As perguntas não respondidas sobre a morte de Teori - O Cafezinho

O Cafezinho

domingo

22

janeiro 2017

24

COMENTÁRIOS

As perguntas não respondidas sobre a morte de Teori

Escrito por , Postado em Denise Assis, Golpe



De como ler jornais, ou o que teorizar sobre Teori e o Riocentro?

Por Denise Assis*, colunista do Cafezinho

Digamos que eu leio os jornais, mas não tenho lá muita capacidade de interpretá-los. Ou, até mesmo, tenho dificuldade de entender o que leio.

Dito isto, peço auxílio aos leitores para me ajudarem a pensar em algumas questões que se colocaram para mim, a partir das leituras feitas nesses dias, sobre a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, (STF), Teori Zavascki.

Há um “acidente” a ser apurado, mas por que será que o espaço ao eventual substituto toma o dobro do espaço das investigações do ocorrido?

Por que será que ninguém estranhou que a Marinha do Brasil, que em 1992, tinha condições de rastrear com sonares toda a costa fluminense, em busca do corpo do Dr. Ulysses, e enviou ao local aparelhagem sofisticadíssima, desta vez vem a público dizer que não é capaz de erguer do mar, a uma profundidade de quatro metros, uma aeronave de pequeno porte, em frangalhos, coisa que os próprios pescadores fizeram, antes de chegar socorro, conforme detalha André Barcinsky na Folha de São Paulo? Quais os impedimentos técnicos?

Ninguém considera esquisito transferir para a empresa dona do avião, a responsabilidade de retirar da água uma aeronave que transportava uma alta personalidade pública, responsável por conclusões em torno de delações que implicariam a cúpula do governo?

A Marinha do Brasil não conseguiria, estaria economizando recursos, conforme disse um constrangido oficial na TV, ou dentro do avião estariam aparelhos e documentos que deveriam ser entregues apenas a quem de “direito”? Ou seja, à família do empresário e a quem mais tivesse interesse naquela viagem?

Por que os bombeiros não abriram a aeronave para resgatar a moça que apelava pela vida? Era mais importante retirá-la viva ou preservar seco o ambiente interno do avião, para resguardar o que lá estivesse e pudesse ser resgatado logo? (Até que um pescador solidário furou a fuselagem, estragando tudo, na sanha de passar oxigênio para a moça que apelava por socorro).

Por que o senador José Medeiros (PSD) de Mato Grosso – tal como as mulheres que estavam no avião, e cujas identidades levaram uma eternidade para serem reveladas-, disse às 10h58, em seu Face, que à noite, no JN, a população seria assombrada com uma “bomba” sobre o Supremo?

Qual seria a agenda do senador José Medeiros no gabinete do Michel, por volta das 17h, quando a notícia chegou ao gabinete presidencial, e que o fez clamar por Deus! Como reproduziram os jornais?

Por que o ministro não comunicou à sua segurança que viajaria a Paraty, em companhia de um empresário citado na Lava-Jato?

Por que o hangar de onde partiu a aeronave tinha tão poucas informações a dar a respeito dos passageiros?
E, por fim, por que não estamos tratando disto como o fizemos com o caso do Riocentro, que pôs fim à ditadura de 21 anos que se abateu sobre o Brasil? Vai ver eu sou mesmo limitada para entender este momento por que passa o país… Ou, tenho que voltar a ter exercícios de “interpretação de textos…

* jornalista.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

domingo

22

janeiro 2017

24

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

24 Comentários em "As perguntas não respondidas sobre a morte de Teori"

Avise-me quando
avatar
Acácio de Moraes
Visitante
Como um mero cidadão que eu sou (embora tido como “excelência” pela ministra CARMEN LUCIA), venho me manifestando aqui na NET sobre quais teriam sido os MOTIVOS daquela bizarra viagem do ministro TEORI, naquelas condições e com aquelas companhias, e sem levar consigo a nova namorada que ficamos depois sabendo que ele tinha, e justamente às vésperas de tomar posição quanto às DELAÇÕES daquela gente corrupta da ODEBRECHT … “Sinceramente, Biscoito” , como diria aquele personagem do Chico Anysio… Com a palavra a ministra CARMEN LÚCIA e os familiares do ministro, por quem a maioria dos cidadãos tinham respeito e… Read more »
José Agostinho Malta Neves
Visitante

Se a hélice do lado esquerdo quebrou/travou/estourou, o que acontece ?
O avião será fatalmente levado bruscamente para o lado direito !
Não sou aviador, piloto ou afim. Mas o óbvio só precisa de um mínimo de inteligência.
O piloto não terá culpa alguma!

Tania regina
Visitante

É por aí… Somos inocentes úteis! Manipulados sempre pela triste mídia…
Lamentável… Volto a repetir a célebre frase…” Isto não é um país sério…”

A vida como ela é.
Visitante

O mais interessante dessa tragicomedia são as acusações mutuas dis alienados, do outro lado juram que a conspiração foi obra do PT. É rir pra não chorar.

franc
Visitante

Até a aeronáutica perdeu interesse pelo que sobrou da aeronave já definindo a causa: Manobra incorreta do piloto motivado agravado pelo mau tempo; e ponto!! Se algum comando na asa travou, quebrou, explodiu,… Não vem ao caso (frase do justiceiro Cúritibano)

Adailton Bezerra
Visitante

Eu concluo que mataram o Teori, pra evitar que a Lava a Jato alcance essa QUADRILHA que se apossou do Brasil!

L'Amie
Visitante

Vai ver que nós todos temos de voltar à escola e reaprender a interpretar tudo, muito mais que um texto. Sabe, as pessoas da nossa Marinha estão sem entender o seu real papel no Brasil. Queremos sincero Patriotismo e Amor pela Nação Brasileira. Ela já deixou brecha no desastre da samarco. Agora isso? Tá muito esquisito!

Jorge Nascimento
Visitante

Prezada Denise:
O que nos aflige é exatamente isto: você não precisa de aulas de interpretação de texto. A sua análise é perfeita, cirúrgica, elucidativa. Meus parabéns!
Um grande e afetuoso abraço.

Paulo Eduardo Truglio Alvarenga
Visitante
Paulo Eduardo Truglio Alvarenga

Talvez venha ao caso o bordão “não vem ao caso”, tão falado nos últimos tempos.
Eu faria duas perguntas ao legista:
1. As lesões no corpo da vítima TEORI foram causadas pré, peri ou post mortem?
2. As vísceras da vítima TEORI foram enviadas para testes farmacológicos? Já houve resultados?

ari
Visitante

Faltou acrescentar que o piloto inclusive dava treinamento para colegas sobre a forma correta de abordar Parati, tal a sua experiência com a região.
Qualquer investigação que conclua pela ocorrência de um acidente e não tenha acompanhamento de órgão internacional fora de qualquer suspeita deixará mais dúvidas do que certeza.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Você quis dizer “engana coxinha que eles gostam”, pois o povo já percebeu o que nos espera, ainda em 2017. Caos e quebradeira geral. Mas coxinha, burro que é, insiste em dizer que a culpa é do PT. Vale lembrar que em maio (daqui a 4 meses) o vampiro completará 1 ano no (des)governo.

enganado
Visitante
Meu caro Miguel do Rosário. A foto estampada nos jornais de hoje (22.jan.2017) mostra em volta do caixão do sr. Teori a mais fina flor, do que se têm da maior vagabundagem/ladroagem/calhordice já produzidas no __braziUS__, desde 22.abr.1500. Ali só faltava o FHC chorando e mais nada, pois nem no filme o Poderoso Chefão se NUNCA viram tantos __vagabundos/imundos/ordinários/ … etc, juntos de uma só vez, exibido no enterro do Dom Corleone!!!! As perguntas NUNCA/NUNCA/NUNCA serão respondidas! Como respondê-las??? Não nos esqueçamos que o PC Faria ameaçou escrever um livro, pois o mesmo a sua esposa hoje estão a 7… Read more »
Karla Valverde
Visitante

Concordo. Também me sinto da mesma forma.

Marcos Marcos Marcos
Visitante

Agora que matou o Teori Zavascki, está tranquilo o filho da puta.

Claudio Souza de Carvalho
Visitante
Com relação as questões dos bombeiros e da marinha nada sei, mas com relação ao comentário do senador José Medeiros, ele estava reunido com o Temer por volta das 17h quando esse recebeu a noticia. Imediatamente ele fez a postagem. O horario ficou errado pq parece que o tweeter registra o horario do comentário ou retweet que foi feito. A principio seria impossível alguém comentar um post horas antes de ele ser feito, a não ser que tebha sido feito a partir de um outro fuso horario, que é a justificativa que ouvi. Não acredito em sabotagem mas concordo que… Read more »
Fernando Vidal
Visitante

Eu acredito em tudo até o esclarecimento a função de um inquérito é esta apurar todas as possibilidades.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Um justiceiro no STF? Já não chegam os janots e os gilmaus? Aí é querer desmoralizar de vez o nosso judiciário. Mas, como quem vai indicar é um anão moral, nada me surpreende.

Maria Mirtis Farias
Visitante

hahaha!

Maria Helena da Silva
Visitante

Vanessa Anjos Leia esse texto.

Paulo Roberto
Visitante

E parece verdade só aqui pode se o investigado investigar o ‘ acidente ‘ contando isso em qualquer lugar não vão acreditar.

Celia Augusto
Visitante

Está tudo muito nebuloso…Após tudo que está acontecendo na pátria amada o medo paira sobre a população.

Jose Paulo da Silva
Visitante

ahhh… tá. Então tá.

Maria Cecilia Ferrarez Bouzada
Visitante

Só raposa cuidando do galinheiro.

Lima Arruda
Visitante

Não digam??? Quem vai investigar, mesmo??? Engana o povo que ele gosta! Ninguém merece.

wpDiscuz