.

Katia Galvão
Visitante

Denise, parabéns pelo seu texto!!
Um interino usurpador e GOLPISTA juntamente com a sua bela, recatada e do lar não têm legitimidade para usufruir de decoração nenhuma. Mais uma afronta desse DESgoverno.

Jaqueline Souza
Visitante

Prioridades…

Cigano
Visitante

Casal perfeito

Um vampiro” temerbroso” e uma bela, decorativa, fútil porém estilosa “diaba.
O inferno deve estar em festa… hua hua hua

Adriano Santana Silva
Visitante

Linda demais pqp…

Mari Valadão
Visitante

Recatada para quem ?

Ronel Flores
Visitante

Gostando ou não, É A PRIMEIRA DAMA.

Gerson Pompeu
Visitante

Em matéria de falta de cultura e um mal gosto incomum, é a primeira e única.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Se fosse a Dilma, qual seria a capa da Folha e da Veja hoje? E o que o Bonner teria a dizer? No mínimo 20 minutos de mimimi prá coxinha se deliciar.
E esse otário compaarando uma mulher de 69 anos com uma de 27. É um mentecapto mesmo, comedor de capim.

Francisco Aquino
Visitante

UM SALVE PARA OS GOLPISTAS.

Kica Olivia Almeida
Visitante

Medonhos … ambos !

Susana Mackee
Visitante

Pra isso não falta dinheiro

Carrapa-VK
Visitante

Tapete vermelho é para quem TEM HONRA para pisar. Ela tem razão e foi humilde “Nem eu e nem o meu marido, temos condições de honra de pisar em um tapete vermelho”. RIDÍCULOS!!

Lucilane Cardoso
Visitante

COBRANDO bem CARO ao TEMER nao vaI ficar de graça ne com VELHO BABAO … Agora ali nao eh casa de mae Joana nem casa da luz vermelha pra cada umazinha fazer o que quer .E uma RESIDENCIA OFICIAL de TODOS OS PRESIDENTES da REPUBLICA deve SER RESPEITADA. Ainda que quem esteja ocupando ILEGALMENTE nao tenha NOÇAO do que eh respeito a REPUBLICA. Se TEMER e sua NETA/esposa DESCONHECEM OS DEVERES do cargo que OCUPAM INDIGNAMENTE procurem se informar JA CHEGA de passar TANTA VERGONHA internacional por causa Maria Antonieta brasileira e Temer Golpista.

Gilda M. de Oliveira
Visitante

?????

Marli Alheiros
Visitante

Ridículos.

Julio Brentani
Visitante

Lembrando dá D. Marisa e umas plantinhas no jardim do Alvorada, um escândalo. Agora é “in”, aí que vontade de me mudar pra Plutão

Osmar Batista Mendes
Visitante

E melhor ver esta linda mulher que não faz mal a ninguém do que ver a Dilma que não sabia de nada kkkk

Katia Galvão
Visitante

Osmar Batista Mendes, por você só podemos ter piedade.

Eliane Luiza Cardoso
Visitante

Nossa, a beleza dela vai mudar muito a sua vida, afff

Susana Mackee
Visitante

Não faz mal a ninguém,jumento?Tá gastando o dinheiro do povo

Ester Ligória - BH
Visitante

Socorro!!! Estes dois tem que ser arrancados de onde estão. Nada ali pertence a eles. A começar pela faixa. Cade nossas leis, nossos juízes, nossa policia?

Carrapa-VK
Visitante

“Cade nossas leis, nossos juízes, nossa policia?”. Todos mancomunados com eles

Ester Ligória - BH
Visitante

O pior é que isso mesmo.

wpDiscuz