Menu

CEDAE-RJ e as mentiras que os neoliberais contam sobre privatização

Artigo apresenta a farsa por trás da privatização da CEDAE-RJ. “As empresas privadas não são salvadoras da pátria e há vários exemplos de privatizações do setor que pioraram os serviços, encareceram as tarifas e excluíram ao invés de incluir as comunidades mais carentes aos sistemas operados”. No ICSM CEDAE-RJ: privatização é condicionante para ajuda do […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Artigo apresenta a farsa por trás da privatização da CEDAE-RJ. “As empresas privadas não são salvadoras da pátria e há vários exemplos de privatizações do setor que pioraram os serviços, encareceram as tarifas e excluíram ao invés de incluir as comunidades mais carentes aos sistemas operados”.

No ICSM

CEDAE-RJ: privatização é condicionante para ajuda do Governo Federal ao Estado

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, CEDAE, está na mira do Governo Federal para ser privatizada. A exigência faz parte das condicionantes do Governo Federal para renegociar a dívida do estado fluminense e ajudar financeiramente o falido Estado.

A intenção do governador Pezão é transferir parte dos ativos da empresa para a União que, posteriormente, promoveria a privatização dos serviços de água e esgoto operados pela CEDAE. Ontem, no G1, foi noticiada reunião entre presidente Temer e governador Pezão para selar esse acordo:

“A privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) voltou a ser discutida como uma das soluções para a crise financeira do estado do Rio de Janeiro. Em reunião com o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (11), em Brasília, o governador Luiz Fernando Pezão disse à GloboNews que aceita “em parte” a concessão, primeiro à União e depois à iniciativa privada.

Pelo acerto com o governo federal, o estado deixaria de pagar R$ 23 bilhões em dívidas ao longo de três anos. A privatização da Cedae seria uma das contrapartidas exigidas pela União para selar o acordo. Segundo Pezão, o percentual que seria privatizado da empresa ainda será decidido em reuniões futuras.

Nos bastidores, porém, fontes do Palácio do Planalto que acompanham as discussões sobre o socorro financeiro ao Rio afirmam que a proposta do governo federal não é conceder parte da empresa, mas sim vender 100% da Cedae para a iniciativa privada.

Além do Planalto, o governador Pezão esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e com dirigentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, bancos que fizeram vários dos empréstimos ao governo do Rio e que hoje pressionam as contas estaduais. Pezão deu ciência aos diretores sobre o andamento do acordo de ajuda financeira ao estado. “ (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/privaizacao-da-cedae-e-contrapartida-para-socorro-financeiro-ao-rio.ghtml)

Quem defende essa decisão de privatizar a CEDAE, acusa as inúmeras falhas da empresa estadual, que está longe de ser sinônimo de excelência nos serviços de saneamento do país. São reclamações diversas, desde falta d’água a atrasos na execução dos serviços, falta de saneamento básico nas comunidades e tratamento de esgoto deficitário.

No dia 04/01/2017, por exemplo, ocorreu um rompimento de adutora na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio. A água com alta pressão chegou a mais de 9 metros de altura e atingiu 15 casas da região. (http://noticias.r7.com/sao-paulo/tubulacao-se-rompe-forma-chafariz-e-alaga-ao-menos-15-casas-no-rio-04012017) Nesse mesmo dia, enquanto o prefeito Marcelo Crivella visitava a comunidade da Rocinha, ouviu de moradores reclamações sobre os serviços da CEDAE, desde falta d’água constante na região até falta de infraestrutura de coleta de esgotos, que acontece em canais a céu aberto. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/01/04/na-rocinha-crivella-joga-capoeira-e-sugere-tubulacao-furada-para-sanear-valoes.htm)

Defensores do modelo de privatização argumentam que a privatização melhora o serviço prestado, as empresas privadas possuem mais poder para investimento e o poder público pode cobrar de forma mais firme pelo cumprimento de metas e qualidade do atendimento. A economista Miriam Leitão, em artigo publicado no Globo em junho de 2016, afirma: “A possibilidade mais comentada é a venda da Cedae, a companhia de água e esgoto do Rio. O serviço prestado por ela provoca muita reclamação. A população tem diversas experiências negativas com a empresa que, por exemplo, faz obras e não fecha os buracos. Outra melhoria é que em uma companhia privatizada não tem indicações políticas para os cargos, um modelo de preenchimento de vagas que traumatizou o país. Essa restrição está na origem da resistência às privatizações que alguns governadores começam a apresentar. O “Valor Econômico” conta que, por ora, o governo do Rio descarta a venda da Cedae.” (http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/privatizar-ativos-dos-estados-repetiria-modelo-que-deu-certo.html)

No entanto, há opiniões contrárias que apresentam modelos de companhias estaduais de saneamento que apresentam bons resultados e uma prestação de serviços com qualidade, além de investimentos regulares na ampliação dos seus sistemas. Casos de sucesso como a SABESP (São Paulo), SANEPAR (Paraná) e COPASA (Minas Gerais) com empresas reconhecidas pelo setor como de excelência, mostram que o problema talvez não esteja no fato de serem públicas ou privadas, mas sim na gestão e modelo de negócio adotado por essas empresas.

Outro argumento contrário às privatizações do setor de saneamento refere-se à experiência passada no país. Nos anos 90, o Brasil privatizou inúmeras empresas de telecomunicações e, apesar da oferta ter aumentado acompanhando a evolução tecnológica do setor em todo o mundo, a qualidade dos serviços é péssima, as empresas privadas que atuam no setor são campeões em reclamações de seus clientes, a agência estatal reguladora não consegue mudar esse cenário e as tarifas cobradas estão entre as maiores do mundo.

Voltando ao saneamento, há um movimento em grandes cidades do mundo pela reestatização de serviços. Os motivos são, principalmente, não cumprimento de metas de investimento e melhora dos serviços prestados e cobrança de tarifas abusivas dos clientes. Berlin, Paris, Budapeste e Buenos Aires são exemplos de cidades importantes do mundo que afastaram as empresas privadas que operavam seus sistemas pelos mesmos motivos que o Governo Brasileiro alega para privatizar a CEDAE: má qualidade dos serviços e baixo índice de investimento.

Estudo elaborado pela Unidade Internacional de Pesquisa de Serviços Públicos (PSIRU), Instituto Transnacional (TNI) e Observatório Multinacional, publicado em 2014, informa que ocorreram 180 casos de reestatização no mundo nos últimos 15 anos. Os principais motivos são: promessas falsas das empresas privadas; tarifas altas; priorização do lucro em detrimento do atendimento às comunidades; pouca transparência e dificuldade de monitoramento. (https://www.tni.org/en/publication/here-to-stay-water-remunicipalisation-as-a-global-trend)

“A empresa privada não investe o suficiente e adota política de exclusão de populações mais pobres, impondo tarifas mais altas. Além disso, não atingem as metas dos contratos”, afirmou Leo Heller, que é relator especial sobre saneamento das Nações Unidas. O brasileiro salienta ainda que o próprio Banco Mundial, antes defensor das privatizações no saneamento, já reconheceu que as privatizações não são uma “panaceia para todos os problemas”. (https://nacoesunidas.org/privatizacao-do-saneamento-ja-se-mostrou-inadequada-em-muitos-paises-diz-relator-da-onu/)

Conclui-se que devemos ter muito cuidado com a solução mágica das privatizações do saneamento. As empresas privadas não são salvadoras da pátria e há vários exemplos de privatizações do setor que pioraram os serviços, encareceram as tarifas e excluíram ao invés de incluir as comunidades mais carentes aos sistemas operados. Os investimentos em saneamento básico reduzem drasticamente os gastos com custeio da saúde pública. Esta afirmação óbvia e já consagrada e comprovada precisa ser lembrada constantemente aos governantes para que eles assumam essa obrigação que é do governo e realizem os investimentos que o Brasil precisa para universalizar o saneamento!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Souza

23/12/2017 - 14h37

É sabido que a água constitui elemento primordial e indispensável para a existência e a reprodução da vida no nosso Planeta Azul. Não há atividade humana que dela não dependa, por isso, ela é também essencial ao desenvolvimento humano.
Dessa maneira, torna-se importante perceber a água em suas múltiplas dimensões e procurar reconhecer os distintos valores a ela associados, tais como: o valor social, o valor sagrado, o valor político, o valor ecológico/ambiental, o valor econômico.
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a água como um bem de domínio público (e não privado) e previu a instituição de um sistema nacional de gerenciamento.
Posteriormente, foi elaborada e promulgada, no ano de 1997, a Lei Federal nº 9.433, conhecida como “Lei de Águas” do Brasil. A referida Lei Federal nº 9.433 então instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PONAREH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
A nossa Lei de Águas possui vários elementos considerados inovadores para a gestão hídrica, um deles é a participação da sociedade no processo de gestão, o que constitui um aspecto central da Lei Federal nº 9.433/97. Além desse pilar democrático relacionado à participação social, a referida Lei reforça o pilar constitucional que define a água como um bem público, estabelece a bacia hidrográfica como unidade territorial para a gestão e promove os usos múltiplos da água.
Fica o questionamento, como então poderá passar por cima da Carta Magana, a questão da privatização?

Honorio Delgado Rubio

21/04/2017 - 23h10

Camaradas Sergioo Amirin, es lo que el fascismo, el liberalismo imperialismo, banqueros y por de tras el fondo monetario internacional hacen. en todo el mundo. Naturalmente siempre tienen la prensa mercenario y en este caso en Brasil la rede globo de la familia marinho. Asi, la rede globo y la Bandi, en sus noticiarios, manipulan las noticias que pera conocer la realidade de lo que publican tienes que pensar y analizar de lo que publican que es todo lo contrario. Por ejemplo: Explicando la realidad de Venezuela: ellos dicen que hubo tantos muertos pero no dicen quien fuero los que mataron dando a entender que el caos fue producido por el gobierno que el imperialismo quiere derrubar como derrunbaron aqui con um golpe a la presidente Dilma. Bien en Venezuela las muertes que hubo en las manifestaciones , fueron producidas por le derecha precisamente ya estan presos los criminales, existe una muerte de una Señora que circulaba por la calle paralelo a millones de manifestantes de apoyo al presidente nicolas Maduro que está para resolver. es el caso que esta señora recibió un golpe de una botella que fue lanzada de un edificio y la mataron luego esta muerte está para solucionar quien lanzo la botella de lo alto del edificio. lo que es casi seguro que fué una persona de derechas, por que esa señora iva junto a la manifestación del apoyo al gobierno Maduro.que en la realidad eran míllónes de personas que salieron a la calle para apoyar a su gobierno. Esto ellos -la globo, no muestra. Pero las personas pueden ver en la internet. Poner como EGEMPLO: de algún movimiento o represión que no hayan sido la derecha que hayan producido los desperfectos de ladronage, grilage, que no haya sido los poderosos. ¿Quien mata a los lideres operarios? ¿no es la derecha? siempre es la derecho. Hoy sale la noticia de que mataron en Mato grosso, Brasil a un grupo de agricultores,.Podeis estar seguros que fueron, grandes propietarios y grileiros. Siempre los que están contra el pueblo son los poderosos y si el pueblo reclama palos y bala es lo que reciben. ¿No es asi? Siempre es así, Hoy la Bandi en su noticiario de la noche, dijo que un grupo de países votó contra el gobierno de Venezuela. ¿Saben quien fuero? La OEA. ¿y saben quien son la OEA? es la organización dominada por los EE UU patrocinada por luis almagro su mpresidente y asbendio la orden los EE UU De américa, los mismos que dieron el golpe en Honduras Paraguay, Y en Brasil Contra la Dilma. Los mismos que en el gobierno de Janio Quadros, se opusieron a boicotar el gobierno por que queria, abrir el comercio de Brasil Para el Mundo. Los mismos que boicotaron la conferencia en punta del este en 1961 cuyo resultados fueron las dictaduras de derechas en toda América latina, que siendo golpes de estado sin guerra, persiguieron, torturaron, asesinaron, sin ningún pudor a mando y servicio de los EE UU de América con su CIA que los patrocinavan. y estos son, los que la globo y los marinhos da globo, defienden . Es ta bien claro. Honorio Delgado Rubio

Thiago

03/03/2017 - 19h53

olha o absurdo!! pezão foi acusado de improbidade administrativa e vão dar dinheiro na mão dele! É o fim isso! Não aguento mais o PMDB governando o RJ, esses caras são da mesma laia do PT, PSDB, são todos podres, não querem saber do povo, só veem seus interesses pessoais e nada mais. Agora vão vender a CEDAE com a desculpa do estado estar falido e sem dinheiro mas o pezão e sua corja, fazia parte do goverdo do cabral, que robou bilhões do RJ. Sinceramente não tenho mais esperança que a situação do Rio melhore, entra e sai governo é sempre a mesma coisa.

Prof. Manoel Cravo

17/02/2017 - 18h40

O neoliberalismo é apenas uma versão moderna do comunismo. Nesse último, os capitalistas clandestinos reinavam no submundo e quando a União Soviética acabou, eles apareceram. A diferença é que no neoliberalismo os desgraçados ficarão na cara de todos, escravizando a população.

E, ainda há os cachorrinhos dos Illuminatis, os repórteres proeminentes que são pagos para fazer apologia à privatização geral, atacando os funcionários públicos, como se estes não tivessem adentrado o serviço público pelo próprio esforço e mérito.

Não existe nada mais democrático que um concurso público, basta tomar vergonha na cara, sentar o rabo na cadeira e estudar, estudar, estudar e quando não mais aguentar, estudar mais ainda… e passar. Qualquer cidadão pode prestar exame público.

É muito justo que funcionários públicos tenham suas conquistas, como por exemplo a estabilidade, tendo em vista que não têm FGTS, entre outras coisas.

O excesso de estatização é comunismo. O excesso de privatização é neoliberalismo. Nenhum dos dois funciona.

Um país deve estar equilibrado entre serviços privados e públicos.

Sem serviços públicos de qualidade, qual a desculpa para cobrar impostos? O povo paga impostos para ter de graça por aquilo que não tem condições de pagar. E, diga-se de passagem, no período militar – e isso é irrefutável – os serviços públicos superavam os particulares, o que é óbvio, tendo em vista que o montante do capital que a população paga ao governo é muito superior ao dos serviços particulares. Então, nada mais natural que os serviços públicos serem muitíssimo melhor, ou, pelo menos à altura do particulares.

Se tudo for particular, para quê pagar impostos? Para sustentar vagabundos que têm direito de se aposentar com 8 anos de mandato com supersalários integrais?

Isso tudo é culpa de um povo que aprende lentamente. Desde que o governo militar acabou em 1985, o povo vem autorizando toda essa sujeira, de quatro em quatro anos.

Estou publicando este artigo em 2017, fazendo as contas: 2017 – 1985 = 32 anos. Trinta e dois anos! E os brasileiros ainda não perceberam que não adianta votar! Simplesmente porque não existe em quem votar. Será preciso mais 32 anos para perceber que todos são ladrões?

Eisten: “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.”

Votar em alguém, ou em branco não adianta – Trinta e dois anos já o provaram.

Deve-se votar nulo ou abster-se. Não se deve eleger mais ninguém! Somente assim se pára o Brasil.

VOTO NULO JÁ!

    Fábio

    22/09/2017 - 10h07

    É vero, sempre votei nulo à exceção do 2° turno em 2014, não por acreditar em Dilma, mas com
    receio do Aécio, pois sabia que ele promoveria
    Covardias semelhantes a desse crápula Temer.

Roberto

17/02/2017 - 13h00

Este é um projeto baseado no sistema dos EUA, assim foi as privatizações maldosas de FHC, um prejuízo para o Brasil inimaginável, vendeu empresas lucrativas e recebeu moeda podre, asssim é o crime que Luiz Fernando Pezão quer fazer com a CEDAE, uma empresa lucrativa vender a preço de banana e o pior, quem vai pagar esta conta é o povo do estado do Rio de Janeiro, são as exigências do sr. Henrique Meirelles, todos sabem para quem trabalha este banqueiro, para o Brasil é que não é, foi banqueiro do Bank Boston, há algo atrás desta malandragem, O POVO DO RIO DE JANEIRO DEVE SE UNIR AOS FUNCIONÁRIOS DA CEDADE E INIBIR ESTA SACANAGEM DO PLANALTO.
TODOS UNIDOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE.

    Anônimo

    20/02/2017 - 12h47

    CHORA CUMUNA!

Cesar

13/02/2017 - 21h58

MEU NOME É CESAR, TENHO 43 ANOS E MORO NA RUA JOÃO VICENTE, BAIRRO DE MARECHAL HERMES RJ.

ACONTECE QUE DESDE DOMINGO (29/01/17) DE MADRUGADA( +- 4DA MANHÃ ), FALTA ÁGUA NO BAIRRO( EM PARTE ) E AO ENTRAR EM CONTATO COM A CEDAE, ELES INFORMAM QUE NÃO HÁ VAZAMENTOS, MANUTENÇÃO OU ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO.
MINHA MÃE ENTÃO ABRIU UM PEDIDO DE REPARO, ELES FORNECERAM UM Nº DE PROTOCOLO E DÃO UM PRAZO DE 5 DIAS PARA UMA EQUIPE SE DIRIGIR AO LOCAL. AO LIGAR NOVAMENTE, ELES PEDIRAM OS PROTOCOLOS ANTERIORES E A RESPOSTA É QUE NÃO HÁ NENHUM PEDIDO FEITO ANTERIORMENTE( ISSO TODA VEZ QUE LIGAMOS ). MORO NA RUA JOÃO VICENTE E ALGUNS IMÓVEIS ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO, INCLUINDO O COLÉGIO E CURSO PROGRESSÃO. PEÇO QUE VOCÊS DIVULGUEM ESSE RELATO NO PROGRAMA E NOS AJUDE A SOLUCIONAR ESSE FATO.
OBS: AS UNICAS EQUIPES QUE APARECEM NA RUA É PARA FAZER BURACOS E OUTRA QUE DESLIGA (PARTE DA MANHÃ) E LIGA (PARTE DA TARDE) UMA VÁLVULA DEIXANDO PARTE DO BAIRRO SEM ÁGUA.
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DADA.

Tomaz Cunha

07/02/2017 - 09h21

CONCESSÃO PIR UM SÉCULO – Li no jornal “O Globo” deste último sábado que quase toda a receita da CEDAE vem do territorio do Município do Rio de Janeiro. Na nesma reportagem, está escrito que o Município de acabou de assinar com a CEDAE um contrato de concessão pelo prazo de 50 anos, prorrogável por mais 50 anos, totalizando 50 + 50 = 100 anos. Ou seja, um sêculo! Gostaria de saber de isso é verdade,

Carlos Antonio

06/02/2017 - 16h34

privatização já para CEDAE, CORREIO urgente estas atitudes já deveriam ser tomadas a muito tempo.

    Juana Inês

    06/02/2017 - 16h49

    Vamos vender tudo que tem dentro de casa para pagar as dívidas do cunhado ! Francamente ?!!

Tarcísio Corrêa de menezes

31/01/2017 - 08h44

A Cedae precisa ser privatizada para distinguir entre os clientes maiores que podem pagar mais caro e os menores q nao podem, a taxa de seus serviços de estabelecimentos comerciais pequenos e grandes ,e a mesma com pouca diferença de valores

    Miguel do Rosário

    31/01/2017 - 09h03

    o que isso tem a ver com privatização?????

Luis claudio

30/01/2017 - 20h06

PREFEITO ROMPEU O CONTRATO COM EMPRESA DE SANEAMENTO EM CABO FRIO, A 17 ANOS PRIVATIZADO E PIOROU OS SERVIÇOS, AGUAS DE NITEROI. HA 17 ANOS PRIVADO, TITICAS JORRAMDO A CEU ABERTO E SÓ OR NA ALAMEDA SÃO BOA. VENTURA E VER A POUCA VERGONHA DEZEMBOCANDO NA BAIA DE GUANABARA.

Lincoln dos santos de sousa

29/01/2017 - 15h13

Meirelles está pouco se importando como sofrimento do funcionalismo Fluminense ,deveria na verdade o governo federal nomear um gestor é refederalizar o RJ porque transferirá a capital para Brasília em 1960 e o RJ foi esquecido querem dá solução mais fácil vender o almoço para comprar a janta daqui a três anos ou muito antes voltam os mesmos problemas multiplicado por dez e aí ,já nao teremos mais nada pra vender a União tem o dever de assumir o RJ.

Fábio Barbosa

20/01/2017 - 15h30

Olha só que legal, estudar vários anos, ser contratado por concurso em uma estatal e, depois, por má gestão e corrupção de políticos que não sabem o que é
disputar uma vaga de concurso, perder o emprego.
Olhem para Light, Telemar(citada subjetivamente no texto acima), que lixo de
serviços elas prestam ao cliente!

Nilma Gil

18/01/2017 - 08h40

Não sou da área, porém não é preciso, para entender como o nosso país caiu em qualidade, após o início dessa política deficitária de privatização. Isso foi a maior prova de falta de competência, responsabilidade e honestidade dos nossos governos de décadas atrás. Privatiza-se para encher as contas dos governantes desumanos e cínicos que nunca pensam no povo ,haja visto as inúmeras estatais que foram vendidas, dilapidando o patrimônio nacional. Infelizmente nosso povo não quer perceber e nem procurar entender o perigo cada vez maior dessa manipulação degradante. É só promover espetáculos do “Pão e Circo”,como na grande Roma antiga. É Copa do Mundo, Olimpíada, Réveillon, Carnaval e depois o povo desperta num pesadelo cada vez mais horrendo. Ah! Brasil.

Leonardo souza

16/01/2017 - 05h26

Caro editor do texto,discordo totalmente da sua visão antiquada,cito como exemplo de uma concessão bem sucedida o serviço de saneamento básico e fornecimento de águas em Niterói cidade que o senhor deveria conhecer,aqui graças a águas de Niterói que assumiu a concessão deste serviço temos água em toda a cidade inclusive nas comunidades carentes,neste ano de 2017 chegaremos a 100% de esgoto tratado.

Com relação a tarifa,ela consegue ser mais barata que a da CEDAE de quem ela compra a água,pois ganhou uma ação onde foi retirado a obrigação de pagar ICMS neste “produto”, inclusive devolvendo em forma de créditos os valores pagos neste miserável e famigerado imposto.

    Redação

    16/01/2017 - 10h21

    Prezado Leonardo Souza, Niterói é também uma cidade que alaga por qualquer chuva.

      Leonardo souza

      16/01/2017 - 13h55

      Caro editor sobre alagamentos ( águas pluviais) isto é responsabilidade da prefeitura,a responsabilidade da concessionária águas de Niterói é tratamento de esgoto e fornecimento de água,e isto a mesma faz com excelência.

        Leonardo souza

        16/01/2017 - 14h00

        ?

          Leonardo souza

          16/01/2017 - 14h41

          ÁGUAS DE NITERÓI É DESTAQUE EM MATÉRIA DA REVISTA EXAME
          A concessionária Águas de Niterói foi destaque em matéria da revista Exame que fala sobre o fracasso na despoluição da Baía de Guanabara para os Jogos Olímpicos. Niterói aparece como exemplo de município que não contribui com a poluição da baía. A cidade possui 95% de cobertura de esgoto e vai universalizar o serviço até 2018.
          Segundo a reportagem, o caso da Baía de Guanabara é um exemplo de falta de gestão e desperdício de dinheiro público. Nos últimos 20 anos, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, foram gastos 2,5 bilhões de reais para tentar a despoluição. Mas 15 municípios continuam jogando dejetos sem tratamento.
          Confira um trecho da matéria:
          Espantosamente, há um lugar banhado pela Baía de Guanabara em que a situação é diferente: Niterói, cidade de 497 000 habitantes que concedeu ao setor privado as redes de água e esgoto em 1999. Ali, a concessionária Águas de Niterói, do grupo Águas do Brasil, conseguiu levar água tratada a 100% da população em 2003 e, hoje, 95% dos dejetos recebem tratamento, índice superior ao da França.

          paulo sergio da silva

          17/01/2017 - 08h44

          Você conhece Silva Jardim? Sem universalização de água, sem tratamento de esgoto, tarifas altíssimas, sendo que a Lagoa de Juturnaíba é parte do manancial que abastece vários municípios. Conhece região dos Lagos, desde 98 privatizada, resolveu o problema do tratamento de esgoto e tem água. Todas essas áreas são concessões da Águas do Brasil, a mesma que opera em Niterói. Sabe porque em Niterói melhorou? Porque boa parte do sistema já estava pronto. Não faz muito tempo o governo financiou a ampliação de oferta de água em áreas carentes de Niterói. Por que a empresa privada não tinha feito isso antes?

          paulo sergio da silva

          17/01/2017 - 10h30

          Conhece região dos Lagos, desde 98 privatizada, resolveu o problema do tratamento de esgoto e tem água?
          *Corrigindo o acento.

    Hygéia

    16/01/2017 - 15h56

    Caro Leonardo, boa tarde!

    É fato que há uma tendência mundial pela reestatização dos serviços de saneamento e a justificativa para essas ações é justamente a falta de transparência, baixos investimentos e tarifas abusivas. Há vários casos no Brasil em que os serviços foram privatizados e os serviços perderam qualidade e aumentaram seus custos sem a devida justificativa.

    Em Itu, por exemplo, a Prefeitura teve que intervir na empresa Águas de Itu por causa dos aumentos abusivos das tarifas, salvo engano, do mesmo grupo controlador da Águas de Niterói (link: http://www.itu.com.br/nossa-cidade/noticia/eppo-assume-emergencialmente-servicos-de-agua-e-esgosto-em-itu-20160624).

    Quanto a Águas de Niterói, como toda empresa de saneamento seja pública ou privada, há inúmeras reclamações de falhas nos serviços e até comunidades em redes sociais (Eu Odeio Águas de Niterói, p.e.), mas quando analisamos as tarifas, percebe-se que o lucro continua priorizado em detrimento de repasses para a Prefeitura que poderiam ser utilizados para melhorias na drenagem urbana, resolvendo o grave problema urbano de enchentes em Niterói, como muito bem informou o Editor do Portal (vejam o link: http://colunadogilson.com.br/conta-de-agua-aumenta-95-em-niteroi/). Em Paris e Berlim aconteceu o mesmo, por isso seus governos retiraram esse importante serviço das mãos privadas.

    A justificativa pueril e inocente de que basta privatizar para melhorar os serviços e reduzir tarifas é uma falácia das grandes. A privatização das teles comprova isso.

    Quando falamos do saneamento, estamos falando de um serviço que impacta diretamente a saúde das pessoas e é um direito do cidadão e dever do estado. Não podemos simplesmente transferir essa responsabilidade para uma empresa privada que, por mais eficiente e de excelência que seja, sempre colocará o lucro como prioridade absoluta!

    Veja outro artigo do ICSM abordando esse aspecto da discussão: http://icsm.com.br/posts/o-bem-de-todos-acima-do-interesse-pessoal

      Leonardo souza

      16/01/2017 - 22h50

      Esse é o mundo ideal socialista,porem as empresas são um cabide de empregos,acho que gostaríamos de Eduardo cunha na presidência da Telerj até hoje.

      Concessão em tudo mais mercado menos Estado!!!

        André Skywalker

        12/03/2017 - 12h58

        Caro Leonardo,
        Pelos seus argumentos percebo que você deve ter menos de 20 anos e ainda nao construiu pensamento proprio, o que é natural. Então deixe-me esclarecer-lhe alguns pontos. Também tenho vários parentes e amigos residentes em Niterói e São Gonçalo, e as reclamações emambas cidades em relação ao serviço de águas são as mesmas. Privatizar não significa, necessariamente, melhorar. E Resende-RJ o tratamento e abastecimento de água foi privatizado e não houve a prometida melhora. Onde faltava água continuou faltando e as tarifas aumentaram. E Resende é bemmenor que o Rio. O mesmo aconteceu em São Paulo capital.
        Não se iluda, empresas privadas só como objetivo o lucro, especialmente no Brasil, onde não há regras para garantir qualidade em serviços.
        Exemplos? Há vários… as teles foram privatizadas e hoje, segundo a ONU, estamos entre as telefonias mais caras do mundo e entre as de peior qualidade. As companhias de eletricidade foram privatizadas e cadê os investimento? Continuamos tendo apagões e sempre que há estiagem corremos o risco de racionamento. As ferrovias foram privatizadas e foram extintas. As grandes siderúrgicas foram privatizadas e o Brasil perdeu o mercado externo do aço, na verde o Brasil tem importado aço.
        Quanto ao argumento deque estatais são cabides de emprego eu digo ótimo, desde que se paguem e não dêem prejuízo, num país com milhões de desempregados alguém tem que gerar empregos. Devo lembrá-lo que não existe empresa privada preocupada em gerar empregos, na verdade ocorre o contrário. TODAS empresas privadas, ao menor sinal de crise, demitem quantos funcionários acharem necessário para não reduzir suas margens de lucro. DEvo também, informá-lo que historicamente não houve serviço público que, privatizado, tenha mantido seu quadro de funcionários e/ou melhorado a qualidade dos serviços. E aí se incluem luz, água, telefonia e saneamento.
        Nunca se esqueça que estamos no Brasil, onde não há sindicatos fortes e não há leis que exijam justificativas para demissões em massa, basta o argumento “é a crise”.
        Concluindo, gostaria de lembrá-lo que oa bancos que causaram a crise de 2008, da qual o mundo ainda não se recuperou, eram todos privados. Não houve nenhum banco público envolvido.
        E, recentemente, na crise brasileira da corrupção, não foi detectado nenhum caso de corrupção que envolvesse apenas órgãos públicos. SEMPRE há uma ou mais empresa privada envolvida.
        Então, privatizar é solução? Não necessariamente, depende do processo, regras estabelecidas, pessoas, empresas e interesses envolvidos.

          Leonardo souza

          12/03/2017 - 22h40

          Camarada André, não tenho vinte anos,mas não convém lhe falar minha idade, já ouviu falar de produtividade eficiência? Quer dizer que uma empresa pode ser cabide de empregos ,muitos fantasmas,por haver milhões de desempregados? então pode se roubar por haver pessoas com fome? Se a cedae realmente fosse uma empresa seria, não seria a favor dá sua privatização, mas de uma olhada no seu balanço patrimonial ,e investimentos verá quantas obras atrasadas quanto dinheiro dispedicado só na despoluição dá Bahia de Guanabara quantos bilhões, e está limpa? Sou a favor de privatização.te faço um desafio abra um chamado na CEDAE, e outro na água de Niterói. e verás a diferença. Que as pessoas sejam empregadas por sua capacidade e não por indicação parlamentar por puxa…. Menos estado mais mercado

    Anônimo

    05/02/2017 - 12h20

    “Meu amigo”, lamento em dizer-lhe que você está totalmente desinformado a respeito da empresa águas de Niterói, que deveria se chamar águas da Cedae, por que?

      Leonardo souza

      14/02/2017 - 08h15

      Sim amigo, sei que a águas de Niterói não produz água, ela compra da cedae.

      Mas distribui com a excelência , coisa que a cedae em são Gonçalo município vizinho não faz.

      Outra desculpa é a os pobres não vão ter tarifa social, amigo o índice de pagamento em comunidades e baixo e nem por isso a água é cortada.
      Sinto muito socialista essa vcs perderam.

      Menos estado mais mercado.

        Anônimo

        20/02/2017 - 12h24

        CHORA SOCIALISTAS COMUNISTAS ++++ MERCADO —— ESTADO. CEDAE PRIVATIZADA!!!! 20/02/2017

Emilson

15/01/2017 - 20h32

É mais um golpe que está sendo preparado, a entrega da CEDAE a iniciativa privada, na verdade esses políticos corruptos eles estão envolvidos nessas transações porque eles é que são os grandes empresários do país, e eles mesmos é que querem comprar a empresa, com o dinheiro que eles desviam através da corrupção, e este presidente do nosso país é satanista e membro da maçonaria, todos nós sabemos eles estão visando o lucro, e não estão nem pensando nos 6.000 funcionários que trabalham na empresa, como vão ficar os funcionários? desempregados, e eles não estão pensando nisso, eles realmente são uns vampiros, para obterem o lucro eles fazem de tudo, eles vão desempregar em média aproximadamente umas 8.000 chefes de família, esses políticos devem fazer um estudo mais detalhado para resolver este problema, porque com a privatização ela vai tapar um buraco e destapar outro.

Jamilson

15/01/2017 - 15h19

Que privatizações são estas?é muito fácil para a iniciativa privada ¨comprar¨as empresas públicas,pois eles ficam só com os lucros.Vocês lembram da Telerj,da Light,da Ceg,da vale do rio doce,não precisamos sermos um gênio em administração pública ou economia para vermos que essas empresas públicas não foram vendidas e sim entregues para as empresas privadas com a ilusão que iam melhorar a eficiência,que a população ia ser melhor atendida por elas serem privadas e as agencias reguladoras iam cobrar prazos na execução dos serviços para a população,mera falácia.
A Telerj hoje é oi,tem uma prestação de serviço horrorosa,pois a internet é lentíssima,o teleatendimento é demoradíssimo e para fazer uma manutenção dos seus serviços é muito morosa e é uma empresa atualmente privada que está com rombo de bilhões e até decretou falência cadê a boa gestão.
A Light hoje também é privatizada alguém se lembra dos bueiros- bombas que explodem em vários lugares do RJ deixando a população sem energia?
A Ceg que era a companhia de gás do Rio de Janeiro,hoje também é privatizada será que com a privatização melhorou,será que não acontece mais vazamentos de gás e quando acontecem vazamentos esses são solucionados dentro do prazo?
A Vale do rio doce hoje é mais uma empresa privatizada,alguém se lembra do que aconteceu com a Cidade de Mariana, será que a população está sendo amparada devido ao descaso que aconteceu devido a ganância dos seus acionistas que geraram aquele desastre ambiental,então estes são os retratos das privatizações em nosso país,poderia citar a supervia que o governo vendeu, e que ao invés da empresa que assumiu,comprar os trens foi o governo do Estado que comprou e deu de graça para os empresários,então poderia escrever aqui uma Bíblia sobre as privatizações mas acho que chega.Para nós podermos discutir sobre um assunto devemos pesquisar para termos uma base ,então a consciência de cada um deve opinar sobre esse assunto e tirar as suas conclusões e me dizer se alguma vez houve uma privatização que obtivesse êxito.

luiz

14/01/2017 - 23h34

o ser humano necessita de 60 a 75 por cento de agua no corpo para se manter vivo . ou seja agua não é um bem opcional mas sim vida.
deixar esse bem nas mãos de empresas que vizam apenas lucro ?
é brincadeira
sem maiores comentarios
basta somarmos 2 mais 2 para vermos no que vai dar

Márcio Carvalho

14/01/2017 - 14h55

Infelizmente vivemos em país tão corrupto que os governantes não visam a necessidade da população,e sim encher o bolso , porquê o senhor presidente Michel Temer ,que não foi eleito pelo povo e estava junto com a ex presidenta ,hoje está no poder? País de políticos ladrões e pilantras ,com uma empresa que não trás prejuízo para o governo Estadual ,deve ser punida e entregue na mão de estrangeiros, que não tem compromisso nenhum com a população e somente com o dinheiro ,este país é uma vergonha ,vamos juntos dizer não a privatização da CEDAE e lutar por esta companhia que com investimento e trabalho tem tudo para ser a melhor do Brasil.

Eduardo

14/01/2017 - 08h23

A cedae poderia ser uma empresa por excelência, mas tem deixado muito a desejar no cumprimento de suas obrigações. Na minha rua somos vítimas dessa empresa que há mais de 40 anos não resolveu o problema dá água.Moro na região do grande Meieir.

Flavio Paes Leme

13/01/2017 - 17h41

Vergonha de morar neste país…
A CEDAE se auto-sustenta! Nunca precisou de dinheiro do estado para funcionar! Pelo contrário:
O governo do estado pega mensalmente milhões para pagar salários de outros órgãos estaduais que não tem renda própria!
Politicos de olho no dinheiro imediato dá venda dá CEDAE, mais e depois que esse dinheiro acabar????
1 ou 2 meses no máximo e esse dinheiro vai acabar!

De onde o governo do estado vai pegar dinheiro para pagar os servidores????
Do povo!

A CEDAE fornece água em diversas comunidades sem cobrar nada! Sabendo dá situação financeira dessa gente sofrida!

Alguém acha que a empresa privada vai ter pena dá população????
Vai ter que pagar pela água! E pagar o preço que eles decidirem cobrar!!
Não tem dinheiro? Não bebe água!

Safados, ladrões…

Hoje querem vender a CEDAE alegando falta de dinheiro e crise econômica!

A um ano atrás estavam gastando bilhões e bilhões em estádios que hoje estão abandonados e cheios de mato!
Só pra fazer sala pra gringos!

Venham para o Brasil, aqui temos estádios ao invés de bons hospitais! Temos futebol ao invés de escolas!
Aqui as crianças de 5 anos já jogam futebol, e as de 10 muito mau sabem escrever seu próprio nome!

SIMPLISMENTE envergonhado de morar nesse país!

#paísdemerda

Michel

13/01/2017 - 14h13

Boa tarde. A Cedae encontra-se na contramão dessa crise financeira do estado, por ter automia financeira. Todos os seus servidores estão com seus salários em dia, tendo o mesmo creditado no segundo dia útil de cada mês. A ALERJ dará a resposta em favor da população do RJ, que é a NÃO privatização de uma empresa lucrativa. Por que os investimentos previstos a iniciativa privada, caso ocorra, não são feitos na cia q já tem um corpo técnico experiente e qualificado? Muita estranha essa “Vontade Cega” de entregar a empresa a iniciativa privada.

Anônimo

13/01/2017 - 11h35

Bom dia, na verdade é corrupção por traz de tudo isso, saneamento se resolve com investimento pesado e a Cedae da prejuízo para muitos desses, que simplesmente estão de olho no lucro,a Cedae é vida e saúde, pode chegar em pouco tempo a ser orgulho do estado do Rio de Janeiro,excelência no setor de saneamento, podem acreditar é só uma questão de vontade política, Abraço.

    Eduardo Dantas

    14/01/2017 - 22h01

    A chantagem do governo federal de entrega da cedae em troca de postergacao da divida do estado com o governo federal, num periodo de carencia de 3 anos, porem nao esta dando nada, apenas ofertando um prazo maior para voltar a pagar as prestacoes de suas dividas (devidamente reajustadas) com a união. O gov. Federal exige a entrega da cedae como garantia, para em seguida vender a iniciativa privada pelo sub preco que abateu da divida do estado…?!? Como assim??? Se vc como credor, tem interesse que o devedor (que encontra-se falido e sem condicoes de se quer honrar seus comprissos de custeio proprio e salários) , apos a carencia tenha condicoes de voltar a pagar sua divida vc deseja que ele reduza suas despesas e incremente suas receitas. No caso a CEDAE é uma empresa superavitaria que distribui recursos para o estado (seu acionanista majoritario) e provê investimentos de grande monta n saneamento do estado com recursos proprios. Esta com obras contratadas de 1,5 bilhoes de um total de 3,5 bilhoes, vc sando universalizar em 3 anos o abastecimento de toda a baixada e zona oeste do rio, em areas que ainda possuem abastecimento precario ou nao sao abastecidas. Espera-se incrementar com estas cenas bras em cerca de 3 anos em 50 % o faturamento da empresa, ou seja, gerando mais recursos para o estado e para investimentos em saneamento que reduzem os custos com a saude e dao bem estar a populacao. Entao como o credor quer tirar do devedor uma fonte de renda segura e com incrementos substanciais assegurados no curto e medio prazo? E entregar este lucro para a inciativa privada (custeada com recursos do bndes-dinheiro publico da uniao)e afundar ainda mais o desequibrio entre gastos e receitas do estado??? Antes disso tentou varias outras formulas igualmente prejuducuaus ao governo do estado, que nas investidas anteriores conseguiu segurar a sanha dis corruptos concretizarem esta negociata para cumprir com os compromissos aos financiadores de campanha e propina…e a globo ta apoiando esta negociata, com materias tendenciosas e sem questionar nada…

      Marcos Lemos

      16/01/2017 - 07h02

      Como sempre a Globo enganando a todos, ela tem sempre informações , criaram uma crise inexistente, para ferrar a população agora eles aparecem com a solução, para privatizar a CEDAE nas mãos dos (Marinho) a elite estão dominando o sistema de aguá


Leia mais

Recentes

Recentes